Estratégias para eliminar burocracias que impactam no SLA de entrega de transportadoras

Sumário

No setor de transportes, garantir a eficiência das operações vai muito além de traçar boas rotas ou escolher os veículos ideais. A gestão de transportes enfrenta um dos seus maiores desafios na burocracia envolvida na emissão de documentos fiscais obrigatórios, no pagamento de tributos e no cumprimento de legislações complexas. E tudo isso impacta diretamente um indicador fundamental: o SLA de entrega.

Neste post, vamos explorar como a burocracia influencia negativamente o SLA na logística, e como o seu negócio pode driblar essas situações, tornando seu processo logístico mais eficiente. Veja a seguir!

Na logística, o SLA de entrega (Service Level Agreement) é o acordo de nível de serviço firmado entre embarcadores, transportadores, marketplaces, vendedores e clientes, estabelecendo parâmetros como prazos, preços, qualidade e condições da entrega. Esse indicador é essencial para medir a eficiência logística, avaliar a satisfação do cliente e identificar gargalos nos processos.

Cumprir o SLA na logística é um diferencial competitivo. Entregas rápidas, seguras e dentro do prazo aumentam a confiança do mercado na transportadora e evitam multas contratuais, devoluções, carga parada e prejuízos financeiros. No entanto, a burocracia que impacta a logística pode colocar esse desempenho em risco.

A logística é um setor naturalmente complexo, especialmente no contexto brasileiro: estradas em más condições e um país com dimensão continental, sistema tributário complexo e com regras variáveis entre os estados e prefeituras. Este é o cenário que as empresas enfrentam, tendo de criar alternativas para garantir a redução do custo operacional e sobre os produtos, enquanto desenvolvem estratégias de distribuição que driblam os desafios diários.

Quando falamos de burocracia, o ponto principal a ser observado é justamente a emissão dos documentos fiscais que devem acompanhar as cargas. Sem uma emissão eficiente e estruturada, as empresas enfrentam:

Atrasos na emissão e gestão de documentos fiscais: é obrigatório que toda carga saia para a entrega com os documentos de transporte. Dependendo de cada caso, uma carga pode sair com até 7 documentos, e quando falamos de entregas para longas distâncias e redespachos, esses 7 documentos se multiplicam a cada novo trecho de entrega.

A emissão de documentos como CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico), MDF-e (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais), GNRE (Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais) e em alguns casos o CIOT (Código Identificador da Operação de Transporte) é indispensável para o transporte de mercadorias. Porém, quando esses processos são realizados manualmente ou sem integração entre sistemas, podem ocorrer erros, retrabalhos, pagamentos equivocados, atrasos na liberação dos veículos e até, paradas em postos fiscais ou retenção da carga.

Paradas na fiscalização: em operações interestaduais ou internacionais, a burocracia se intensifica com inspeções fiscais, exigência de documentos adicionais e filas em postos de fiscalização. A ausência ou inconsistência nos documentos, como por exemplo a GNRE, pode resultar em retenções, multas altíssimas e atrasos, prejudicando os prazos previstos.

Dificuldades no pagamento de tributos: a gestão inadequada de tributos, além de ocasionar apreensão de cargas, cria um problema fiscal para as empresas, obrigando a reemissão de documentação, correção de dados e um complexo emaranhado de ações que atrasa a logística e compromete toda a gestão fiscal e tributária do negócio.

Como minimizar os impactos da burocracia no SLA de entrega?

Uma das ações mais assertivas para mitigar os efeitos negativos da burocracia é a automatização na emissão e gestão de documentos fiscais. Utilizar uma plataforma de gestão logística que faça a emissão automática de CT-e, MDF-e, GNRE, CIOT e outros documentos, garante a conformidade com a legislação. Isso proporciona mais agilidade na gestão de transportes e melhora o cumprimento do SLA de entrega.

