Entender o que é logística verde — ou logística sustentável — não engloba apenas tomar consciência sobre as melhores práticas sustentáveis. Na prática, trata-se de compreender a importância da sustentabilidade para atrair e reter mais clientes e de conhecer os desafios dos novos processos.
Ao mesmo tempo, envolve saber que esse é um setor em pleno crescimento. Dados compartilhados pelo Allied Market Research mostram que o mercado de logística verde deve crescer mais de 8% entre 2023 e 2032.
E sua empresa, vai ficar de fora deste importante movimento? Para aprender como adotar a logística verde no dia a dia da sua transportadora, leia o artigo a seguir. Nas próximas linhas, você confere:
- o conceito da logística verde;
- a diferença entre a logística verde e a logística tradicional;
- vantagens e desvantagens da logística verde para as transportadoras.
Vamos lá?
Qual é o conceito de logística verde?
A logística verde é a aplicação de práticas sustentáveis nos processos logísticos para reduzir o impacto das ações no meio ambiente enquanto a empresa mantém suas atividades normalmente. Envolve todos os aspectos de empresas de logística, como embalamento, transporte e estoque.
E, sim, a logística verde é de extrema importância para o mundo atual, que cada vez mais volta seus olhos para o cuidado com a natureza.
A relevância do tema faz com que o setor movimente muito dinheiro, seja com a criação ou com a adoção de novas tecnologias — como softwares — e práticas para otimizar a logística e torná-la mais sustentável.
Aliás, a mesma pesquisa que mostramos no início deste artigo, do Allied Market Research, diz que a expectativa é de que o mercado movimente quase 3 bilhões de dólares mundialmente até 2032.
>>>> Aproveite para ler: tendências de logística — novidades da área para adaptar ao seu negócio
Qual a diferença entre logística verde e logística tradicional?
A principal diferença é que na logística verde a empresa se preocupa em adotar práticas sustentáveis, ao mesmo tempo em que mantém a qualidade e rapidez das suas entregas. Já na logística tradicional, por vezes, a preocupação com o meio ambiente fica em segundo plano. No lugar, o foco está unicamente nas entregas.
Dito isso, entre as principais práticas sustentáveis que compõem a logística verde, estão:
- busca pela melhoria contínua dos canais de distribuição de mercadorias, para otimização dos processos e redução do uso de combustíveis fósseis e outros insumos;
- reuso e reciclagem dos materiais — caixas e outros descartáveis —, para diminuir a produção de lixo;
- uso de fontes de energia renováveis nas instalações físicas, como armazéns;
- implementação de políticas internas de economia de energia elétrica e água;
- responsabilidade social com a adoção de práticas que visam ao bem-estar da comunidade em que se inserem — como plantio de árvores ou uso da rede de catadores local para fomentar a reciclagem de materiais descartados.
Agora que você sabe o que é logística verde e qual a diferença para a tradicional, que tal conferir as vantagens e desvantagens de adotar práticas mais sustentáveis na sua transportadora?
Quais as vantagens e desvantagens da logística verde?
A principal vantagem da logística verde tem relação com o meio ambiente, com a redução da pegada de carbono em logística. Afinal, os veículos usados no transporte costumam causar um grande impacto, já que emitem gases poluentes na atmosfera.
Entretanto, isso não significa que as empresas que aderem a essas práticas saem de “mãos abanando”.
Na verdade, tais negócios ganham pontos na sua imagem no mercado e se regularizam com os órgãos fiscalizadores do meio ambiente. Ou seja, se tornam mais bem-vistas aos seus clientes e não pagam multas por descumprir as regras de proteção ao meio ambiente.
Com o passar do tempo, há uma economia de custos. Isso porque o uso de insumos diminui e a otimização das rotas reduz os gastos com combustível e revisão da frota.
Contudo, também há desvantagens relacionadas aos desafios de adotar a logística verde atualmente.
Por exemplo, a falta de recursos aliada aos altos custos para alterar toda a estrutura de transporte, como veículos e armazéns para funcionar com energia renovável.
É preciso citar, ainda, o aumento das demandas e expectativas dos consumidores, que “forçam” as transportadoras a focar em um atendimento mais rápido em detrimento da sustentabilidade.
>>>> Aprenda mais: como reduzir os custos na operação? 5 medidas efetivas
Por que você deve adotar uma cadeia de suprimentos sustentável, afinal?
Uma pesquisa Opinion Box mostra que 86% das pessoas se preocupam, de alguma maneira, se as marcas que consomem adotam práticas sustentáveis.
Logo, aderir à logística verde não é apenas uma maneira de se enquadrar nas leis ambientais locais. É também uma forma de mostrar um diferencial para clientes, fornecedores e investidores e, assim, sair na frente da concorrência.
No final, sua empresa lucra mais e o meio ambiente ganha, já que sofre menos impactos em longo prazo.
Como a tecnologia se alia à logística verde?
Compreendeu o que é logística verde e por que adotar a prática na sua transportadora? Então, saiba que é possível superar os desafios relacionados aos custos e à logística de transporte com a ajuda da tecnologia.
Por exemplo, um bom sistema de TMS — gerenciamento de transporte — permite otimizar as rotas para sustentabilidade e o controle das entregas. Além disso, você reduz o uso de papel, uma vez que tudo ocorre na plataforma on-line.
Como resultado, você pode dizer que sua empresa contribui menos com o desmatamento. Para complementar, a versão digital dos documentos traz mais agilidade, controle e segurança para o dia a dia.
Vale ressaltar que a tecnologia é apenas um dos passos rumo ao sucesso de uma empresa de logística. Para aprender mais práticas, inclusive de sustentabilidade, confira o nosso guia para transportadoras e veja como gerenciar seu negócio do zero!