Entre manter a frota própria ou terceirizar, a melhor opção para uma empresa é aquela que não onera o caixa do negócio, gera o melhor custo-benefício que for possível, ajuda a elevar a produtividade e a melhorar a experiência dos clientes.
Para chegar a essa resposta, um dos caminhos é comparar as vantagens e desvantagens das duas opções.
Para ajudar você a tomar a sua decisão, separamos os principais prós e contras de cada possibilidade. Veja!
Vantagens de ter frota própria
- possibilidade de personalizar os veículos, ajudando a divulgar sua marca e a aumentar a credibilidade;
- não precisar se preocupar com limite de quilometragem;
- conseguir treinar os condutores de acordo com as regras e a cultura da empresa;
- conquistar autonomia e agilidade na gestão e no controle de entrega;
- chance de atender a todas as demandas que surgirem, incluindo as extras e sazonais.
Desvantagens de ter frota própria
- não contar com veículos para substituição;
- precisar adequar o fluxo de entrega ao limite de quilometragem (caso a empresa terceirizada trabalhe com esse critério);
- arcar com os encargos trabalhistas de ter condutores próprios;
- lidar com todos os custos referentes à manutenção, seguros e impostos para manter os veículos;
- se preocupar com a renovação da frota.
Vantagens de terceirizar a frota
- custos operacionais menores, já que não é preciso arcar com gastos como IPVA e seguro veicular;
- certeza de quanto gastará por mês com a frota;
- garantia de ter veículos disponíveis sempre e em boas condições.
Desvantagens de terceirizar a frota
- não poder personalizar os veículos;
- perda do controle gerencial, afetando, por exemplo, mudanças operacionais de última hora ou o atendimento de demandas extras;
- não ter a chance de treinar os condutores de acordo com diretrizes da sua empresa;
- precisar adequar as operações aos limites de carga, quilometragem e volume de viagens estabelecidos pela terceirizada.
Afinal, como analisar a viabilidade de uma frota própria?
E como prometido logo no início deste artigo, aqui está o passo a passo para entender como analisar a viabilidade de uma frota própria.
As etapas incluem dois pontos que já citamos (mas vale a pena explicar mais detalhadamente) e outros essenciais para essa decisão. São eles.
- verifique a real necessidade do seu negócio;
- confirme o orçamento que tem disponível;
- calcule a quantidade de veículos necessária para suprir as necessidades;
- avalie quanto a frota própria ajudará a melhorar a experiência dos clientes;
- veja se dispõe de equipe para realizar o gerenciamento da frota.
1- Verifique a real necessidade do seu negócio
Nem todos os modelos de negócio precisam de veículos disponíveis o tempo todo. Se sua empresa lida com demandas veiculares sazonais, por exemplo, pode ser mais interessante ter uma frota terceirizada.
Porém, se tem fluxo contínuo de transporte de cargas e/ou de pessoas, manter uma frota própria tende a gerar um melhor custo-benefício, apesar dos custos com manutenção e documentações.
2- Confirme o orçamento que tem disponível
Conforme já comentamos, o orçamento para estruturar uma frota própria deve contemplar os custos de aquisição dos veículos, mas também valores para:
- manutenções preventivas e corretivas;
- abastecimento;
- seguro;
- impostos veiculares.
Por isso, ao decidir montar uma frota própria, tais despesas devem ser incluídas na gestão financeira, passando a fazer parte constante do processo. Isso significa que, na prática, parte do orçamento do negócio será direcionado para esse fim.
3- Calcule a quantidade de veículos necessária para suprir as necessidades
Seguindo a mesma linha de raciocínio, você precisa calcular quantos veículos sua empresa precisa, de quais modelos e com quais capacidades de transporte.
Entretanto, esse cálculo deve respeitar a verba disponível, bem como ser compatível com o que a companhia precisa.
4- Avalie quanto a frota própria ajudará a melhorar a experiência dos clientes
Outro ponto que não pode faltar quando o assunto é como analisar a viabilidade de uma frota, é quanto o nível de serviço e a experiência do cliente serão melhorados com a estratégia.
Se seus consumidores receberão os produtos e/ou serviços em menos tempo, certamente, já temos um ponto a favor. Um dos motivos para isso é que, quanto mais satisfeitos os clientes ficam, maiores as chances de comprarem mais e mais vezes da sua marca.
5- Veja se dispõe de equipe para realizar o gerenciamento da frota
Lembra que falamos sobre a manutenção dos veículos? Pois bem, você não pode deixar de verificar se tem, no seu quadro, funcionários que exercem essa função, se é preciso contratar, ou se é mais viável terceirizar o serviço.
O mesmo vale para a equipe que gerenciará esse fluxo. Sua empresa já tem um time formado, ou terá que contratar e capacitar? Todos os aspectos precisam ser colocados na ponta do lápis antes de “bater o martelo” sobre ter a própria frota.
Agora que você sabe como analisar a viabilidade de uma frota própria, resta apenas descobrir como otimizar a gestão das documentações que um bom fluxo de transporte exige. Neste ponto, a Emiteaí ajuda você!
Com nossa solução, você tem muito mais controle sobre o gerenciamento de documentos fiscais de transporte, tais como CT-e, NFS-e, MDF-e, GNRE e CIOT, entre muitos outros. Além disso, tem muito mais compliance na gestão e auditoria de fretes, melhorando a performance e elevando a produtividade.