Quais são as melhores ferramentas de logística? + Como escolher

melhores ferramentas de logística

Usar as melhores ferramentas de logística é garantir que sua empresa tenha acesso ao que for necessário para desempenhar bem as suas atividades. Em outras palavras, é uma maneira de assegurar o sucesso das suas operações.

Entretanto, antes de falar sobre as melhores opções, é preciso esclarecer alguns pontos. Primeiro, que as ferramentas de logísticas são sistemas que otimizam a gestão desse setor, automatizando certas tarefas e facilitando o acesso a informações importantes.

Segundo, que com o mundo sendo cada vez mais conectado e, por conta disso, precisando processar uma imensidão de dados, é vital saber como buscar e usar as melhores ferramentas de logística. 

Dito isso, no artigo a seguir você entende quais as principais funcionalidades desses recursos, os motivos para usá-los e ainda qual a melhor e vê dicas de como escolher uma ferramenta de logística certa para o seu negócio. 

Boa leitura!

Quais as funcionalidades das ferramentas de logística?

As principais funcionalidades das ferramentas de logística costumam ser a emissão de notas fiscais e outros documentos, automação de processos, agendamento e rastreamento das entregas e controle de despesas, como cálculo de fretes e tributos. 

Fora isso, essas soluções podem oferecer emissão de comprovantes de entregas, com aplicativos e relatórios para acompanhamento, e pagamento — com lançamentos automáticos e relatórios completos dos recebidos. 

No mais, muitas das melhores ferramentas de logística possuem integração com outros sistemas. Na prática, elas se conectam com as outras plataformas usadas para realizar a gestão das transportadoras, otimizando o compartilhamento de dados.

>>>> Veja mais: as principais tendências da logística para 2023 

Quais os benefícios de adotar as melhores ferramentas de logística no seu negócio?

Usar as melhores ferramentas de logística no seu negócio traz diversos benefícios imperdíveis, como:

  • maior controle sobre a execução das atividades e, consequentemente, da gestão; 
  • aumento da produtividade, já que a automação poupa bastante tempo no dia a dia; 
  • melhora dos resultados, visto que há uma redução considerável dos erros e do retrabalho, agilizando as ações; 
  • redução dos custos
  • apoio na tomada de decisões, pelo acesso a relatórios sobre a organização. 

Fora todas essas vantagens, as ferramentas de gerenciamento logístico fazem com que sua empresa ganhe um diferencial competitivo. Em outras palavras, mostre uma característica única que faça com que ela se destaque em frente à concorrência e atraia mais clientes.

Por exemplo, atendimento e entregas mais ágeis, ao otimizar o trabalho dos motoristas e a gestão de estoque, fazendo com que as cargas cheguem mais rápido nas mãos dos clientes, é um ótimo diferencial competitivo para as transportadoras.

Compreendeu quais as funcionalidades e o motivo para usar as melhores ferramentas de logística? Pois agora siga com a leitura para descobrir qual é a melhor opção para o seu negócio e como escolher uma no meio de tantas outras semelhantes. Está preparado?

Qual é a principal ferramenta da logística?

A principal ferramenta de logística é o Sistema de Gerenciamento de Transporte — TMS ou Transportation Management System, no inglês. Trata-se de um software para gerenciar todas as atividades de uma empresa que trabalha com o transporte de cargas. 

Com um bom TMS, por exemplo, você tem acesso a relatórios automáticos sobre todas as operações — incluindo as despesas —, faz a roteirização da sua frota para garantir uma otimização do fluxo de entregas e ainda reduz os erros, já que os processos são realizados automaticamente pela máquina. 

Tudo isso resulta em uma diminuição do retrabalho. Ou seja, você não precisa refazer toda uma rota só porque errou um mísero dado. Como consequência, há uma redução dos custos, já que sua mão de obra pode focar em outras atividades essenciais. 

No mais, as melhores ferramentas de logística do tipo TMS possuem integração com outros sistemas. Logo, você pode conectá-la diretamente com as plataformas de rastreamento e de ERP, permitindo o acesso simplificado às informações e automação de outros processos internos. 

Por último, mas não menos importante, a ferramenta torna possível rastrear toda a sua frota em tempo real. Em outras palavras, você sempre sabe onde seus veículos estão e pode tomar decisões urgentes, como mudança de rotas para evitar atrasos ou manutenções. 

Bem interessante, concorda? E quer saber como escolher as melhores ferramentas de logística do gênero? Então, continue lendo para conferir as dicas de ouro que trouxemos para você e ainda uma indicação de sistema de ponta para a sua empresa!

>>>> Aproveite e leia: 6 passos para implementar um software na sua transportadora

Como escolher uma ferramenta de logística?

Percebeu como usar as melhores ferramentas de logística é útil para o seu negócio? Então, chegou o momento de aprender a escolher a mais indicada para a sua empresa, em meio a tantas opções disponíveis no mercado. 

Para isso, pense na logística como ferramenta de gestão. Ou seja, na importância dos processos em si para a existência do negócio. Em seguida, procure soluções que entreguem funcionalidades que facilitem a execução destes. 

Por exemplo, é sabido que uma empresa que trabalha com transporte de cargas precisa emitir documentos fiscais, concorda? Nesse sentido, é essencial que a ferramenta ofereça essa opção e mais, de maneira automática e com compartilhamento facilitado para outros sistemas.

Outro ponto essencial é avaliar os outros sistemas que a sua empresa usa no dia a dia, como o CRM, e se certificar de que a sua ferramenta de logística consegue se integrar com ele, para ter uma conexão mais rápida e não perder nenhuma informação. 

Por fim, é vital que a plataforma seja fácil de usar — de preferência, acessível para diversas telas, como celulares — e tenha uma boa usabilidade em todas elas. 

E aí, após ver as dicas de como escolher as melhores ferramentas de logística, acha que é difícil encontrar uma opção tão boa assim no mercado? Pois é aí que você se engana, pois ela já existe: a Emite Aí

Com a Emite Aí você tem acesso a um módulo de TMS de última geração e o mais completo do país, com tudo o que a sua empresa precisa para crescer. Duvida? Então, solicite uma demonstração gratuita e descubra como a Emite Aí pode te ajudar!

Compartilhe:

Leia também