Logística para o final do ano: dicas para atender a alta demanda

logistica para o final de ano

Quem trabalha com logística e gestão de entregas sabe como o último trimestre do ano pode ser desafiador. Afinal, algumas das datas mais importantes para o comércio se concentram neste período, como a Black Friday e o Natal. 

Nessa hora, por mais que o volume de operações aumente, o segredo é não se desesperar: com organização e planejamento, é possível melhorar a eficiência dos seus serviços mesmo com a alta demanda. 

Para te ajudar nessa tarefa, trouxemos um guia completo sobre logística para o final de ano. Neste texto, você saberá: 

  • qual é o principal foco da logística no transporte;
  • como organizar a logística para o final de ano;
  • soluções voltadas para a gestão das entregas.

Pronto? Então, vamos lá! 

Qual é o principal foco da logística no transporte?

A logística é a área que gerencia processos como armazenagem, controle de estoque, entregas e afins. Em relação ao transporte, sua principal finalidade é garantir que as mercadorias ou matérias-primas cheguem ao destino no prazo acordado. Em resumo, a logística auxilia o deslocamento de produtos de um ponto a outro. 

Por mais que essa atividade seja recorrente em diversos negócios, em períodos sazonais, é preciso rever os processos para garantir sua eficiência e eficácia. Esse é o caso da logística para o final de ano, por exemplo. 

Segundo a pesquisa “Expectativas da Temporada de Compras 2023″, realizada pela empresa Meta, 87% dos consumidores pretendem deixar as compras do último trimestre para o Natal. Logo, dá para imaginar o pico de demanda nesta época, não é?

Por isso, se você atua com transporte e entregas, precisa definir estratégias para gerenciar seu trabalho, inclusive a logística reversa (devolução de produtos). 

A seguir, confira algumas dicas. 

Como organizar a logística para o final de ano? 5 etapas essenciais

1. Planejamento estratégico

O planejamento é o passo inicial para garantir a eficiência da logística para o final de ano. Esse plano deve englobar desde a gestão do estoque até o fechamento de parcerias estratégicas e a contratação de equipe adicional, se necessário. 

Basicamente, a organização ajuda a evitar problemas e, caso aconteçam, permite que você tenha uma “solução” rápida para cada imprevisto, como falhas e atrasos.

O planejamento deve ser feito antes do último trimestre do ano, e é fundamental garantir que todos os envolvidos nas operações estejam cientes e “na mesma linha”.

Para se planejar, você deve considerar:

  • histórico de operações dos anos anteriores;
  • previsão da demanda para o ano atual;
  • metas e objetivos para o período; etc. 

Também é importante lembrar que o planejamento pode (e provavelmente vai) sofrer alterações. Por isso, o mais importante é manter uma comunicação aberta e clara com os parceiros para assegurar que todos consigam desempenhar seu papel. 

2. Manutenção de frotas

A manutenção das frotas é crucial para conseguir lidar com o pico de demanda dessa temporada, principalmente porque este é o meio de realizar as operações.

Assim, agendar manutenções preventivas é importante para evitar problemas e reduzir o risco de avarias durante os meses de pico. Afinal, caso um veículo fique parado por falha mecânica ou outros imprevistos, podem ocorrer atrasos inesperados. 

3. Planejamento das rotas 

O planejamento das rotas é uma etapa chave para otimizar o tempo das entregas, um dos focos da logística para o final de ano. 

Quando as operações são otimizadas, além de melhorar a satisfação do cliente, você reduz custos operacionais, o que também é o objetivo de toda empresa de transporte. 

Então, considere fatores como distância, trânsito, pedágios e prazos para roteirizar as entregas da melhor forma possível. 

Não se esqueça de ser realista com o tempo de cada trajeto, considerando que alterações e imprevistos, como condições de tráfego, podem ocorrer.

4. Rastreamento em tempo real 

O rastreamento permite um acompanhamento em tempo real das remessas. Então, caso algo saia do esperado, é possível ter visibilidade da situação e definir uma solução, sem perder tanto tempo durante o processo. 

Afinal, ao optar pelo rastreamento, você consegue localizar os pedidos e até mesmo antecipar problemas. Além, claro, de fornecer uma atualização precisa ao cliente, um grande benefício para a sua satisfação. 

5. Automação de processos

Por fim, uma dica que pode ajudar a lidar com o volume alto de operações é contar com ferramentas e sistemas que permitam a automação de processos. 

Automatizar algumas etapas do transporte de cargas, como a emissão de documentos, o processamento e o rastreamento de pedidos pode melhorar a eficiência da sua equipe, reduzir erros e acelerar as etapas logísticas. 

Então, para preparar a logística para o final do ano, estude a possibilidade de implementar sistemas que minimizem a necessidade de trabalho manual.

A seguir, veja algumas soluções voltadas para a gestão das entregas.

Sistemas que podem contribuir para a gestão das entregas

1. Emissor de documentos fiscais

Você sabe que uma empresa que trabalha com transporte de cargas precisa emitir documentos fiscais, certo? 

Nesse sentido, a ferramenta contribui para otimizar as operações, tornando a emissão desses arquivos automática e facilitando seu compartilhamento com outros sistemas. 

2. Roteirizador e controlador de frotas

Um sistema de roteirização também pode auxiliar com a alta demanda do período, uma vez que ajuda a organizar as entregas (definir uma sequência), além de indicar qual a melhor rota baseada no prazo e outros fatores. 

Já o monitoramento de frotas é benéfico para acompanhar o andamento das operações, identificar disponibilidades da frota e confirmar o status da remessa. 

3. Gerenciador de tarifas

Esta solução também pode ser útil para empresas de transporte, pois facilita o cálculo de tarifas, tanto para fornecedores, quanto clientes. Logo, nessa temporada em que muitas operações acontecem simultaneamente, automatizar o processo pode otimizar o tempo. 

Esses são apenas alguns exemplos de ferramentas que podem contribuir para a logística da sua empresa, seja em períodos de alta demanda ou não. 

Felizmente, é possível encontrar diversas dessas funcionalidades em uma única solução, como a Emite Aí

Com a Emite Aí você tem acesso a um módulo de TMS de última geração e o mais completo do país, com tudo o que a sua empresa precisa para crescer. 

Quer saber mais? Então, solicite uma demonstração gratuita e descubra como a Emite Aí pode te ajudar!

Compartilhe:

Leia também