Gestão de agregados? Ganhe eficiência em sua operação

Imagem de homem realizando várias entregas com uma van, para ilustrar o texto sobre gestão de agregados.

Sumário

Na rotina das transportadoras é comum que o trabalho operacional seja feito não só com frota própria, mas também com motoristas agregados. Esse modelo proporciona às empresas assumir alto fluxo de demandas sem, necessariamente, investir em frota e equipes internas. No entanto, a gestão destes parceiros de trabalho exige muito alinhamento, para garantir a qualidade do serviço.

Se a sua empresa quer melhorar a gestão de motoristas agregados, estas dicas são imperdíveis! Confira a seguir.

O que são motoristas agregados e as vantagens desse formato de trabalho

Os motoristas agregados são profissionais que trabalham de forma independente, prestando serviços para transportadoras e empresas, sem vínculo empregatício. Embora muitas vezes eles sejam confundidos com trabalhadores autônomos, há uma diferença entre ambos. O motorista agregado costuma ter contrato de exclusividade com a transportadora e presta serviço recorrente, enquanto o autônomo realiza trabalhos esporádicos.

Para que um motorista agregado traga bons resultados na rotina logística é fundamental que a empresa veja ele como parte fundamental da operação. Afinal, ele terá contato direto com o consumidor final e a qualidade do seu serviço vai interferir na satisfação do contratante.

Para uma boa gestão de agregados, o processo inicial de escolha dos parceiros é fundamental. Considere, portanto:

  1. Realizar uma seleção criteriosa: escolha motoristas com histórico confiável para ser um agregado. Autônomos com bom relacionamento com a empresa podem se tornar agregados, por exemplo. Tenha critérios pré-definidos para a seleção, como apresentação de documentação do veículo e do motorista, histórico de trabalho e outros fatores.

  2. Defina de forma clara as entregas em ambas as partes: estabeleça acordos claros, que envolvam SLAs (Service Level Agreement)  de comprometimento, como tempo de entrega, atendimento ao cliente ou ainda entregas perfeitas e demais parâmetros comuns às transportadoras. Responsabilidades, exigências legais e valores envolvidos devem ser formalizados contratualmente. 
     
  3. Cadastro em sistemas de gestão: um dos fatores mais importantes para uma boa gestão de motoristas agregados é o acompanhamento recorrente do trabalho. Empresas que usam a Emiteaí, por exemplo, contam com o Portal do fornecedor, em que podem gerenciar os agregados e terceiros, e ainda realizar o controle dos pagamentos, fazer gestão de BID e gestão de coletas. Além disso, sistemas de gestão logística proporcionam a opção de monitoramento e comunicação entre central e frota, garantindo segurança, suporte ao motorista e visibilidade à transportadora.

Vale a pena ter motoristas agregados?

Contar com motoristas agregados pode ser uma estratégia vantajosa para empresas que buscam mais flexibilidade e eficiência na operação. A transportadora reduz custos, uma vez que o motorista utiliza seu veículo próprio e responde pelos custos do caminhão. A empresa também não tem despesas com encargos trabalhistas, uma vez que o motorista agregado atua na figura de pessoa jurídica.

A flexibilidade operacional também é um ponto positivo. Sua transportadora aumenta a demanda com a mesma estrutura e tem mais profissionais à disposição. Já para o motorista, há a segurança da recorrência de trabalho.

Desafios que uma gestão de agregados eficiente resolve

Um grande problema da gestão de motoristas agregados é a falta de padronização e visibilidade nos processos. Por isso, é essencial contar com um sistema que facilite o gerenciamento. Tenha treinamentos padrão realizados ao início de uma parceria, para garantir que os motoristas possam utilizar as mesmas ferramentas de gestão da transportadora. Cursos de reciclagem e atualização também são importantes.

Fuja de planilhas e tabelas quando o assunto é gestão de agregados! Além de apresentarem erros e demandarem muito tempo de trabalho operacional, essas planilhas não oferecem boa visibilidade nem atualização em tempo real.

Gerenciar motoristas agregados exige planejamento, conhecimento da legislação e uso de tecnologia para garantir eficiência e conformidade. Com um sistema adequado, como o oferecido pela Emiteaí, sua empresa pode evitar complicações e melhorar a relação com os motoristas, garantindo entregas mais ágeis e seguras.

Quer otimizar sua gestão de agregados? Conheça o Portal do Fornecedor da Emiteaí: solicite uma demonstração gratuita.

  1. Home
  2. »
  3. Gestão
  4. »
  5. Gestão de agregados? Ganhe eficiência em sua operação
Compartilhe:

Leia também