KPIs de logística de transporte: veja os principais e como aplicar

KPIs de logística de transporte

Sumário

No mundo dinâmico da logística de transporte, onde cada minuto conta e a coordenação precisa é a chave para o sucesso, surgem desafios constantes que podem afetar a eficiência e a eficácia das operações. Nesse cenário desafiador, entram em cena os KPIs de logística de transporte.

Tratam-se de ferramentas de gestão indispensáveis, que orientam e fornecem insights valiosos e mensuráveis sobre o desempenho de toda a operação.

Os KPIs se tornam aliados fundamentais, permitindo que gerentes, operadores e analistas tomem decisões informadas e estratégicas, ajustando os rumos das atividades em tempo real.

Quer saber mais? Então continue a leitura para descobrir quais os KPIs mais utilizados na logística e como implementá-los na sua empresa.

O que é KPI de transporte?

Os KPIs (Key Performance Indicators, ou Indicadores-chave de Desempenho) na logística de transporte são métricas usadas para quantificar o desempenho e a eficiência dos processos relacionados ao transporte de cargas em uma empresa.

As ferramentas fornecem insights de extremo valor sobre diferentes aspectos das operações de transporte. A partir daí, permitem que as empresas façam o monitoramento e a análise de dados para, assim, promover a melhoria contínua de seus processos.

Com os KPIs, é possível identificar gargalos, oportunidades de melhoria e tomar decisões bem informadas, com base em dados concretos em vez de achismos.

Os indicadores de desempenho permitem que gestores e analistas tenham acesso a uma visão objetiva sobre a performance da empresa.

Dessa maneira, consegue-se traçar estratégias e planos de ação com foco em melhorar a qualidade do serviço, reduzir custos, minimizar atrasos e aumentar a satisfação do cliente.

Agora, vamos ver quais são os KPIs mais importantes e o que cada um faz.

Quais os KPIs mais utilizados na logística?

Os indicadores de desempenho logístico mais utilizados são:

  1. Tempo de entrega
  2. Taxa de entregas no prazo
  3. Perfect Order Rate (POR)
  4. Custo total de transporte
  5. Índice de devoluções
  6. Nível de satisfação do cliente
  7. Eficiência de roteirização
  8. Taxa de Retorno de Investimento (ROI) Logístico
  9. Nível de estoque
  10. Custo por pedido
KPIs de logística de transporte

Siga em frente para entender mais sobre cada um.

1 – Tempo de entrega

Também conhecido como OTD (On Time Delivery), mede o tempo decorrido desde o momento em que um pedido é feito até a entrega final ao cliente.

Esse é um dos principais exemplos de KPI na logística. Ajuda a identificar empecilhos na cadeia logística, aumentando a agilidade no processo de entrega. Dessa forma, também é capaz de reduzir os custos com a mão de obra e o transporte, otimizando rotas.

A consequência é o aumento da competitividade no mercado e da fidelização de clientes.

2 – Taxa de entregas no prazo

Também conhecido como OTIF (On-Time In-Full), o indicador avalia a proporção de pedidos que são entregues dentro do prazo acordado com o cliente, medindo em porcentagem.

O indicador é essencial para manter a satisfação do cliente e a credibilidade da transportadora, já que auxilia na redução de reclamações e cancelamentos de pedidos, melhorando a imagem da marca.

Além disso, otimiza a gestão de estoque e prazos de entrega, diminuindo os custos com expedição e reentrega de pedidos atrasados. 

3 – Perfect Order Rate (POR)

O foco do KPI de logística de transporte em questão é monitorar a quantidade de entregas feitas com perfeição, incluindo itens corretos, quantidade adequada, embalagem intacta e documentação completa.

O índice é muito importante para atestar a eficiência da cadeia logística. Ele fortalece principalmente o processo de picking (separação de produtos no estoque) e packing (processo de embalagem da mercadoria para envio), também reduzindo perdas e desperdícios.

Com isso, há menos custos com devoluções e reprocessamento de pedidos.

>>> Leia também: Carga e descarga de mercadorias: como fazer o serviço com excelência?

4 – Custo total de transporte

Esse KPI busca avaliar toda a estrutura de custos da operação logística. Engloba, por exemplo, custos com fretes, pedágios, combustível, manutenção, entre outros. Ou seja, torna-se mais fácil implementar medidas para economizar.

