Qual a importância da tecnologia na logística? Principais vantagens

importancia tecnologia logistica

Nos últimos anos, o mundo passou por um processo de inovação que mudou a maneira como as empresas funcionam. A partir daí, muitos gestores passaram a dar mais atenção à importância da tecnologia na logística. É o seu caso? 

Hoje em dia, as soluções tecnológicas fazem parte do dia a dia de todos. Nas empresas de logística, são usadas para rastrear cargas, registrar entregas, reduzir o trabalho manual, escolher a melhor rota e garantir segurança para os clientes.

E todos esses pontos são relevantes para companhias que desejam se destacar dos concorrentes e aumentar seus lucros. E aí, você quer saber como usar a tecnologia no seu negócio?

Então, continue conosco, porque, neste artigo, explicamos: 

  • qual o impacto da tecnologia na logística; 
  • as vantagens da tecnologia nos transportes de carga; 
  • quais as melhores soluções tecnológicas para sua empresa. 

Boa leitura! 

Qual o impacto da tecnologia da informação na logística?

A tecnologia da informação tem um grande impacto na produtividade e no rendimento das empresas da área de logística. Isso acontece porque as soluções são capazes de aumentar o controle sobre as ações e otimizar tarefas para, assim, reduzir os custos e o tempo de trabalho e potencializar os lucros. 

Aliás, um estudo feito pela McKinsey descobriu que usar ferramentas tecnológicas ajuda a reduzir em cerca de 15% os custos com logística, 65% com serviços e 35% com manutenção de estoque. 

Não é à toa que esta outra pesquisa, publicada pela Gartner, mostrou que 38% das empresas de logística usam a tecnologia para otimizar seus processos. Fora isso, cerca de metade dessas organizações planeja investir mais na área até 2024.

Em paralelo, outra publicação, do Statista, trouxe dados que mostram que os investimentos na área vão mais do que dobrar em alguns setores — como inteligência artificial e blockchain — até 2030. 

Agora, continue conosco para entender melhor qual a importância da tecnologia na logística, conferindo 4 benefícios das inovações para o setor!

Guia de Transportadoras

>>> Aproveite e leia:

Como a tecnologia torna o processo logístico menos burocrático?

Qual a importância da tecnologia na logística? 3 principais vantagens para o setor 

A importância da tecnologia na logística é imensa. Afinal, as ferramentas estão aí para auxiliar o dia a dia das empresas. Quer saber como? 

Então confira as 3 vantagens de usar as inovações tecnológicas que trouxemos para você a seguir!

1. Redução dos custos

É possível perceber logo de cara a importância da tecnologia na logística devido à redução dos custos do setor. 

Isso acontece porque as ferramentas são programadas para otimizar os processos, ou seja, torná-los mais rápidos. E um benefício como este é especialmente relevante nos dias de hoje, nos quais, mais do que nunca, tempo é dinheiro, concorda?

Além disso, as soluções tecnológicas ajudam a diminuir a incidência de erros — como pegar uma rota equivocada — o que gera prejuízos com combustível, atrasos etc. 

>>>> Aproveite e leia: 6 dicas para reduzir custos com a ajuda do sistema TMS 

2. Mais agilidade nos processos

Outra vantagem do uso da tecnologia nos processos logísticos é o ganho com agilidade. As ferramentas certas permitem que as empresas analisem seus dados para encontrar oportunidades de melhorias. 

Por exemplo, é possível usar a tecnologia de distribuição para analisar os pedidos de uma mesma região para colocá-los em uma só rota de entrega. Com isso, os clientes os recebem mais rapidamente.

3. Mais assertividade na tomada de decisões 

A captação e a análise das informações certas também possibilitam que as empresas de logística tomem melhores decisões. Isso ocorre, por exemplo, na definição de rotas ou na compra de insumos a partir do monitoramento das tendências de consumo. 

Dessa forma, as organizações conseguem se preparar melhor para atender o aumento da demanda ou uma possível redução dos pedidos, traçando estratégias para atrair mais público. 

Quais são as principais inovações tecnológicas na área de logística?

As principais inovações tecnológicas para a área de logística são:

  • automação; 
  • inteligência artificial; 
  • blockchain; 
  • TMS.

A seguir, veja como cada uma dessas tecnologias funciona na prática!

1. Automação 

A automação é o processo de uso de ferramentas para reduzir o trabalho manual de certas ações. Na logística, essa tecnologia pode ser usada, por exemplo, na gestão de estoque. 

Nesse exemplo, é possível implementar um sistema no qual, assim que um item é retirado do estoque e baixado no sistema, vai imediatamente para a rota de entrega, gerando um código de rastreio para o consumidor. Ficou claro?

A propósito, 39% das empresas acreditam que a automação é capaz de criar uma vantagem competitiva para os negócios. Isto é, crêem que a tecnologia ajuda a entregar uma característica que diferencie a companhia dos seus concorrentes, segundo dados do MHI Annual Industry Report.

2. Inteligência Artificial 

Figurando como uma das vantagens da tecnologia nos transportes e em outros setores, temos a inteligência artificial — IA. Em outras palavras, máquinas com a capacidade de aprender com inputs iniciais e agir sem intervenção humana. 

A inteligência artificial, por exemplo, pode ser usada no roteirizador — ou planejador de rotas — que é um sistema que calcula qual o melhor caminho para seguir ao fazer uma entrega, proporcionando uma melhor utilização dos recursos. 

Fora isso, a IA é útil nos processos de planejamento, compra de insumos e até na produção dos produtos entregues aos clientes. Enfim, é uma inovação bastante útil e, conforme o  MHI Annual Industry Report, é uma área que pode crescer mais de 70% nos próximos anos. 

3. Blockchain 

O blockchain criptografa informações sobre uma transação para garantir que os dados não sejam adulterados ou roubados. A importância dessa tecnologia na logística se dá pelo fato de o setor trabalhar com informações sensíveis sobre os clientes, como contato e endereço. 

Nesse cenário, a inovação vem para trazer mais segurança e transparência para as transações. Além disso, é possível usá-la até mesmo para verificar a autenticidade de operações e rastrear itens. Interessante, não é mesmo?

4. TMS 

Por último na lista de inovações, temos o Transportation Management System (TMS) — ou sistema de gerenciamento de transporte, em português. Em suma, trata-se de uma ferramenta para controle de todas as etapas relacionadas à movimentação de cargas. 

Com um bom sistema TMS, como o da Emiteaí, você pode:

  • fazer emissão e recebimento automáticos de documentos; 
  • realizar todos os tipos de pagamentos relacionados ao transporte;
  • usar um aplicativo para registrar as entregas; 
  • acessar relatórios de pagamentos; 
  • controlar todas as etapas do transporte; 
  • montar uma roteirização mais eficiente; 
  • integrar a ferramenta com outros sistemas de gestão; 
  • e muito mais. 

E aí, compreendeu qual a importância da tecnologia na logística e resolveu adotar essa solução no seu negócio? Então, aproveite para conhecer a Emiteaí e tenha acesso a todas as funcionalidades que citamos acima. 

Conheça mais sobre a Emiteaí e como podemos ajudar sua empresa.

pexels.com/pt-br/foto/ambiente-de-trabalho-area-de-trabalho-caderno-computador-34069/

Compartilhe:

Leia também