Logística: chega de sofrer com a burocracia

logística

A burocracia e a complexidade nos processos de transporte de carga não combinam com o mercado atual, que exige uma boa logística para otimizar os resultados constantemente.

Essa dinâmica acelerada dos negócios somado às constantes mudanças do cenário logístico demanda respostas cada vez mais ágeis e soluções inovadoras para o dia-a-dia.

O segmento tem ganhado cada vez mais força e reconhecimento nos últimos anos, principalmente em decorrência do COVID-19 e a crise econômica, por conta da necessidade de abastecer os produtos essenciais à população.

Com isso, também surge uma demanda de tornar os dias das transportadoras menos burocráticos, a fim de otimizar e tornar os dias mais práticos.

De que maneira a burocracia prejudica as empresas?

Hoje, os modelos de gerenciamento mais eficientes são aqueles pautados na simplificação, organização e controle de todas as tarefas desempenhadas na empresa.

O transporte de carga lida diretamente com inúmeros documentos e sistemas, com suas complexidades, por isso é importante saber como simplificar essa burocracia.

Afinal, ir contra essa realidade e não investir em inovação é expor a sua empresa aos seguintes prejuízos:

Perda de competitividade e produtividade

A utilização de métodos complicados ou desatualizados, pode causar uma perda significativa na competitividade da empresa na hora de organizar os transportes.

Ou seja, processos burocráticos demandam mais tempo na sua realização, assim como mais profissionais.

Por exemplo, a emissão de documentos como: NF-e, CT-e, MDF-e, CIOT, Averbação de Cargas, quando feitos de forma organizada podem alcançar melhor produtividade para as empresas e segurança durante todo o trajeto.

Elevação de custos

Como reflexo do tópico anterior, a má utilização dos recursos humanos e ineficiência dos processos burocráticos tendem a afetar negativamente os custos operacionais da empresa.

O fato é que a produtividade é menor, o tempo não é aproveitado da maneira adequada e o negócio acaba gastando mais e lucrando menos.

A EmiteAí! tem como objetivo principal facilitar esses processos burocráticos de forma organizada e eficiente diminuindo os custos, trazendo maior segurança e aumentando a produtividade. Quer saber mais sobre como melhorar a logística do seu negócio? Continue acompanhando nosso blog.

Compartilhe:

Leia também