Um dos maiores desafios de uma transportadora é estruturar uma logística de entregas eficiente. Para que isso aconteça, a mercadoria deve ser enviada na quantidade certa, na hora e no lugares corretos. Esses pontos fazem elevar o nome da empresa, aumentando a taxa de satisfação e fidelização do cliente.
Quer saber como potencializar a logística de entregas na sua transportadora? Continue a leitura e veja nossas dicas.
O que considerar na logística de entregas eficiente
Esta logística é responsável por:
- Separação dos produtos;
- Identificação do melhor transporte para envio;
- Envio dos produtos ao destinatário;
- Confirmação da entrega pelos clientes.
Essas ações devem ser feitas visando o menor custo, de forma ágil e com segurança. O setor responsável deve estar atento ao tipo de carga, o veículo mais indicado, a rota, prazos e tempo de deslocamento.
Todo esse cuidado tem como objetivo tornar a experiência do consumidor positiva. Sabemos que uma boa experiência aumenta a taxa de satisfação e fidelização do cliente.
Os principais fatores que influenciam na logística de entregas
Conheça os 3 fatores que mais influenciam esse tipo de logística:
Particularidades da carga
O tipo de carga pode impactar no prazo. Perecíveis, por exemplo, precisam de atenção, pois a data de validade precisa ser respeitada. Carga considerada perigosa, pode precisar de um modo de armazenagem diferenciado. Pode causar acidentes para o transportador ou terceiros e ainda estar sujeita a legislações e restrições
Influências no Timing e requisitos da contratante
Atender as necessidades do cliente faz parte do dia a dia de uma transportadora, e com isso vem as alterações no timing da logística de entregas. É preciso ser cauteloso para que modificações não afetem toda a operação.
É imprescindível estar pronto para situações que fogem do controle. Como por exemplo, atraso na produção da mercadoria.
logística de entregas otimizada deve ter as possibilidades de alterações de rota e prazos mapeados, podendo atender rapidamente a solicitação diferenciada de uma empresa.
6 passos para otimizar a logística de entregas de maneira eficiente
A otimização de processos na logística de entrega é necessária para diminuir os custos e melhorar a qualidade na entrega dos produtos. Separamos os fatores que precisam ser considerados. Confira alguns deles:
Controle de estoque
Já imaginou se deparar com um produto que está em falta no momento do envio da mercadoria? Para evitar esse tipo de situação, faça uma gestão de estoque efetiva.
Essa gestão também é necessária para monitorar produtos que estão sem saída e que precisam de uma ação de marketing.
Realize o planejamento de rotas
Com o planejamento de rotas é possível analisar os melhores caminhos, o veículo mais econômico para determinada entrega, e até mesmo o que vai proporcionar um menor custo e tempo de entrega.
Com toda rota planejada há grandes chances de surpreender o cliente na hora da entrega.
Crie mapas de entrega
Ter um modelo visual para traçar todas as etapas da entrega de um produto é fundamental. Isso possibilita um alinhamento mais assertivo na distribuição de acordo com cada mercadoria.
Tendo êxito na execução de algum mapa, você pode replicar o modelo para produtos semelhantes ou então descartar aqueles que não deram certo.
Usar o same day delivery
O same day delivery, é um novo sistema logístico de entregas que consiste em efetuar as entregas para os clientes no mesmo dia em que as compras foram confirmadas ou realizadas.
Na prática, clientes que fazem pedidos até um certo horário do dia, recebem a encomenda no mesmo dia. Enquanto, aqueles que realizam suas compras depois do horário, recebem durante a noite.
Este sistema de entrega veio para ficar, embora ainda não haja muitas empresas que ofereçam esse serviço.
Inteligência artificial
Cada vez mais essa tecnologia vem otimizando por completo o setor logístico, em destaque a logística de entregas.
Podemos ressaltar a entrega antecipada, essa tendência foi criada pela Amazon. A empresa faz com que a entrega do produto comece a acontecer antes da compra ser finalizada, tudo isso baseado no histórico de compra do cliente.
O objetivo é que o cliente receba antes do prazo estipulado e aumente a taxa de fidelização. O risco é calculado e controlado por algoritmos. Se a compra não é finalizada o produto volta para a empresa de transporte e aguarda um novo potencial consumidor.
Os benefícios da IA na logística são inúmeros e tendem a ser cada vez mais promissores.
Garanta um bom treinamento para a sua equipe
Quando a equipe está treinada e bem preparada, ela é capaz de encontrar as melhores soluções para os mais diversos problemas.
Portanto, invista em treinamentos para todo o time de logística, não apenas para fazer uma excelente entrega, mas também para garantir que todas as etapas da logística de entregas sejam executadas.
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