Same day delivery. Conheça mais sobre este sistema de entregas inovador

Same day delivery

Com a grande competitividade dos e-commerces o tipo de entrega se tornou um diferencial, como o frete grátis, retirada na loja, entrega rápida ou a entrega no mesmo dia, chamado de Same Day Delivery. 

Este sistema de entrega veio para ficar, embora ainda não haja muitas empresas que ofereçam esse serviço. Portanto, pode ser a oportunidade para sair na frente dos concorrentes.

Ficou interessado? Então, acompanhe esse artigo até o final.

Entenda o conceito do Same Day Delivery 

O same day delivery, é um novo sistema logístico de entregas que consiste em efetuar as entregas para os clientes no mesmo dia em que as compras foram confirmadas ou realizadas. Para os consumidores, o sistema representa maior agilidade, já para as empresas de transporte um diferencial competitivo que requer uma gestão mais eficiente.

Na prática, funciona de uma maneira simples. Pois, clientes que fazem pedidos até um certo horário do dia, recebem a encomenda no mesmo dia. Enquanto, aqueles que realizam suas compras depois do horário, recebem durante a noite.

Por que o Same day delivery é um sistema inovador? 

As entregas ultrarrápidas são a nova tendência para o setor de delivery pós-pandemia. Pois, o consumidor quer receber os produtos que comprou em uma loja virtual o mais breve possível. 

Entretanto, essa nova tendência não fica restrita ao setor de varejo. O novo modelo de entregas ultrarrápidas que se configura no mercado atual impacta toda a cadeia de transportes. Logo, inclui as empresas transportadoras, embarcadores e até mesmo os motoristas autônomos.

O same-day delivery segue essa tendência, e existem várias vantagens em adotar esse sistema:

  • Não depende dos Correios;
  • É um diferencial competitivo que agrega valor à sua empresa;
  • O consumidor pode programar suas compras para receber no mesmo dia, mesmo fora do horário comercial;
  • É compatível com o varejo tradicional vendendo em lojas físicas;
  • Aproxima a empresa do consumidor.

A implantação desse sistema também permite que você receba feedbacks mais positivos dos clientes. Afinal, não são todas as lojas que oferecem a opção de entrega no mesmo dia.

Os consumidores estão dispostos a pagar mais pelo recebimento no mesmo dia

Por toda a adequação logística necessária para implantar o same day delivery, ele acaba sendo um serviço mais caro para o consumidor. Todavia, ainda é o serviço de entrega mais procurado.

As entregas por delivery cresceram 24% somente no ano de 2021, segundo estudo feito pela GS&NPD, em parceria com o Instituto Food Service Brasil. Agora, no ano de 2022, o delivery continua mais forte do que nunca. E a tendência é que esse tipo de entrega cresça cada vez mais com o passar dos anos.

Portanto, é indispensável que as empresas varejistas ofereçam mais agilidade e praticidade aos seus consumidores. O que significa que essas empresas também precisam receber a mesma agilidade de seus fornecedores. Por exemplo, da sua transportadora.

Se adequar ao sistema de entrega no mesmo dia não é complicado

Sua implementação requer apenas um planejamento eficiente e algumas alterações na rotina operacional para que os pedidos sejam aprovados rapidamente e passem para a etapa de separação logo em seguida. 

Outro ponto importante é o carregamento das cargas, que deve ser feito de forma estratégica para que todos pedidos sejam entregues no tempo esperado.

Ou seja, quando a sua empresa consegue alinhar de forma eficiente todas as etapas produtivas, o sistema funciona muito bem. Também é preciso considerar alguns aspectos para ter sucesso com o same day delivery. Confira:

 

  • Pontos de distribuição estrategicamente definidos;
  • Integração entre estoque físico e suas vendas virtuais;
  • Informar claramente na loja virtual qual é o horário limite para que compra sejam entregues no mesmo dia e respeitar esse horário;
  • Contar com softwares de controle para rotas, custos e até mesmo para o estoque;
  • Garantir uma gestão eficiente para as fases logísticas picking e packing.

Como lidar com as burocracias neste sistema de entrega

Com mercado para as entregas feitas no mesmo dia está em crescimento acelerado, as preocupações das empresas que pensam em adotar o same day delivery é justamente a burocracia envolvida na logística. Pois, todas essas entregas diárias geram grande volume de notas fiscais e outros documentos indispensáveis.

A melhor saída neste quesito é contar com a automação de softwares para emitir e receber os documentos decorrentes das entregas. Desta forma é possível atender as entregas diárias sem se preocupar com a burocracia. 

O sistema da Emiteaí oferece praticidade e agilidade na emissão de documentos como NF-e, CT-e, MDF-e, CIOT, entre outros. Quero conhecer mais sobre o sistema Emiteaí? 

Acompanhe-nos nas redes: Facebook, o Instagran, o LinkedIn e o canal no YouTube.

Compartilhe:

Leia também