Entender o que é logística de transporte e qual o seu papel no dia a dia das transportadoras permite que os gestores lidem melhor com os desafios que rondam o setor. Entre os principais, erros com pagamentos e atrasos que geram prejuízos.
Vale a pena destacar que um bom planejamento logístico é crucial para que o setor de transportes funcione corretamente. Isso porque só com uma gestão eficiente é possível entregar rapidamente e com segurança.
Quer aprender mais sobre o tema? Então, continue a leitura, pois, nas próximas linhas, você confere o que é e qual é o papel da logística na área de transporte, assim como dicas para superar os principais desafios enfrentados pelo setor. Vamos lá?
O que é logística de transporte?
A logística de transporte envolve todas as atividades essenciais para que os produtos cheguem aos destinos corretos no menor tempo possível, como: bom planejamento das rotas, monitoramento e gerenciamento das frotas de veículos e execução de um plano de entrega que traga agilidade para o fluxo de trabalho.
Agora, vamos entender quais são os tipos de logística de transporte e qual o papel que cada um desempenha no dia a dia de uma transportadora.
>>>> Veja também: quais são as melhores ferramentas de logística? + Como escolher
Quais são os tipos de logística de transporte?
Os principais tipos de logística de transporte são:
- suprimentos;
- produção;
- distribuição;
- reversa;
- integrada.
Veja mais sobre cada um logo abaixo!
1. Suprimentos
A logística de transporte de suprimentos fica logo no início da cadeia de produção. Este tipo diz respeito às etapas de coleta e entrega das matérias-primas — suprimentos — usadas na fabricação dos mais variados produtos.
Vale ressaltar que esse tipo de logística de transporte é essencial, já que determina o início das produções. Por isso, as entregas precisam ser ágeis e de qualidade.
2. Produção
Já a logística de transporte de produção trabalha com a movimentação e armazenamento dos materiais entre as diferentes unidades da fábrica.
O objetivo é garantir a boa distribuição dos suprimentos para não atrapalhar a produção ou causar desperdícios. Por exemplo, ao atrasar a entrega de produtos perecíveis ou de uso urgente.
3. Distribuição
A logística de transporte de distribuição, por sua vez, foca no envio dos produtos já prontos aos clientes. Aqui, a transportadora é responsável por coletar, armazenar e processar todos os pedidos, bem como monitorar o processo de entrega.
4. Reversa
Após a etapa de distribuição, vem a logística de transporte reversa. Na prática, consiste na coleta dos produtos e outros materiais para ser reutilizados — caso estejam em boas condições —, reciclados ou descartados corretamente.
O objetivo principal é reduzir a quantidade de poluentes jogados no meio ambiente.
>>>> Aprenda mais sobre o assunto em: Logística reversa e suas implicações no e-commerce
5. Integrada
Por último, temos a logística de transporte integrada, que engloba todos os tipos para centralizar e otimizar as atividades. Assim, todas as ações ficam interligadas, o que traz ainda mais agilidade para as entregas.
Qual o papel da logística na área de transporte?
O papel da logística na área de transporte é encontrar formas mais ágeis, seguras e baratas de levar as mercadorias aos clientes. Ou seja, o objetivo é aumentar a eficiência das ações das transportadoras e, assim, melhorar os resultados a curto e longo prazo.
Quando falamos sobre produção, esse processo possibilita que os insumos e produtos cheguem a tempo nas fábricas e centros de distribuição. Assim, as vendas seguem normalmente.
Adicionalmente, a logística de transporte melhora a experiência dos clientes da empresa. Isso porque um bom planejamento faz com que as entregas sejam mais rápidas e seguras, o que contribui também para a retenção desses consumidores.
Como resultado, eles ficam mais satisfeitos, o que nos leva a um ponto extra: uma imagem mais positiva da empresa no mercado, que fica conhecida como um empreendimento comprometido com a qualidade do serviço prestado.
Para isso, as empresas aplicam estratégias e ferramentas modernas para otimizar o funcionamento do setor — por meio de uma boa gestão e automação de processos. Porém, falaremos sobre essas soluções mais adiante. Antes, confira quais os desafios enfrentados pelas transportadoras!
Quais os principais desafios das transportadoras em relação à logística?
Os principais desafios da operação de transportes enfrentados pelas transportadoras são:
- prejuízos causados por erros na geração dos pagamentos pelo transportador, roubo de cargas, dificuldade de entregas, pagamento de ajudantes e aumento da tributação de transporte;
- problemas no controle dos veículos, sejam agregados, carreteiros ou próprios;
- atrasos nas entregas causados pela demora na emissão dos documentos, excesso de processos manuais, retrabalhos por causa de equívocos e burocracia;
- informalidade dos parceiros de transporte, o que aumenta o risco de multas e outras penalizações decorrentes da apresentação de documentos irregulares;
- sistemas que não se integram entre si, o que atrapalha o processo de gestão.
E, frente a todos esses desafios, como otimizar a logística de transporte? Confira algumas dicas práticas a seguir!
Como otimizar a logística de transporte?
Agora que você já sabe o que é logística de transporte e quais os principais desafios enfrentados pelo setor, saiba que, para superar esses problemas e otimizar o processo de entregas da sua transportadora, é importante:
- roteirizar as entregas para escolher os caminhos mais assertivos até os clientes;
- acompanhar, em tempo real, o transporte para agir rapidamente em qualquer contratempo — trânsito, falta de documentos, estradas interditadas e outros imprevistos;
- gerenciar a frota, o que inclui o controle dos motoristas e da manutenção preventiva dos veículos;
- monitorar a emissão dos documentos fiscais e valores dos fretes.
E como o TMS pode ajudar na logística? Essa ferramenta — conhecida em português como sistema de gerenciamento de transporte — permite que a transportadora gerencie suas atividades de um só lugar, ao realizar:
- cadastro e emissão de documentos;
- acompanhamento das entregas;
- cadastro de taxas e tarifas devidas;
- automação de processos;
- integração com outras plataformas;
- controle de frete.
E diversas outras funções!
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