Saiba como a inteligência artificial se aplica à Logística

inteligência artificial - emiteaí

A alta demanda por um setor logístico eficiente, tem exigido cada vez mais inovações nos processos de trabalho. Contudo, a inteligência artificial na logística vem aumentando exponencialmente, e trazendo muitos resultados positivos para as empresas que a seguem. Neste conteúdo explicaremos como ela está revolucionando todas as áreas da logística, inclusive no transporte de carga. Confira.  A era IA chegou, está tudo interconectado!

A logística 4.0 conta com a Inteligência Artificial, que realiza tarefas completas a partir de dados pré-definidos, para otimizar os processos logísticos.

Definindo parâmetros, é possível aumentar métricas positivas. Um bom exemplo disso é a coleta de dados precisa, que prevê a demanda futura, podendo assim gerar uma ordem de produção ou solicitação de compra de insumos.

Com seu desenvolvimento minucioso, a tecnologia aplicada possibilita uma avaliação instantânea da melhor estratégia para tomada de decisões.

Diante de um completo banco de dados, é encontrada a melhor solução de forma rápida e eficaz, tornando-se indispensável para otimizar o tempo dos processos logísticos.

Qual a importância da sua aplicabilidade? 

  • Para calcular a melhor rota;
  • Analisar métricas;
  • Acompanhar funcionários;
  • Visualizar resultados;
  • Aumento na capacidade de entrega; 
  • Automatizar tarefas burocráticas; 
  • Melhorar o direcionamento das atividades;
  • Rastrear as demais informações compartilhadas em tempo real com o cliente.

Ter as informações logísticas em um banco de dados, proporciona organização e maior transparência. Com todos resultados mensurados, facilita apontar correções e melhorias.

Benefícios do uso da Inteligência Artificial na logística

1 – Banco de dados inteligente

Todos os dados captados fazem parte de uma estrutura, onde é possível designar diversas soluções. Uma dessas resoluções é quando, em caso de cancelamento, a solicitação é instantaneamente enviada para o sistema e reflete no celular do motorista, recalculando assim a rota, e o sistema agiliza a documentação de estorno.


2 – Aumento de produtividade 

As métricas geradas nos maiores sistemas de automatização logística, permitem avaliar processos e definir prioridades, com isso, é possível aumentar o desempenho da equipe, sabendo com dados reais quais melhorias podem ser aplicadas e ter seus resultados comparados.

3 – Diminuição de desperdícios e perdas

As automações criadas através da Inteligência Artificial na logística, economizam tempo e exigem menos tarefas para os funcionários, gerando assim, mais agilidade e menos chances de ocorrer erros e falhas, sendo mais recorrentes da interação humana. 

4 – Aumento nos níveis de satisfação dos clientes 

Com a tecnologia investida em processos mais eficientes e ágeis, temos maior transparência de dados e aumento significativo na satisfação dos clientes, gerando também, maior credibilidade.


5 – Comunicação eficiente

A comunicação da equipe se torna muito mais eficiente com a Inteligência Artificial na logística, já que a integração gera transparência entre os setores, permitindo a visualização em tempo real de todos os processos. O compartilhamento de dados com os clientes, é outro grande benefício, pois gera alta confiabilidade.

 

 

Como um sistema de gerenciamento utiliza a IA nos transportes  

Uma etapa de extrema importância na utilização da inteligência artificial, é a coleta de dados.

A partir de solicitações ou ordens de serviços, os dados precisam ser alocados no setor logístico. Nele são iniciados diversas tarefas automatizadas pelos novos sistemas de gerenciamento. Lembrando que empresas que já usam sistemas de indústria 4.0, recebem essas informações automaticamente.

Com os dados alocados, são designadas ações conforme os parâmetros do sistema. Esse processo diminui erros, que geralmente ocorrem com a interação humana e o tempo é otimizado. 

Os sistemas podem fazer a captura das notas fiscais automaticamente ou mesmo exportá-las para um ERP de preferência. É possível ter o controle de documentos a pagar, e também as despesas complementares.

E outra tarefa muito importante que reduz os riscos de erros, é o pagamento automático. Basta ter as regras de pagamentos ajustadas e deixar que a inteligência artificial faça todo o trabalho.  

Quer saber mais sobre as funcionalidades que um sistema de inteligência artificial pode fazer por sua empresa? Siga a Emiteaí nas redes sociais!

Seguir agora

Compartilhe:

Leia também