Quem trabalha com entregas sabe bem que há muitos gastos para manter o processo funcionando de maneira correta. “E tem como reduzir os custos logísticos na empresa sem perder a qualidade do serviço?”, você pode se questionar.
A resposta para essa dúvida é sim. Existem diversas estratégias para economizar dinheiro durante a execução dos processos logísticos de um negócio e ainda manter a excelência.
Quer saber como? Então, continue conosco, porque neste artigo explicamos:
- quais são os gastos com logística em uma empresa;
- principais fatores que influenciam os custos logísticos;
- dicas de como reduzir os gastos no dia a dia.
Boa leitura!
Quais são os custos com transportes em logística?
Os custos logísticos são todas as despesas que a empresa tem em relação à movimentação dos seus produtos. Ou seja, são os gastos que englobam as etapas desde a aquisição da matéria-prima até a entrega ao cliente final. Em outras palavras, é tudo que for relacionado ao transporte de carga.
Os principais custos logísticos na empresa são:
- aquisição — seja de insumos ou de itens para revenda;
- armazenagem — que inclui a manutenção do espaço físico para estoque e pagamento dos colaboradores;
- transporte — gastos para entregar os produtos;
- encargos administrativos — emissão de documentos fiscais e pagamento de tributos;
- embalagens — como caixas personalizadas.
Além disso, é necessário citar os custos administrativos, que costumam incluir as obrigações fiscais do negócio. Percebe como é bastante coisa? Porém, a boa notícia é que é possível empregar estratégias para reduzir esses gastos!
Entretanto, antes de aprender como reduzir os custos logísticos na empresa, é crucial compreender quais fatores afetam o orçamento das operações. Vamos lá?
Quais são os fatores que afetam os custos logísticos?
Os principais fatores que influenciam os custos logísticos de uma empresa são:
- impostos e tarifas — tanto as nacionais quanto as estaduais, como ICMS, IRPJ e IPI;
- gastos administrativos — como pagamento de funcionários, produção de itens, treinamentos etc.;
- manutenção dos veículos da frota;
- preços dos combustíveis;
- pagamento de seguros.
Todos esses aspectos podem variar com frequência — como acontece com os ajustes nos preços dos combustíveis —, afetando diretamente os gastos do mês.
Para não se complicar com as finanças, é bom seguir as 5 dicas de como reduzir os custos logísticos na empresa que trouxemos para você a seguir. Continue lendo para conferir!
>>>> Leia também: RPA — o que é e como calcular impostos para serviços de transporte?
Como reduzir os custos logísticos na empresa? 5 melhores estratégias
As melhores dicas de como reduzir os custos logísticos na empresa são:
- fazer o mapeamento dos processos;
- implementar o Just in Time;
- fazer uma roteirização assertiva;
- realizar manutenções periódicas;
- investir em automação.
Agora, veja como colocar cada uma destas dicas em prática!
1. Fazer o mapeamento dos processos
A primeira dica de como reduzir custos logísticos na empresa é mapear todos os processos. Para tanto, é preciso criar um fluxograma mostrando todas as etapas necessárias para o procedimento, desde a fase inicial — recebimento — até a final — entrega ao cliente.
Esse processo possibilita visualizar de forma clara todas as atividades para, assim, perceber oportunidades de melhoria. Além disso, o mapeamento facilita a execução das tarefas, já que cria um passo a passo a seguir.
2. Implementar o Just in Time
O Just in Time é um modelo de gestão que dita o momento certo para realizar cada atividade. Nesse método, todas as ações ocorrem conforme a demanda. Isso significa que a empresa não compra mais do que devia, e sim o suficiente para atender aos pedidos.
Esse processo reduz os desperdícios, impede que as mercadorias fiquem paradas no estoque e ainda diminui os gastos com o armazenamento. Logo, seu negócio economiza.
3. Fazer uma roteirização assertiva
A roteirização representa a análise dos destinos e a escolha dos melhores trajetos para as entregas. Tal ação ajuda não apenas a otimizar o processo, tornando-o mais eficiente, mas também a reduzir os custos logísticos na empresa.
Com uma roteirização eficiente, por exemplo, é possível identificar o caminho mais curto — e com menos gastos — para chegar até o cliente e até mesmo agrupar as entregas conforme as rotas.
Assim, a empresa consegue fazer mais entregas, com mais agilidade e gastando menos dinheiro no processo, já que economiza com gasolina, manutenção etc.
>>>> Aprenda mais: Roteirizador — como ele pode reduzir os custos da entrega
4. Realizar manutenções periódicas
Você já deve ter ouvido o ditado popular “é melhor prevenir do que remediar”, certo? Pois saiba que a frase carrega verdades quando pensamos em como reduzir os custos logísticos na empresa.
Desse modo, é imprescindível fazer manutenções preventivas nos veículos da frota. A ação evita que os caminhões quebrem durante uma entrega — atrasando todo o processo e gerando prejuízos.
Além do mais, consertar um veículo quebrado costuma gerar mais gastos do que monitorar seu funcionamento para evitar qualquer problema. Por isso, procure um mecânico de confiança e crie um cronograma de manutenções para a sua frota.
5. Investir em automação
A quinta e última dica é investir na tecnologia de automação de processos. Em outras palavras, usar ferramentas que tomem conta de atividades repetitivas, deixando a equipe livre para focar em ações que necessitem de intervenção humana.
Temos um artigo que explica como a tecnologia torna o processo logístico menos burocrático. Aproveite para conferir.
Outra sugestão é apostar no Transportation Management System (TMS) — ou sistema de gerenciamento de transporte, em português. Com a ferramenta, você gerencia todas as atividades referentes ao transporte de cargas pelas empresas.
Inclusive, um bom TMS, como o da Emiteaí, possibilita a montagem de uma roteirização mais eficiente, reduzindo os custos com armazenagem dos produtos e manutenção dos veículos da frota.
Fora isso, o sistema da Emite aí permite que você:
- faça o lançamento automático de documentos;
- emita documentos de cargas, como CT-e, MDF-e, e muitos outros;
- integre a ferramenta com outros sistemas de gestão;
- use um aplicativo que registra e comprova as entregas;
- faça o cadastro de despesas complementares;
- tenha acesso a relatórios de pagamentos;
- controle todo o seu transporte de um só lugar;
- e muito mais.
E aí, vai deixar essa oportunidade de reduzir seus custos logísticos passar?
Então, faça o seu cadastro na Emiteaí agora mesmo e veja como podemos ajudar sua transportadora a crescer.
Aproveite GRÁTIS!
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