É possível também fazer a análise do indicador considerando a média de custos por quilômetro rodado.

O processo contribui para as otimizações de rotas e a escolha do modal de transporte mais adequado. 

5 – Índice de devoluções

Avalia a proporção de produtos que são devolvidos em relação ao total de produtos entregues. O KPI de Índice de devoluções ajuda a identificar problemas de qualidade ou erros de entrega.

Com a identificação de problemas, é possível fazer implementações de medidas para reduzir as devoluções, como melhoria de qualidade, política clara de retorno, entre outras.

Aplicando soluções de melhoria, a transportadora lida menos com reprocessamento de devoluções e desperdícios.

6 – Nível de satisfação do cliente

Mensura o quão satisfeitos os clientes estão com os serviços de entrega feitos pela empresa. Além disso, ajuda a identificar aspectos que precisam de aprimoramento.

O nível de satisfação pode ser mensurado por meio de pesquisas, geralmente estruturadas de modo que os clientes possam dar notas ou fazer comentários em um formulário.

Implementando ações para aumentar a satisfação do cliente, a empresa impulsiona a fidelização e a competitividade no mercado, ao mesmo tempo em que diminui reclamações e cancelamentos de pedidos. Trata-se de um KPI essencial para a criação de uma boa imagem da marca.

7 – Eficiência de roteirização

Avalia a eficácia das rotas planejadas, considerando fatores como distância percorrida, tempo gasto e otimização de recursos.

Tais indicadores medem e impulsionam o desempenho logístico, contribuindo para um planejamento mais inteligente e uma execução mais produtiva e eficiente das operações.

É possível minimizar a quilometragem percorrida e o consumo de combustível, o que resulta em entregas mais rápidas e reduz custos com transporte.

8 – Taxa de Retorno de Investimento (ROI) Logístico

O ROI Logístico é uma medida que calcula o retorno financeiro obtido em relação aos investimentos realizados nas operações logísticas de uma empresa. Trata-se de uma métrica essencial para avaliar a eficácia desses investimentos.

Monitorar o ROI permite que as empresas identifiquem oportunidades de otimização, tomem decisões estratégicas embasadas em dados e maximizem a eficiência e a rentabilidade de suas operações logísticas.

9 – Nível de estoque

Também chamado de Cobertura de Estoque, o nível de estoque tem um significado bem intuitivo: mede a quantidade de produtos que estão em estoque em um determinado momento.

Esse registro ajuda a garantir a disponibilidade de itens para atender à demanda dos clientes, evitando obsolescência e perda de vendas. Ou seja, é uma ótima ferramenta de controle.

10 – Custo por pedido

O último exemplo de KPI na logística é esse indicador que calcula o custo médio associado ao processamento de cada pedido, incluindo valores relacionados ao transporte, como frete e manuseio. Ele fornece insights valiosos sobre a eficiência das operações logísticas do transporte.

Monitorar o custo por pedido ajuda a identificar áreas de ineficiência no processamento de pedidos, incluindo questões relacionadas ao transporte, e pode ajudar na implementação de medidas corretivas para otimizar os custos e a eficiência do processo.

Qual a importância de monitorar KPIs de logística?

O monitoramento de KPIs de logística de transporte é de suma importância para o sucesso de qualquer empresa. Por meio da coleta e da análise regular de dados, os KPIs fornecem insights valiosos sobre diversos aspectos da operação, permitindo identificar pontos fortes e fracos. 

Assim, é possível melhorar a eficiência operacional, garantir a qualidade do serviço, reduzir custos, tomar decisões estratégicas e identificar oportunidades de melhoria.

Esses são ótimos benefícios, que funcionam ainda melhor se monitorados continuamente, no dia a dia das operações.

O acompanhamento das métricas permite que as transportadoras estejam sempre otimizando seus processos de entrega e gastos, mantendo uma posição competitiva no mercado. Afinal, o setor está em constante evolução e sua marca deve acompanhar esse movimento.

Dessa forma, o negócio se torna consistente e inovador, o que satisfaz as expectativas dos clientes.

Entendeu qual a importância de monitorar KPIs de logística de transporte?

Então veja também como colocar o acompanhamento em prática e interpretar os dados obtidos

Como monitorar e interpretar os KPIs?

A melhor forma de fazer o monitoramento é determinar a frequência ideal para cada KPI, considerando a natureza do indicador e a necessidade de gerar ideias para a tomada de decisões.

