O que é compliance contábil? Tipos + vantagens!

Compliance contábil

Sumário

O compliance contábil é uma prática contínua que deve estar presente no dia a dia de todas as transportadoras. Porém, antes de seguir com a explicação da atividade, tenha em mente que o termo se origina no verbo em inglês to comply. Ou, em português, obedecer ou estar de acordo. 

Na prática, significa se manter em conformidade ou seguir as regras estabelecidas para um determinado setor. Aqui, se refere às regulamentações contábeis a fim de que a sua empresa se mantenha “nos conformes”. 

Agora que você sabe o significado geral da prática, continue a leitura. No artigo a seguir explicamos:

  • o que é e para que serve o compliance contábil; 
  • quais os tipos de compliance; 
  • como aplicar o conceito na sua empresa.

Confira!

O que é compliance contábil?

Compliance contábil envolve todas as práticas que as empresas seguem para garantir que se mantenham de acordo com as legislações relacionadas ao setor de contabilidade. É o ato de estabelecer regras e normas de conduta para assegurar que sua transportadora cumpra as leis tributárias locais. 

A ação também visa manter a integridade do setor contábil mediante as seguintes iniciativas:

  • gestão de riscos: identificação de possíveis problemas; 
  • gestão de processos: criação de fluxos de trabalho alinhados com os regulamentos; 
  • governança corporativa: desenvolvimento de políticas que ajudem na manutenção dos valores do negócio. 

Para tanto, você pode elaborar demonstrações financeiras ou estabelecer políticas de transparência para ter uma comunicação clara do que o empreendimento faz e espera dos seus colaboradores na busca pelo compliance contábil. 

Desse modo, os acionistas e investidores se sentem seguros ao saber que a companhia age dentro da lei, pois tem os mecanismos necessários para garantir o seu cumprimento. 

O setor contábil é um dos mais importantes para qualquer empresa, inclusive para as que trabalham com transporte de cargas e mercadorias. Por isso, você precisa saber como administrá-lo.

Quer aprender? Então, confira as melhores dicas de contabilidade para transportadora no nosso blog!

Quais os tipos de compliance?

Os principais tipos de compliance são o empresarial, o trabalhista, o ambiental, o financeiro, o tributário (ou fiscal), o criminal e o digital. Veja o que cada um cobre!

  • Empresarial: prevenção de corrupção e fraudes;
  • trabalhista: condutas para garantir que o negócio cumpra com todas as normas trabalhistas (tanto da Consolidação das Leis do Trabalho — CLT — quanto dos sindicatos e colaboradores terceirizados); 
  • ambiental: práticas de respeito às leis ambientais;
  • financeiro: prevenção de fraudes financeiras, como lavagem de dinheiro e roubo; 
  • tributário ou fiscal: como a empresa lida com suas obrigações fiscais para evitar cair na “malha fina”;
  • criminal: fiscalização dos gestores e colaboradores a fim de evitar atos ilícitos que prejudicam a reputação do empreendimento no mercado; 
  • digital: cumprimento das leis de segurança de informação, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

Para que serve o compliance contábil? Principais vantagens para sua transportadora

O compliance contábil serve para alinhar as empresas às legislações locais, a fim de protegê-las contra sanções e multas no transporte de cargas e mercadorias. Além disso, a prática auxilia na prevenção de riscos que prejudicam a imagem do negócio no mercado — como desvio de recursos. 

Para completar, as demais vantagens do compliance contábil são: 

  • apoio na tomada de decisões, já que você acessa dados que sinalizam os principais riscos para a organização e age rapidamente para mitigá-los;
  • melhora da eficiência operacional, uma vez que estabelece as normas a cumprir no dia a dia a fim de conseguir mais precisão e obter melhores resultados; 
  • diminuição de problemas contábeis, como fraudes por parte dos acionistas e/ou investidores que levam a uma perda de reputação ou prejuízos; 
  • acesso facilitado às linhas de crédito e financiamento, já que você tem acesso aos documentos fiscais atualizados para assegurar aos credores que sua empresa age dentro da legalidade. 

Para acessar todos esses benefícios, no entanto, é importante entender como aplicar o compliance no dia a dia do seu negócio. Vamos lá?

Como aplicar o compliance em uma empresa de logística?

Para aplicar o compliance em uma empresa de logística da forma correta, siga o passo a passo a seguir! 

1. Estude as normas contábeis 

Agora que você sabe o que é compliance contábil e para que a prática serve, tenha em mente que sua aplicação depende do entendimento das regulamentações do setor. 

Isto é, o que os órgãos estabelecem para o segmento da sua empresa, como tributos e documentos obrigatórios.

2. Avalie os riscos para o seu negócio

Em seguida, avalie os principais riscos para o seu negócio no caso de descumprimento de uma das regras. Por exemplo, sanções de funcionamento até regularizar a situação ou pagamento de multas. 

Esse processo também ajuda a identificar áreas de vulnerabilidade na sua transportadora, como uma ação que aumenta as chances de ter problemas contábeis e, portanto, precisa de correção imediata. 

Cada modelo de negócio possui seus próprios desafios relacionados às atividades que desempenham, e não é diferente para empresas de logística. Posto isto, confira detalhes sobre o transporte agrícola e como gerenciar os riscos do segmento!

3. Estabeleça um regulamento interno 

O terceiro passo para implementar o compliance contábil é criar um regulamento interno. Portanto, estabeleça os procedimentos e normas que todos os colaboradores da transportadora devem seguir, como atualizar os registros contábeis ou conferir os documentos com regularidade. 

4. Prepare sua equipe

É vital alinhar seus colaboradores para seguir as novas normas internas. Por isso, invista em ações de conscientização e treinamentos. O ideal é não apenas informar as regras, mas também destacar a importância de segui-las à risca, assim como as repercussões do seu descumprimento.

5. Monitore e atualize seus processos 

Faça revisões periódicas para garantir o cumprimento do seu regulamento interno e, portanto, o compliance contábil. 

Esse passo também permite que você se mantenha atualizado com as mudanças na legislação contábil. Por exemplo, o aumento ou redução de tributos, ou necessidade de impressão de um documento.

Para finalizar, saiba que as práticas do compliance contábil não são as únicas essenciais para o bom gerenciamento de uma empresa de logística.

Um empreendimento de sucesso também lida com questões de estruturação de frota, documentos de transporte e contratação de funcionários, e você aprende como controlar todos esses setores no nosso guia de transportadoras.

Baixe agora mesmo o nosso manual gratuito e aprenda como montar um empreendimento de sucesso!

  1. Home
  2. »
  3. Fiscal
  4. »
  5. O que é compliance contábil? Tipos + vantagens!
Compartilhe:

Leia também