Qual a diferença entre seguro de transportes e seguro de responsabilidade civil do transportador? 

responsabilidade civil transportadora seguro transporte

Sumário

A diferença entre seguro de transportes e seguro de responsabilidade civil do transportador é que o primeiro indeniza o proprietário da carga, enquanto o segundo protege quem transporta as mercadorias.

Entender qual a diferença entre seguro de transportes e seguro de responsabilidade civil do transportador é fundamental para mitigar riscos e garantir a proteção adequada durante o transporte de mercadorias.

Eles protegem tanto o proprietário da carga como o profissional responsável por transportá-las, no caso de eventuais sinistros durante o trajeto.

Tais seguros garantem a indenização adequada para reparar ou substituir a mercadoria afetada.

Sem perder isso de vista, convidamos você a dar sequência à leitura deste conteúdo para compreender melhor:

  • O que é seguro de transporte?
  • O que é seguro de responsabilidade civil do transportador?
  • Quais são os tipos de seguro de responsabilidade civil do transportador?
  • Qual a diferença entre seguro de transportes e seguro de responsabilidade civil do transportador?

O que é seguro de transporte?

O seguro de transporte é aquele  que visa proteger a carga em trânsito. Durante o deslocamento, ele garante a devida indenização caso a mercadoria sofra algum tipo de dano.

Quem contrata o seguro de transporte é o proprietário da carga, podendo este ser o remetente ou o destinatário.

O que cobre o seguro de transporte?

O seguro de transporte costuma indenizar o proprietário da carga no caso de sinistros, como:

  • acidentes,
  • roubos,
  • incêndios,
  • extravios. 

A amplitude da cobertura  pode variar de acordo com condições previamente acordadas entre o contratante e a seguradora.

No entanto, existem algumas situações que dificilmente são asseguradas. Por exemplo:

  • danos ou perdas resultantes de vícios próprios da mercadoria;
  • falta de cuidado no acondicionamento da carga ou embalagem inadequada;
  • desgaste natural durante o transporte;
  • manipulação inadequada da carga ou negligência do segurado;
  • restrições de cobertura para determinados tipos de carga.

Veja também:

Averbação de carga: o que é? Como fazer? Quanto custa?

O que é responsabilidade civil do transportador?

A responsabilidade civil do transportador se refere à obrigação legal que o profissional responsável por conduzir a carga tem de indenizar terceiros no caso de danos ou prejuízos decorrentes de sinistros em trânsito.

Essa responsabilidade decorre do contrato de transporte firmado entre o transportador e o contratante.

Nesse contexto, é válido destacar que o  transportador é considerado legalmente responsável por garantir a integridade e a segurança das mercadorias que ele transporta. 

Assim, caso haja avarias, extravios ou roubo da carga sob sua responsabilidade, ele será obrigado a ressarcir o proprietário da carga.

E é aí que entra o seguro de responsabilidade civil do transportador.

O que é seguro de responsabilidade civil do transportador?

O seguro de responsabilidade civil do transportador (RCTR-C) tem como objetivo proteger financeiramente o transportador contra prejuízos causados por eventos adversos à carga que ele transporta, como roubos e acidentes.

Caso ocorra algum sinistro em trânsito, esse seguro cobre os prejuízos, evitando que os danos  recaiam sobre os ombros do transportador – uma vez que ele é legalmente responsável por garantir a segurança e a integridade das mercadorias que transporta.

O seguro RCTR-C garante a indenização de terceiros que possam ser prejudicados com os sinistros de carga. Isso ajuda a evitar ações judiciais e a reduzir os danos.

Quais são os tipos de seguro de responsabilidade civil do transportador?

Existem, basicamente, 4 tipos de seguro de responsabilidade civil do transportador. São eles:

  • Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga – RCTR-C: específico para o transporte rodoviário de cargas;
  • Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Aéreo de Carga – RCTA-C: destinado para o transporte aéreo de cargas;
  • Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Marítimo – RCTM: voltado para o transporte marítimo de cargas;
  • Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Ferroviário de Carga – RCTF-C: direcionado ao transporte ferroviário de cargas.

Qual a diferença entre seguro de transportes e seguro de responsabilidade civil do transportador?

A diferença entre seguro de transportes e seguro de responsabilidade civil do transportador é que o primeiro indeniza o proprietário da carga, enquanto o segundo protege quem transporta as mercadorias.

O seguro de transporte protege o dono da carga caso esta passe por algum sinistro durante o transporte, como roubos, acidentes, avarias, extravios, entre outros.

Já o seguro de responsabilidade civil do transportador visa proteger o próprio transportador contra eventuais prejuízos relacionados a possíveis sinistros de carga em trânsito – tendo em vista que é sua responsabilidade  garantir a segurança e a integridade das mercadorias que ele transporta.

Dessa forma, ele não precisa ressarcir, sozinho, os danos causados a terceiros resultantes de sinistros no transporte de cargas. A seguradora cobre tudo – desde que as condições estejam devidamente especificadas em contrato.

E então, ficou claro qual a diferença entre seguro de transportes e seguro de responsabilidade civil do transportador? Como você pôde conferir, ambos são indispensáveis para mitigar riscos e proteger todas as partes envolvidas na operação logística.

Compreender ambos os seguros e como eles funcionam é indispensável para que se consiga tomar decisões conscientes com foco em obter a melhor proteção durante todo o trajeto.

E mais: é importante conhecer os detalhes e as coberturas oferecidas por cada modalidade de seguro, a fim de garantir uma proteção abrangente e eficaz.

Além disso, você deve ficar atento à documentação necessária que deve acompanhar a carga. Não emitir os documentos ou fazê-lo de forma incorreta pode gerar problemas financeiros e fiscais (tanto para quem é dono da carga como para a transportadora).

Para te ajudar nisso, saiba que você pode contar com a Emiteaí. Oferecemos a solução tecnológica ideal que permite centralizar a emissão de documentos em uma única plataforma. E o melhor: tudo é feito em 1 minuto, independentemente do volume da carga.

Entre em contato com a gente e conheça mais sobre nossas soluções!

Foto: br.freepik.com/fotos-gratis/trafego-na-estrada
  1. Home
  2. »
  3. Fiscal
  4. »
  5. Qual a diferença entre seguro de transportes e seguro de responsabilidade civil do transportador? 
Compartilhe:

Leia também