KPIs com alta volatilidade, por exemplo, podem precisar ser monitorados com mais frequência, enquanto os mais estáveis podem ser acompanhados menos vezes.

Também é uma boa ideia investir em sistemas de monitoramento para coletar os dados relevantes dos KPIs, como sistemas de gestão de transporte (TMS), sistemas de gestão de armazém (WMS), software de rastreamento de frota, entre outros.

Essas ferramentas, em geral, exibem as informações por meio de gráficos, tabelas e outros formatos visuais, facilitando a compreensão.

Além disso, a tecnologia pode servir de auxílio para interpretar os KPIs de logística de transporte, identificando padrões e encontrando pontos de melhoras, pioras e estabilidade. Assim, você descobre correlações complexas que poderiam passar despercebidas em análises manuais e evita erros humanos na interpretação de dados.

Como e quando usar KPIs? É isso que veremos a seguir.

Como implantar KPIs de logística de transporte?

Os indicadores de desempenho logístico ajudam a tomar decisões orientadas por dados e elevar o patamar da gestão de transporte.

Tendo o fato em vista, separamos 6 dicas que podem te orientar no processo de implementação dos KPIs de logística de transporte que acabamos de citar.

  1. Certifique-se de alinhar todos os KPIs com os objetivos estratégicos abrangentes da sua empresa, garantindo coesão entre as métricas e as metas organizacionais.
  2. Garanta que cada KPI seja formulado com clareza. As métricas precisam ser intuitivas e acessíveis, promovendo a compreensão sólida e a tomada de decisão informada.
  3. Evite qualquer contradição entre os KPIs de logística de transporte. Busque uma coexistência harmoniosa e consistente entre as métricas, permitindo uma avaliação abrangente do progresso.
  4. Defina, para cada KPI, um nível minimamente aceitável, fornecendo um ponto de referência factível para avaliação e melhoria contínua.
  5. Ofereça recompensas tangíveis para as equipes de trabalho, estimulando a dedicação extra para a obtenção de resultados de alto nível.
  6. Persista na atualização periódica de todos os KPIs, reconhecendo que a relevância e a eficácia das métricas podem diminuir ao longo do tempo.

Veja também: Gestão de qualidade logística: ferramentas + erros + dicas GUIA

Quando aplicar KPIs para obter resultados?

Os KPIs são mais eficazes quando aplicados em situações em que é necessário medir e melhorar o desempenho em áreas específicas da empresa.

Por exemplo, quais objetivos você deseja alcançar com a logística? É redução de custos, mais eficiência ou mais satisfação para o cliente? Com isso definido, vincule os KPIs específicos a esses objetivos e garanta que a coleta e análise de dados estejam direcionadas aos pontos mais relevantes.

Considere também quais áreas da logística têm mais potencial de gerar resultados tangíveis com a aplicação dos KPIs. Pense em todas áreas da operação, como o estoque, as rotas ou as entregas.

Acompanhando de perto os KPIs aplicados e tomando medidas corretivas quando necessário, sua empresa pode alcançar as metas estabelecidas.

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Emiteaí: sua aliada na gestão logística

Agora que você já sabe quais são os principais KPIs de logística de transporte, que tal contar com a tecnologia para ser sua aliada?

A Emiteaí oferece soluções especializadas para aprimorar as suas operações logísticas.

Com a nossa plataforma, você tem acesso a um dashboard para acompanhar dados necessários para o cálculo dos indicadores de desempenho e tomar decisões mais assertivas sobre diferentes aspectos do negócio.

Além disso, a Emiteaí te ajuda a fazer a gestão de documentos, operacional e financeira das etapas do transporte de cargas, garantindo que as mercadorias sejam entregues com segurança e sempre dentro dos parâmetros legais.

Pela plataforma da Emiteaí, é possível:

  • receber todos os documentos emitidos para a sua empresa;
  • emitir documentos em uma única plataforma, independente do volume da carga;
  • garantir a segurança de todos os dados;
  • ter previsibilidade e organização no fluxo de caixa;
  • acompanhar as entregas em tempo real;
  • ter rapidez na liberação das entregas;
  • fazer o controle de ocorrências, como custos não planejados na operação;
  • fazer a auditoria de fretes.

Quer conhecer mais sobre essas e outras soluções da Emiteaí? Entre em contato com a gente agora mesmo!

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