Saber o que é gestão de entrega e como implementá-la pode aumentar a eficiência operacional do seu negócio.
Afinal, o objetivo das empresas de transporte rodoviário é otimizar rotas, não é? A verdade é que só é possível alcançar este resultado com um bom gerenciamento das operações.
Então, que tal se preparar para um ano com mais organização e planejamento? A seguir, confira:
- como fazer gestão de entregas;
- como controlar as entregas com eficiência;
- qual a melhor forma de escolher um sistema de gestão de entregas.
Quer saber tudo sobre o assunto? Então, continue a leitura deste artigo. Vamos lá!
Afinal, o que é gestão de entrega?
A gestão de entrega na logística consiste na administração de todos os processos que envolvem uma remessa. Tal gerenciamento permite e facilita o cumprimento do prazo de cada operação, uma vez que a empresa conta com uma visão geral da entrega e consegue acompanhar o que está sendo feito.
A coordenação de cada etapa parece simples, mas é negligenciada por muitas empresas de transporte rodoviário, que acabam perdendo contratos pelo descumprimento dos acordos realizados.
Além disso, a falta de gerenciamento pode resultar em atrasos, problemas de comunicação com motoristas e parceiros, devoluções em excesso, entre outros problemas.
Benefícios da gestão de entrega
Uma empresa com uma gestão de entrega eficiente consegue:
- aumentar a produtividade da frota e reduzir custos;
- monitorar as remessas em tempo real;
- lidar com imprevistos e manter a segurança das cargas e dos condutores;
- manter uma comunicação constante entre a empresa, os motoristas e os clientes finais.
Leia também: Roubo de cargas: descubra as mais visadas e minimize os riscos
Como fazer gestão de entregas? 3 passos principais
Uma boa gestão de entrega deve ser baseada em três pilares: planejamento logístico, monitoramento em tempo real de cada etapa do processo e análise de indicadores para identificar gargalos e pontos de melhoria. Dessa forma, é possível otimizar as operações, garantir a entrega no prazo e melhorar a experiência dos clientes.
Abaixo, confira mais detalhes sobre cada um desses passos.
1- Planejamento logístico
A fase de planejamento engloba desde o controle e organização do estoque até uma roteirização eficiente. Basicamente, é a etapa que abrange todos os processos das operações comerciais.
Se esses pontos não são bem definidos, realizar a gestão das entregas se torna impossível, pois as etapas iniciais, como o processamento dos pedidos, podem atrapalhar todo o resto caso não sejam bem organizadas.
Uma dica para facilitar essa etapa é investir em sistemas que contribuam para a organização do estoque, a roteirização e a comunicação entre os envolvidos no transporte rodoviário.
2- Monitoramento em tempo real
O monitoramento das entregas é importante por dois fatores: permite a rastreabilidade das cargas e, portanto, que você identifique possíveis problemas e os resolva rapidamente; e atualiza automaticamente o cliente sobre o status do pedido.
Logo, os benefícios da gestão de entrega, neste ponto, valem tanto para a sua empresa, que pode acompanhar cada processo, como para o cliente, que tem uma experiência mais positiva com as atualizações regulares.
3- Análise de indicadores
Por fim, para que a gestão de entregas aumente a eficiência operacional, é preciso fazer uma análise constante do seu desempenho, realizando as mudanças necessárias para melhorar a assertividade do processo.
Para tanto, você deve contar tanto com a análise de cada indicador importante para as operações, quanto com o feedback dos clientes. Afinal, a experiência do consumidor pode ser a oportunidade ideal para identificar pontos de melhoria.
É importante também tirar os “dados do papel” e trazê-los para a rotina do seu negócio, ajustando as estratégias e o planejamento logístico e aprimorando as etapas do transporte de cargas.
Como controlar as entregas com eficiência?
A forma mais eficaz de controlar as entregas da sua empresa é por meio de um sistema de gestão. A ferramenta permite o acompanhamento de cada etapa da operação, além de automatizar diversas tarefas, reduzindo erros manuais e retrabalhos. Dessa forma, com um gerenciamento minucioso, as chances de concluir as rotas com sucesso são maiores.
Além de contar com um bom sistema, como saber se o controle das remessas está adequado? Conferindo os indicadores de desempenho na gestão de entregas!
Entre os KPIs mais relevantes para se atentar, estão:
- OTIF (On Time e In Full): On Time significa que a entrega dos produtos ocorre no prazo acordado, enquanto o In Full mede se as remessas estão em conformidade com as especificações do pedido, como a quantidade de itens.
- OFR (Order Fill Rate): mede a performance da empresa no processamento de pedidos, a quantidade de operações atendidas com sucesso e entregues conforme a solicitação do cliente.
- Percentual de entregas com avarias: percentual de mercadorias que foram danificadas durante o transporte e processo de entrega.
- Avaliação de desempenho dos motoristas: avaliação dos condutores em diferentes áreas, como habilidade na direção, cumprimento das normas da empresa, prazos das entregas e regulamentações de trânsito, entre outros.
Leia também: Exemplo de processo logístico: as etapas e o papel da automatização
Como escolher um sistema de gestão de entregas
Agora que ficou claro o que é gestão de entregas e seus benefícios, é hora de conhecer um sistema que pode te ajudar a colocar esse processo em prática.
Existem diversas opções de softwares que podem ser usados para um gerenciamento eficiente, por isso, é comum ter dúvidas na hora de decidir qual usar.
Para chegar a uma conclusão, nossa dica é elencar as necessidades da sua empresa e os processos da cadeia de operações. Dessa forma, você consegue encontrar a melhor tecnologia para a gestão de entrega.
Uma excelente alternativa é a Emiteaí, um sistema de gestão completo que conecta todo o processo logístico de um negócio.
Em nosso sistema, você encontra diversas funcionalidades que agilizam os processos e garantem mais eficiência nas entregas, como:
- emissão automática de documentos;
- gerenciamento de custos adicionais;
- controle de fluxo de caixa;
- geração automática de títulos;
- roteirização de entregas;
- monitoramento de frotas e muito mais.
Além disso, o software da Emiteaí é 100% flexível e pode ser integrado a outros sistemas e tecnologias.
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