Outra vantagem da automação da operação tributária e fiscal com o apoio de um TMS Transportador ou TMS embarcador, é que essa solução integra diferentes etapas da operação logística. Assim, além de tornar a troca de informações com departamentos comercial e financeiro mais rápida e eficiente, eliminando retrabalho, é possível acompanhar prazos em tempo real e identificar rapidamente potenciais desvios. A visibilidade sobre as entregas é fundamental para otimizar rotas, reduzir o tempo de trânsito e manter o SLA na logística em níveis elevados.

Automatizar o cálculo e o pagamento de tributos estaduais e federais evita, ainda, paradas demoradas em postos fiscais. Com uma gestão tributária eficiente, a transportadora reduz o risco de retenções, mantém a regularidade fiscal e garante a fluidez no transporte.

Como a Emiteaí pode te ajudar no cumprimento e na melhora do SLA?

1. Gestão de Documentos

  • Emita documentos fiscais em menos de 4 minutos, mesmo com grandes volumes ou diferentes modais.
  • Agilize a liberação de cargas com uma emissão rápida e precisa, enviando os documentos diretamente para o WhatsApp do motorista.
  • Automatize processos morosos e repetitivos, eliminando a necessidade de interferência manual. Menos dependência de terceiros significa mais autonomia e controle sobre os resultados.
  • Atende marketplaces e e-commerces? Ter sistemas integrados é essencial para garantir um bom SLA. A Emiteaí é homologada em plataformas como Amazon, Shopee, Mercado Livre e PepsiCo — garantindo a agilidade que o mercado exige.
  • Evite falhas, fortaleça o relacionamento com clientes e fornecedores e aumente a fidelização com processos totalmente automatizados.
  • Conecte todas as etapas logísticas para atender bem operações como crossdocking, redespacho e subcontratação.

2. Gestão Financeira

  • Automatize pagamentos de guias obrigatórias, adiantamentos a terceiros e fornecedores, tudo pela plataforma, com mais agilidade na liberação de cargas e controle total do caixa.
  • Consulte documentos emitidos e recebidos, além das contas a pagar e receber, em um só lugar. A informação que seu contratante precisa está sempre à mão.
  • Identifique inconsistências financeiras automaticamente, detecte bloqueios por documentação incompleta e resolva antes que virem problemas.
  • Garanta exatidão nas informações fiscais, evite multas e retenções nos postos fiscais, cargas paradas significam tempo perdido e impacto direto no SLA.
  • Compare orçado vs. realizado com clareza, visualize custos e faturamento de forma estruturada e repasse valores excedentes ao contratante com transparência.
  • E mesmo sem impacto direto no SLA, recuperar créditos de ICMS via GNRE pode liberar recursos para investir em melhorias tecnológicas.

3. Gestão Operacional

  • Use um sistema desenvolvido para todas as etapas da cadeia logística: first, middle e last mile. Ter um padrão operacional faz a diferença.
  • Evite erros na escolha da frota ideal com sequenciamento de entregas baseado em cubagem, tempo de rota e outras variáveis.
  • Monitore status de entrega, ocorrências e aprove o que for necessário com alçadas personalizadas, informação precisa sempre à mão.
  • Gerencie agregados e terceiros com segurança, evitando riscos fiscais e trabalhistas (CIOT, RPA, etc.).
  • Fidelize motoristas com pagamentos integrados ao sistema bancário. Agregados experientes e alinhados melhoram o tempo médio de atendimento.
  • Garanta agilidade na saída para a rota com recarga de pedágio antes da viagem. Integração com VPOs como Sem Parar, ConectCar, Repom, Roadcard, PagBem e MoveMais.
  • Configure padrões PROCEDA, arquivos Excel e EDI de embarcadores com facilidade. Gere faturas no formato exato do cliente.
  • Calcule tarifas automaticamente, considerando todas as variáveis do frete. Faça upload em massa de tabelas, gerencie regiões e personalize conforme a realidade da operação.
  • Tenha comunicação de tracking integrada, com controle de cada etapa da entrega e visibilidade total da operação.
  • Se a sua empresa quer evoluir na gestão documental, financeira e operacional da logística, a Emiteaí é a solução ideal.
  • De forma intuitiva e segura, somos a tecnologia certa para transportadoras que desejam reduzir os impactos da burocracia e melhorar seu SLA de entrega.

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