O que é ERP na logística? Vale a pena contratar este serviço?

o que é erp na logística

Sumário

Entender o que é ERP na logística e qual é o papel do sistema no dia a dia das transportadoras pode melhorar, e muito, o dia a dia dos gestores. 

O software une diversas atividades em uma única plataforma — inclusive, com integrações com ferramentas externas. O resultado é que a gestão acontece em um só lugar. 

Graças a este benefício, há um aumento crescente dos negócios que o adotam. A expectativa é de que o mercado brasileiro de sistemas ERP cresça mais de 5% até 2028, segundo o Statista.

Essa informação mostra que as empresas percebem o valor dessa ferramenta e estão dispostas a adotá-la. 

Quer entender o porquê? Então, continue a leitura, pois, no artigo a seguir, explicamos o que é sistema ERP na logística, quais os usos estratégicos do software e as vantagens de aderir a um sistema desenvolvido por uma empresa terceirizada!

O que é sistema ERP na logística?

A sigla ERP significa Enterprise Resource Planning. Na prática, trata-se de um sistema de gestão integrado, usado para centralizar e automatizar processos vitais relacionados aos procedimentos logísticos de uma transportadora — como transporte de carga, gestão de estoque e controle financeiro. 

O ERP permite uma visão mais abrangente e em tempo real do setor logístico. Assim, facilita a administração dos recursos disponíveis e permite prever demandas e planejar entregas com mais precisão. 

Ao coletar dados de diversas áreas, é possível cruzar as informações para obter insights poderosos. Por exemplo, em qual época do ano há mais entregas ou quais as melhores rotas para dias de chuva. 

>>>> Aproveite para ler: quais são as melhores ferramentas de logística? + Como escolher

Qual a importância do ERP no plano de logística? 

Adotar um sistema ERP aumenta a eficiência dos processos logísticos das transportadoras e reduz os custos operacionais, afinal, o software automatiza tarefas importantes, mas repetitivas. Como resultado, as empresas poupam tempo e diminuem erros causados, por exemplo, por falta de atenção ao preencher os dados. 

Adicionalmente, é possível usar o ERP para gerenciar a frota de veículos e motoristas, organizar as rotas e os planos de carregamento dos caminhões e ainda emitir documentos fiscais. Ou seja, atividades essenciais para uma boa gestão logística. 

Devido a essas características, adotar um software robusto entrega:

  • aumento da produtividade; 
  • mais controle sobre os processos logísticos; 
  • ajuda na tomada de decisões por meio dos dados coletados durante as operações diárias; 
  • melhora da experiência dos clientes, por proporcionar entregas mais rápidas.

Compreendeu o que é e qual a importância do ERP no plano logístico? Logo abaixo, confira se vale mais a pena desenvolver um sistema próprio ou terceirizar!

Desenvolver ou terceirizar o ERP para logística? Prós e contras de cada um

Agora que você entendeu o que é ERP na logística e os usos no dia a dia das transportadoras, chegou o momento de conferir as vantagens e desvantagens de desenvolver ou terceirizar o ERP para logística

Vamos lá? 

1. Vantagens e desvantagens de desenvolver um ERP

Uma das vantagens de ter uma solução de ERP é o controle sobre a aplicação. Ao criar o recurso, seu time tem uma ferramenta dedicada exclusivamente para suas necessidades. Ou seja, apenas com as funcionalidades que precisa usar, com o design que achar mais adequado etc. 

Porém, entre as principais desvantagens em desenvolver um ERP próprio estão os altos custos de desenvolvimento

O motivo é que é preciso ter uma equipe de TI interna preparada para trabalhar na criação do sistema. Esta demanda aumenta os gastos, já que é preciso investir em recrutamento e seleção, treinamento, encargos trabalhistas e equipamentos de trabalho.

E os custos continuam altos mesmo quando o ERP estiver em funcionamento, uma vez que ainda há manutenções periódicas para resolver problemas e atualizações contínuas. Logo, é um trabalho que não para.

2. Vantagens e desvantagens de contratar um ERP 

É verdade que ao contratar um sistema ERP você perde um pouco do controle sobre as funcionalidades, já que a ferramenta foca o público em geral. Portanto, tem aplicações que nem sempre se enquadram no seu negócio.

Por outro lado, há diversas vantagens em contratar um ERP de serviços logísticos especializados. As principais são os menores custos de adoção — você não precisa de uma equipe de desenvolvimento própria — e o acesso automático a atualizações

Desse modo, você sempre recebe o que há de novidade no mercado assim que fica disponível na plataforma contratada. 

Contratar também traz escalabilidade. Isto é, a empresa consegue expandir suas operações sem gastar a mais, visto que o sistema já está pronto para suportar um aumento de solicitações.

Fora isso, há também o benefício de um suporte especializado sem pagar a mais, além da possibilidade de integração com outras soluções.

Um bom exemplo é a união entre ERP e o TMS — Transportation Management System, ou, em português, sistema de gestão de transporte —, que é essencial para qualquer transportadora de sucesso. 

>>>> Veja também: tendências de logística — novidades da área para adaptar ao seu negócio

Afinal, o que é TMS e qual a relação com o ERP na logística?

No tópico anterior, você aprendeu o conceito de TMS. Agora é hora de explicar um pouco melhor sobre a relação desse sistema com o ERP na logística. 

Em suma, o TMS é um sistema de gerenciamento de transporte, que serve para controlar a gestão de transporte de uma transportadora. Por exemplo, manutenção de frotas, gestão de fretes, controle de entregas e despacho de cargas. 

Além disso, o TMS não apenas integra, como complementa o sistema ERP. Combinar os dois softwares é uma maneira de expandir seus usos para fazer uma gestão ainda mais assertiva. 

As vantagens de um TMS seu ou de fora são as mesmas que explicamos no tópico anterior. Um sistema próprio dá mais controle. Contudo, contratar um especializado garante a integração com o ERP e sai mais barato. 

Compreendeu o que é ERP na logística e a importância de usá-lo junto com um bom TMS? Então, que tal conferir nosso guia para transportadoras de sucesso

No material, você encontra as melhores dicas para gerenciar seu negócio e levá-lo ao sucesso!

  1. Home
  2. »
  3. Gestão
  4. »
  5. O que é ERP na logística? Vale a pena contratar este serviço?
Compartilhe:

Leia também