7 dicas para diminuir o consumo de combustível no caminhão!

diminuir o consumo de combustível no caminhão

Diminuir o consumo de combustível no caminhão é fundamental para reduzir gastos com abastecimento e, com isso, alcançar uma margem de lucro maior. Parte de uma gestão de rotas e de frotas eficiente, essa atividade também ajuda a melhorar o relacionamento com os clientes.

Nunca havia pensado nisso? Explicaremos o motivo! Essa possibilidade existe porque melhorar a eficiência de combustível gera menos gastos. Logo, essa economia também é sentida na hora de precificar produtos e serviços. 

Com custos iniciais menores, os preços cobrados dos clientes finais diminuem, tornando a empresa mais atrativa e gerando novas oportunidades de vendas.

Em resumo, é possível dizer que aprender a como diminuir o consumo de combustível no caminhão é vantajoso para o faturamento de negócios e motoristas.

Não sabe como melhorar a eficiência de combustível de frotas de caminhão? Então, siga a leitura deste artigo e confira as sete melhores técnicas de economia que separamos para você!

Como economizar combustível no caminhão? 5 critérios!

Para economizar combustível no caminhão é preciso avaliar pontos, como:

  1. forma como o veículo é conduzido;
  2. peso da carga;
  3. condição mecânica do caminhão;
  4. experiência do motorista;
  5. qualidade do combustível.

Basicamente, esses são os principais critérios que afetam o consumo de combustível e que elevam os gastos com abastecimento para empresas e condutores.

Quer alguns exemplos? Troca de marcha errada e pneus descalibrados comprometem a eficiência do caminhão, e isso aumenta o consumo de combustível. A falta de qualidade do diesel reduz o total de quilômetros que podem ser rodados por litro, e isso leva a abastecimentos mais frequentes. 

Por isso, quando o assunto é melhorar a eficiência de combustível, não basta apenas buscar o fornecedor mais barato. Várias outras questões estão relacionadas e precisam ser avaliadas de perto.

Dica de leitura: “Redespacho de transportadora: como funciona e que erros evitar

Como controlar a média de combustível do caminhão?

A melhor forma de controlar a média de combustível do caminhão é realizando um acompanhamento pontual de todos os abastecimentos, incluindo periodicidade e valores. Esse controle também requer uma gestão de rotas mais eficaz, a fim de alcançar o melhor custo-benefício possível.

Entre as diversas técnicas de economia de combustível que podem ser usadas para controlar a média de abastecimento de caminhões, duas que você pode adotar são:

  • criar uma planilha para registrar todos os dados: tais como dia que o combustível foi colocado, quantidade, em quantos KMs estava o veículo, preço pago;
  • estabelecer regras de abastecimento: que podem ser intervalos de reposição do combustível ou um limite de quilometragem rodada.

Aqui, vale lembrar que a fórmula que pode ser usada para calcular o consumo de combustível de caminhões é: KM rodados / litros abastecidos

Um ponto que pode afetar o resultado dessa conta é o peso do veículo, pois quanto mais pesado estiver o caminhão, maior combustível ele consome. Assim, transporte pesado é igual a mais custos com abastecimento.

Aproveite e leia também: “Rotinas de controle de transporte: importância e dicas para aprimorar

Lista completa de como diminuir o consumo de combustível no caminhão!

Agora que você sabe tudo isso, veja a lista completa com as sete principais dicas de como diminuir o consumo de combustível no caminhão. São elas:

  1. capacite os motoristas;
  2. escolha bem os fornecedores de combustível;
  3. não abra mão da manutenção preventiva;
  4. evite excesso de carga;
  5. mantenha a frota atualizada;
  6. defina uma velocidade de tráfego;
  7. planeje bem as rotas.

1. Capacite os motoristas

Lembra que falamos que a forma como o veículo é conduzido afeta a eficiência do combustível? Por isso, uma das maneiras de reduzir os custos é capacitar adequadamente os motoristas.

O objetivo é treiná-los para dirigir os caminhões da maneira certa, e isso inclui saber a hora ideal de trocar a marcha e outros meios de não “forçar” o motor do veículo.

Somado a isso, esses profissionais também precisam ser orientados quanto ao uso correto do ar-condicionado e a calibragem ideal dos pneus, que também gastam mais combustível.

2. Escolha bem os fornecedores de combustível

Quando buscar fornecedores de combustível não tome sua decisão baseada apenas no preço. Como dissemos, a qualidade do diesel é outro fator que afeta bastante a eficiência dos veículos e, consequentemente, as despesas que geram.

3. Não abra mão da manutenção preventiva

A manutenção preventiva em caminhões ajuda a identificar problemas previamente e a reduzir gastos. Mangueiras com vazamento, tanque de combustível que não está devidamente vedado, são apenas alguns exemplos de situações que afetam o fluxo de abastecimento e aumentam as despesas.

4. Evite excesso de carga

Mais uma dica que não podia faltar na nossa lista é evitar o excesso de carga. Como já comentamos, quanto mais pesado o veículo está, mais gasto de combustível ele gera. O motivo é que o peso da carga exige mais do motor, resultando em uma queima maior de diesel, afetando o rendimento.

5. Mantenha a frota atualizada

Outra forma de diminuir o consumo de combustível no caminhão é manter a frota atualizado, visto que modelos mais novos costumam ser mais econômicos.

Aqui, é preciso considerar se a frota é própria ou terceirizada para verificar a periodicidade de troca de veículos e os custos relacionados. 

Geralmente, a atualização dos modelos costuma fazer parte do contrato de terceirização, facilitando esse processo. Caso os caminhões sejam da empresa, é preciso inserir essa troca veicular no planejamento orçamentário da companhia. 

6. Defina uma velocidade de tráfego

Umas das técnicas de economia de combustível mais interessantes é controlar a velocidade do veículo. A razão é que, quanto mais rápido o caminhão está, maior a resistência do ar. Com a pressão externa aumentada, o motor fica sobrecarregado e mais diesel é injetado.

Por isso, uma das maneiras de melhorar a eficiência de combustível é estabelecendo um limite de velocidade — sem falar que isso também aumenta, e muito, a segurança nas estradas!

7. Planeje bem as rotas

Nossa última dica de como diminuir o consumo de combustível no caminhão é planejando bem as rotas. 

Ao escolher as ruas e estradas que serão percorridas, é possível diminuir o tempo de viagem. Além disso, trajetos melhores exigem menos do veículo, levando a um gasto menor de diesel.

A melhor forma de fazer esse planejamento é utilizando a tecnologia a seu favor, recurso que também deve ser utilizado para aprimorar outras operações de transporte.

A Emiteaí oferece sistemas com diversas funcionalidades para transportadores e embarcadores, tais como emissão de diversos documentos, controle de pagamentos, gestão de custos, ocorrências e muito mais!

Entre em contato agora e confira tudo o que a Emiteaí oferece para você!

SOU TRANSPORTADOR | SOU EMBARCADOR

Compartilhe:

Leia também