Como responsável pelo transporte de cargas, é indispensável que você saiba quais são as modalidades mais utilizadas para o envio de mercadoria. A carga fracionada é uma delas, e costuma ser utilizada quando o mesmo caminhão tem que encaminhar diferentes produtos para mais de dois clientes, dividindo o espaço disponível.
Neste post, você entenderá tudo sobre esta carga fracionada, como ela funciona e quais são as vantagens para as empresas que optam por ela. Acompanhe.
O que significa a carga fracionada
Primeiramente, a carga fracionada é uma modalidade de transporte de cargas em que diferentes produtos são transportados juntos em um mesmo veículo, em que cada um ocupa um pequeno espaço no caminhão.
Sendo utilizada com frequência para transportar cargas menores ou que não preenchem um veículo inteiro, a carga fracionada necessita apenas que os itens possuam destinos próximos, tornando o valor do frete proporcional ao espaço ocupado pela mercadoria.
Como funciona a carga fracionada
Resumidamente, no transporte de carga fracionada, os produtos de diversos clientes são coletados e consolidados na transportadora, organizados e embalados para o transporte. Ela também é a única opção para empresas que fazem vendas diretas para o consumidor final.
No entanto, alguns cuidados precisam ser tomados ao realizar este tipo de transporte, atentando-se principalmente a semelhança dos produtos, que devem ter as mesmas características, evitando contaminações. Por exemplo, é indicado separar cargas de alimentos perecíveis de remédios ou produtos químicos
Vantagens
A carga fracionada pode ser o principal mecanismo de e uma boa entrega, ao oferecer diversas vantagens para as empresas que optam por essa modalidade de transporte. Entre elas, destacam-se:
- Redução de custos: permite que diferentes clientes compartilhem o custo do frete;
- Várias entregas em uma única rota: permite fazer pequenas entregas para centenas ou milhares de consumidores diferentes, ideal para e-commerces;
- Diminuição do espaço ocioso nos veículos: gastando menos com motorista e combustível.
Diferença entre carga fracionada e completa
Em suma, a carga completa é o oposto da fracionada, nela a transportadora direciona o veículo apenas para uma carga específica, deixando todo espaço disponível para um único cliente, sem divisão.
Consequentemente, a empresa que contrata a carga completa deve arcar sozinha com o custo do frete; por isso, é indicado para transporte de cargas perigosas, produtos químicos ou altamente perecíveis.
Outra situação que pode necessitar uma carga completa é quando o volume da carga ocupa todo espaço do caminhão, ou necessita de uma entrega urgente, sem escalas.
Recomenda-se também a carga completa, em casos que a divisão da carga para obter um custo por frete menor, não compensa o valor pago para descarga e reorganização de mercadorias em destinos e horários diferentes.
Desafios da logística de carga fracionada
Tanto para a transportadora quanto para quem contrata o frete, ao optar pela carga fracionada é preciso estar ciente de alguns desafios que podem ser superados com um bom planejamento de transporte de cargas. São eles:
- Planejamento de rotas. É preciso traçar uma rota inteligente e segura, pois a carga fracionada depende de várias paradas ao longo do percurso. Nesta rota é preciso considerar percalços como as más condições de rodovias, para evitar atrasos nas entregas por desvios e redução de velocidade.
- Rastreamento de carga. A carga fracionada precisa de um monitoramento cuidadoso, pois o veículo percorrerá vários locais, com muitas mercadorias até chegar ao último destino. Portanto, é necessário investimento em mecanismos de segurança, monitoramento em tempo real da carga e contratação de seguro para evitar riscos e prejuízos com o roubo de cargas. Este rastreio auxilia também na tomada de decisões rápidas em casos de roubo ou outros imprevistos e ainda permite deixar o cliente sempre informado sobre a entrega que ele espera.
- Prazo de entrega. A carga fracionada pode aumentar o prazo no qual o consumidor recebe o produto, já que uma das suas características é realizar várias entregas; logo, se uma entrega atrasar, as seguintes correm o mesmo risco, exigindo novamente um planejamento eficaz de rotas e entregas por parte das transportadoras.
- Estrutura. As transportadoras precisam ter estrutura para realizar as entregas sem terceirizações. Usar mais de uma transportadora para completar o trajeto de uma caga fracionada pode aumentar o custo do transporte e também o prazo de entrega.
- Consolidação de mercadorias semelhantes: Em alguns casos, para completar a carga fracionada, é necessário reunir mercadorias semelhantes completar o espaço em um caminhão. É o caso de produtos frágeis ou de alto valor, produtos químicos, alimentos e cargas perigosas, que necessita de disponibilidade de demandas semelhantes e pode aumentar o tempo de entrega.
O Sistema Emiteaí auxilia as transportadoras a planejarem e lidarem com os desafios da carga fracionada, garantindo uma entrega eficiente.
Acesse e solicite uma demonstração gratuita.
Conheça mais sobre a Emiteaí: