Nova tecnologia visa evitar longas filas, reduzir custos e tempo de parada de caminhões em postos de fiscalização
O governo federal lança em 27/05/2019, no Espírito Santo, o projeto piloto do DT-e (Documento Eletrônico de Transporte)
A nova tecnologia – que será implantada em fase de testes pelos próximos meses – permitirá a unificação de cerca de 20 documentos exigidos para operações de transporte de carga no país. A iniciativa faz parte de uma série de medidas de desburocratização e de melhorias no processo de fiscalização que estão sendo desenvolvidas.
O objetivo, com o documento, é simplificar procedimentos administrativos para evitar as longas filas e acabar com o tempo de parada nos postos de pesagem, nas operações de fiscalização e em procedimentos burocráticos, que, hoje, somam uma espera de seis horas em média.
O projeto-piloto será realizado no âmbito do sistema de monitoramento eletrônico conhecido como Canal Verde Brasil, que já está em funcionamento em 55 pontos no país. O sistema, regulado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), utiliza balanças eletrônicas para a pesagem em movimento e em alta velocidade instaladas pela agência em rodovias concedidas.
A tecnologia também está sendo adotada pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) em rodovias federais. De acordo com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, a ideia é usar sistemas inteligentes como o DT-e para conectar diretamente o transportador com o embarcador.
“Vamos acabar com a necessidade de intermediários. A exigência de documentos e procedimentos complicados onera a operação para o caminhoneiro, que sofre com a burocracia e com os altos custos dos serviços de despachante.”
Funcionamento
Com a nova tecnologia, as informações de cerca de 20 documentos que têm de ser apresentados pelos caminhoneiros ou transportadores nos postos de fiscalização nas rodovias passam a constar no sistema (DT-e), disponível por meio de um aplicativo de celular.
A leitura eletrônica dos dados do veículo e da operação, realizada por meio de um chip acoplado ao veículo, vai permitir que o caminhoneiro ou a transportadora sejam autorizados a seguir viagem sem precisarem ser parados no caminho e sem a necessidade de apresentar documentos em papel nos postos de fiscalização e pesagem.
O DT-e é uma das ações do Projeto 3i – Rede Brasil Inteligente –, que trata do uso de tecnologias de informação e comunicação para aprimorar a logística multimodal no país.