Como reduzir os custos logísticos na empresa? 5 estratégias

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Sumário

Quem trabalha com entregas sabe bem que há muitos gastos para manter o processo funcionando de maneira correta. “E tem como reduzir os custos logísticos na empresa sem perder a qualidade do serviço?”, você pode se questionar. 

A resposta para essa dúvida é sim. Existem diversas estratégias para economizar dinheiro durante a execução dos processos logísticos de um negócio e ainda manter a excelência. 

Quer saber como? Então, continue conosco, porque neste artigo explicamos:

  • quais são os gastos com logística em uma empresa; 
  • principais fatores que influenciam os custos logísticos; 
  • dicas de como reduzir os gastos no dia a dia. 

Boa leitura!

Quais são os custos com transportes em logística?

Os custos logísticos são todas as despesas que a empresa tem em relação à movimentação dos seus produtos. Ou seja, são os gastos que englobam as etapas desde a aquisição da matéria-prima até a entrega ao cliente final. Em outras palavras, é tudo que for relacionado ao transporte de carga. 

Os principais custos logísticos na empresa são:

  • aquisição — seja de insumos ou de itens para revenda; 
  • armazenagem — que inclui a manutenção do espaço físico para estoque e pagamento dos colaboradores; 
  • transporte — gastos para entregar os produtos; 
  • encargos administrativos — emissão de documentos fiscais e pagamento de tributos;
  • embalagens — como caixas personalizadas. 

Além disso, é necessário citar os custos administrativos, que costumam incluir as obrigações fiscais do negócio. Percebe como é bastante coisa? Porém, a boa notícia é que é possível empregar estratégias para reduzir esses gastos!

Entretanto, antes de aprender como reduzir os custos logísticos na empresa, é crucial compreender quais fatores afetam o orçamento das operações. Vamos lá?

Quais são os fatores que afetam os custos logísticos?

Os principais fatores que influenciam os custos logísticos de uma empresa são:

  • impostos e tarifas — tanto as nacionais quanto as estaduais, como ICMS, IRPJ e IPI; 
  • gastos administrativos — como pagamento de funcionários, produção de itens, treinamentos etc.; 
  • manutenção dos veículos da frota; 
  • preços dos combustíveis; 
  • pagamento de seguros. 

Todos esses aspectos podem variar com frequência — como acontece com os ajustes nos preços dos combustíveis —, afetando diretamente os gastos do mês. 

Para não se complicar com as finanças, é bom seguir as 5 dicas de como reduzir os custos logísticos na empresa que trouxemos para você a seguir. Continue lendo para conferir!

>>>> Leia também: RPA — o que é e como calcular impostos para serviços de transporte?

Como reduzir os custos logísticos na empresa? 5 melhores estratégias

As melhores dicas de como reduzir os custos logísticos na empresa são:

  1. fazer o mapeamento dos processos
  2. implementar o Just in Time; 
  3. fazer uma roteirização assertiva; 
  4. realizar manutenções periódicas; 
  5. investir em automação

Agora, veja como colocar cada uma destas dicas em prática!

1. Fazer o mapeamento dos processos 

A primeira dica de como reduzir custos logísticos na empresa é mapear todos os processos. Para tanto, é preciso criar um fluxograma mostrando todas as etapas necessárias para o procedimento, desde a fase inicial — recebimento — até a final — entrega ao cliente. 

Esse processo possibilita visualizar de forma clara todas as atividades para, assim, perceber oportunidades de melhoria. Além disso, o mapeamento facilita a execução das tarefas, já que cria um passo a passo a seguir. 

2. Implementar o Just in Time 

O Just in Time é um modelo de gestão que dita o momento certo para realizar cada atividade. Nesse método, todas as ações ocorrem conforme a demanda. Isso significa que a empresa não compra mais do que devia, e sim o suficiente para atender aos pedidos. 

Esse processo reduz os desperdícios, impede que as mercadorias fiquem paradas no estoque e ainda diminui os gastos com o armazenamento. Logo, seu negócio economiza. 

3. Fazer uma roteirização assertiva 

A roteirização representa a análise dos destinos e a escolha dos melhores trajetos para as entregas. Tal ação ajuda não apenas a otimizar o processo, tornando-o mais eficiente, mas também a reduzir os custos logísticos na empresa.

Com uma roteirização eficiente, por exemplo, é possível identificar o caminho mais curto — e com menos gastos — para chegar até o cliente e até mesmo agrupar as entregas conforme as rotas.

Assim, a empresa consegue fazer mais entregas, com mais agilidade e gastando menos dinheiro no processo, já que economiza com gasolina, manutenção etc. 

>>>> Aprenda mais: Roteirizador — como ele pode reduzir os custos da entrega 

4. Realizar manutenções periódicas 

Você já deve ter ouvido o ditado popular “é melhor prevenir do que remediar”, certo? Pois saiba que a frase carrega verdades quando pensamos em como reduzir os custos logísticos na empresa. 

Desse modo, é imprescindível fazer manutenções preventivas nos veículos da frota. A ação evita que os caminhões quebrem durante uma entrega — atrasando todo o processo e gerando prejuízos. 

Além do mais, consertar um veículo quebrado costuma gerar mais gastos do que monitorar  seu funcionamento para evitar qualquer problema. Por isso, procure um mecânico de confiança e crie um cronograma de manutenções para a sua frota. 

5. Investir em automação 

A quinta e última dica é investir na tecnologia de automação de processos. Em outras palavras, usar ferramentas que tomem conta de atividades repetitivas, deixando a equipe livre para focar em ações que necessitem de intervenção humana. 

Temos um artigo que explica como a tecnologia torna o processo logístico menos burocrático. Aproveite para conferir.

Outra sugestão é apostar no Transportation Management System (TMS) — ou sistema de gerenciamento de transporte, em português. Com a ferramenta, você gerencia todas as atividades referentes ao transporte de cargas pelas empresas.

Inclusive, um bom TMS, como o da Emiteaí, possibilita a montagem de uma roteirização mais eficiente, reduzindo os custos com armazenagem dos produtos e manutenção dos veículos da frota. 

Fora isso, o sistema da Emite aí permite que você: 

  • faça o lançamento automático de documentos; 
  • emita documentos de cargas, como CT-e, MDF-e, e muitos outros; 
  • integre a ferramenta com outros sistemas de gestão; 
  • use um aplicativo que registra e comprova as entregas; 
  • faça o cadastro de despesas complementares; 
  • tenha acesso a relatórios de pagamentos; 
  • controle todo o seu transporte de um só lugar; 
  • e muito mais. 

E aí, vai deixar essa oportunidade de reduzir seus custos logísticos passar?

Então, faça o seu cadastro na Emiteaí agora mesmo e veja como podemos ajudar sua transportadora a crescer. 

Aproveite GRÁTIS!

Conheça mais sobre a Emiteaí:

https://www.youtube.com/watch?v=_mB3VWgaTpQ
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