Black Friday: Como otimizar o transporte de carga nesta data?

Transportes na black friday mais eficientes

Os transportes na Black Friday requerem um excelente desempenho logístico, e para muitas empresas é um desafio lidar de forma eficiente com o aumento das vendas nesse período. Portanto, implementar uma boa estratégia logística é um diferencial competitivo significativo. 

Você pode vender mais tendo uma boa estratégia de transportes na Black Friday. E ainda evitar dores de cabeça com as burocracias logísticas. Continue lendo e confira as dicas selecionadas para sua empresa sair na frente dos concorrentes na Black Friday!

 

Um bom planejamento de rota faz toda diferença

 

Sabemos que é essencial evitar atrasos nas entregas, porém isso requer muito cuidado e atenção, inclusive com as questões jurídicas e fiscais. Isso se deve ao fato dos atrasos nas entregas estarem entre as principais reclamações dos consumidores que compram na Black Friday. Então, o prazo de entrega é uma prioridade para quem quer se destacar.

Para isso, vale lançar mão do planejamento de rota. Nele, o gestor de tráfego da empresa consegue organizar tudo com alguns cliques, através de uma plataforma especializada. Isso significa:

 

  • Encontrar com antecedência as melhores rotas para chegar ao destino;
  • Previsibilidade assertiva da data de entrega;
  • Envio de informações com antecedência pelo cliente sobre horários, veículos que farão entrega e prestadores de serviço;
  • Motoristas e embarcadores previamente preparados para saber o que fazer, e quando fazer.

 

Na prática, o planejamento de rota possibilita organizar o atendimento ao cliente da melhor forma possível. Sendo assim, as reclamações e solicitações sobre a previsão de entregas são reduzidas.

 

Faça uma boa cotação de frete

 

O preço do frete é um dos principais fatores que leva os consumidores a desistirem de compras online. Portanto, realizar cotação de frete mais competitiva para oferecer transparência ao consumidor é fundamental.

 

Uma das melhores formas de fazer isso é ter um sistema de cotação funcionando de modo integrado ao seu site de vendas. E você também pode contar com a conciliação de frete como uma estratégia para calcular o preço certo.

 

Prepare-se com antecedência para as ocorrências no transporte

 

Com o aumento das vendas, consequentemente as ocorrências no transporte de cargas podem crescer. Afinal, o maior volume de entregas faz com que a probabilidade de acidentes, danos às mercadorias, roubos, perdas e extravios sejam maiores.

 

Então, preparar-se com antecedência para esses imprevistos com uma boa gestão de ocorrências nos transportes é primordial. Pois, os transportes na Black Friday demandam muito mais agilidade e cuidado nas entregas das mercadorias.

 

As ocorrências no transporte causam prejuízo às empresas e receio no consumidor. Logo, evitar que isso aconteça é fundamental. A gestão de ocorrências melhora a imagem de qualquer empresa. Além disso, também ajuda transportadores e embarcadores a gerenciar melhor seus gastos complementares.

 

Rastreamento eficaz é um diferencial para a gestão de transporte na Black Friday

 

Contudo, para deixar o consumidor ainda mais tranquilo, é essencial oferecer um sistema de rastreamento eficaz. Pois ele possibilita que o cliente tenha uma previsibilidade melhor de quando sua mercadoria chegará.

 

Haja vista que existem pessoas que se preparam durante o ano todo para fazer compras na Black Friday. Porque querem aproveitar os preços e promoções deste período ao máximo. Logo, o rastreamento eficaz é uma forma das empresas demonstrarem que valorizam o consumidor.

 

Utilize um sistema de comunicação de transporte de cargas eficaz 

 

Em qualquer sistema logístico a comunicação eficaz é a certeza de melhor eficiência. A logística 4.0, com sua automação de processos e novas tecnologias digitais, está aí para provar. 

Atualmente, existem diferentes plataformas para gerenciamento digital de sistemas logísticos. Todavia, o mais importante é encontrar um sistema que funcione na sua transportadora e que permita integrar de forma eficaz todos os elos da cadeia logística, incluindo transportador, motoristas e clientes.

 

A comunicação precisa ser eficaz, assertiva e veloz. Para isso, a melhor estratégia é encontrar um sistema que permita centralizar sua comunicação com informações sobre todos os elos da cadeia. E sem esquecer de repassar dados essenciais, como localização e prazo de entrega, ao consumidor final.  

Não se esqueça que a transportadora influencia de forma significativa a experiência de compra do consumidor na Black Friday.  Afinal, esse é um dos pontos centrais para a solução de problemas com transporte. Principalmente, ao considerar que esse serviço é terceirizado na maioria das empresas. Tanto do varejo, quanto do ramo B2B.

Logo, se houverem problemas no transporte, é para sua empresa que os clientes vão reclamar, não para a transportadora. Então encontre bons parceiros para realizar as entregas, com pesquisa e negociação prévia.

Conte com a Emiteaí na Black Friday

Pensar na logística dos transportes na Black Friday faz diferença, pois leva ao incremento das vendas. Além de melhorar a confiança do consumidor na sua empresa, e no nome da sua marca.

Em tudo isso, existe mais uma questão essencial: cuidar da parte burocrática. Pois, o aumento das vendas também leva a um aumento da emissão de notas fiscais, CT-e, MDF-e, CIOT. 

Mas, essa questão não precisa ser um problema para sua transportadora. Já que você pode contar com o sistema Emiteaí, capaz de gerar os seus documentos do transporte de forma automática. E ainda encaminhá-los para o tomador e transportadores.

Acesse este link e converse com um dos nossos consultores. 

Compartilhe:

Leia também