Averbação de carga: o que é? Como fazer? Quanto custa?

averbacao carga

Averbação de carga: entenda o que é e aprenda como fazer facilmente

A averbação de carga é uma prática obrigatória e de extrema importância para garantir a segurança das mercadorias que são transportadas de um ponto a outro.

Basicamente, ela consiste em comunicar para a empresa seguradora todos os dados sobre a carga transportada. Assim, em eventuais sinistros, a seguradora poderá cobrir os prejuízos.

Esse processo se torna especialmente necessário quando levamos em conta a violência nas estradas. 

De acordo com um levantamento da ANTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística), os roubos de cargas no Brasil acarretaram um prejuízo de R $1,2 bilhão em 2022. Apesar de alto, esse número é menor que o registrado no ano anterior – R $1,25 bilhão em 2021.

Em 2022, mais de 13 mil boletins de ocorrência foram feitos relatando esse tipo de crime. 85% desses BOs ocorreram na região sudeste. 

Segundo a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), o estado fluminense amargou um prejuízo de R $388 milhões com o roubo de cargas no período , com uma média de 12 roubos por dia.

Tendo isso em vista, elaboramos este conteúdo para esclarecer todas suas dúvidas sobre o que é averbação de carga, como fazer, quanto custa e muito mais.

Confira!

O que é averbação de carga?

A averbação de carga configura o processo de informar para a seguradora todos os dados que se referem às mercadorias que estão sendo transportadas, como origem, destino, valor, características, quantidade, peso, etc.

Se ocorrer algum sinistro e a carga não estiver devidamente averbada, a empresa seguradora pode escolher não cobrir o prejuízo.

As informações sobre a carga ficam registradas no documento chamado Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e). 

Essa é uma obrigação que o transportador precisa cumprir, a fim de fornecer mais segurança e controle para o transporte de mercadorias e facilitar a fiscalização.

O que é averbação na importação?

A averbação na importação consiste no processo de comunicação  às companhias seguradoras e às autoridades aduaneiras informações detalhadas sobre a carga, como a descrição das mercadorias, quantidade, peso, valor, país de origem, etc. Trata-se de uma etapa fundamental que visa garantir  a legalidade e a segurança das operações de importação.

O que é número de averbação?

O número de averbação é utilizado para identificar a carga segurada que está sendo transportada, atendendo a fins de controle e rastreamento. Ele informa que um seguro foi contratado para cobrir eventuais sinistros durante o transporte da mercadoria.

O número de averbação de carga geralmente possui 15 dígitos. Esse código é único e se refere especificamente àquela averbação em questão.  

No entanto, é importante ressaltar que essa sequência numérica pode ter menos dígitos, a depender do sistema utilizado e das regulamentações locais.

O número de averbação pode ser localizado no Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e).

O que é preciso para fazer averbação?

Não há como fazer averbação de carga, se você não apresentar os seguintes dados:

  • valor total da carga transportada;
  • Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) e sua chave de acesso;
  • documentos do veículo de carga;
  • identificação da apólice de seguro;
  • dados do condutor do veículo de carga.

Como fazer averbação de carga?

Se você busca como averbar seguro de uma carga, saiba que isso pode ser feito de forma manual ou eletrônica. Na manual, você precisa preencher um formulário fornecido pela seguradora, informando os detalhes sobre a mercadoria e a viagem.

Já na averbação eletrônica, basta fazer a integração entre o sistema da seguradora e um sistema emissor de CT-e.

Os passos fundamentais de como fazer averbação de carga são:

  1. Reúna as informações mais relevantes, como origem e destino da mercadoria, descrição da carga, quantidade, peso, valor e documentos fiscais;
  2. Verifique a legislação vigente sobre transporte de cargas e averbação em sua região;
  3. Escolha uma empresa seguradora confiável e entre em contato com a companhia para informá-la sobre sua necessidade de averbar a carga;
  4. Preencha os formulários e forneça as informações necessárias à seguradora;
  5. Aguarde a conclusão do processo e a emissão do número de averbação de carga no Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e). 

É importante ressaltar que a averbação deve ser feita antes que o veículo saia para transportar a carga – de preferência tão logo o Conhecimento de Transporte for emitido. 

Se a averbação for feita durante o transporte, a seguradora pode optar por não indenizar eventuais sinistros.

Quanto custa uma averbação de carga?

Os custos inerentes à averbação de carga podem variar dependendo de vários fatores, como a região em que o transporte é realizado e o nível de complexidade da operação. 

Inicialmente, o preço médio para averbar cargas é de R $500,00.

Quanto tempo leva para sair a averbação?

A averbação, quando feita de forma eletrônica, é emitida quase que imediatamente após o preenchimento correto das informações no sistema.

Averbação de carga é com a Emiteaí!

E então, ficou claro o que é e como funciona a averbação de carga?

Como você pôde conferir ao longo deste artigo, a averbação é um processo indispensável para garantir que a carga esteja devidamente protegida durante o transporte.

Para evitar erros na hora de inserir as informações e tornar a averbação mais ágil, o ideal é que ela seja feita de forma eletrônica. Assim, em eventual sinistro, sua transportadora não precisará arcar com 100% do prejuízo. 

Com o sistema Emiteaí, você tem acesso a inúmeras soluções de logística, inclusive a averbação de cargas. Você pode contar com a ajuda da Emiteaí para averbar tanto lotes completos através da MDF-e quanto cada carga individualmente pelo CT-e.

Em ambos os casos, a averbação é feita de forma automática pela plataforma integrada à seguradora de sua escolha, dispensando a ação manual dos responsáveis pelo transporte.

Quer conhecer mais sobre essa e outras soluções da Emiteaí? Então entre em contato com a gente!

br.freepik.com/fotos-gratis/veiculo-de-caminhao-longo-pronto-para-entrega-e-transporte
Compartilhe:

Leia também