O transporte para e-commerce é o que garante que os itens cheguem às mãos dos clientes no prazo previsto e sem avarias. E, com o aumento exponencial das compras on-line, é cada vez mais necessário tomar cuidado com a movimentação dessas cargas.
Segundo o relatório da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), o setor de e-commerce faturou mais de R$ 185 milhões em 2023. Só o montante dos pedidos alcançou a marca dos R$ 395 milhões.
Com tantas compras, é normal pensar em como essas mercadorias chegam até os consumidores, concorda? Na prática, o processo depende de uma operação logística bem estruturada para garantir a agilidade e qualidade das entregas.
Quer entender como funciona o transporte para e-commerce?
Então, continue a leitura, pois, neste artigo, explicamos todos os detalhes, inclusive, como funciona o frete para e-commerce e dicas de como escolher a melhor transportadora para sua empresa.
O que é transporte para e-commerce?
O transporte para e-commerce é um serviço oferecido pelas empresas de logística que envolve as ações de coleta, deslocamento e entrega dos produtos vendidos pela internet aos clientes. A qualidade deste fluxo é essencial para a boa experiência dos consumidores, que esperam receber suas compras rapidamente.
Existe mais de uma modalidade de transporte para marketplace. As principais são os Correios — uma empresa estatal com funcionamento em todo o país — e as transportadoras privadas.
A empresa faz as entregas por meios aéreos ou rodoviários. Ademais, ainda existe a opção de transporte rápido, por meio das entregas expressas, que, no geral, são cargas com demanda urgente e, por isso, priorizadas durante o processo logístico.
Sabia que o caminho que um produto percorre de uma loja virtual até a casa do consumidor depende de várias etapas para manter sua eficiência operacional?
Para entender como esse fluxo de entregas funciona, confira nosso guia completo com o passo a passo de um processo logístico para e-commerce!
Como funciona o frete para e-commerce?
O frete para e-commerce funciona a partir da análise de questões como peso e dimensões dos produtos, distância entre o local de venda e a casa do cliente, tributos — como o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias (ICMS) — e até mesmo a urgência do procedimento.
O objetivo da taxa de frete é cobrir os custos logísticos das entregas. No geral, as principais modalidades para o comércio on-line são: grátis, econômica, fixa ou expressa — que, no geral, tem um custo maior pela priorização do transporte das mercadorias.
Além disso, os valores variam conforme o tipo de transportadora — Correios ou empresa privada.
Qual a melhor logística para e-commerce?
As melhores práticas de logística de transporte para e-commerce são:
- mapear seus processos logísticos;
- prever as demandas de compra;
- manter seu estoque organizado;
- contratar uma boa transportadora.
Veja mais detalhes a seguir!
1. Mapear seus processos logísticos
Além de entender o que é transporte para e-commerce, certifique-se de mapear seus processos internos. Entenda como o seu fluxo logístico funciona, as etapas necessárias até que as mercadorias cheguem aos clientes.
Por exemplo, após a confirmação de pagamento, o sistema envia o pedido para o estoque a fim de selecionar os itens correspondentes. Em seguida, emite os documentos fiscais, calcula o frete e contata os entregadores.
Os documentos fiscais obrigatórios são aqueles que você precisa emitir para evitar problemas com a fiscalização durante suas entregas. Confira a lista dos mais importantes no nosso blog!
2. Prever as demandas de compra
A segunda dica para organizar a logística do seu e-commerce é prever as épocas de alta demanda de compra. Isto é, os períodos de maior movimentação de pedidos que sobrecarregam seu sistema de transporte e prejudicam a experiência do consumidor.
Para tanto, use os dados históricos de vendas para ver quais épocas são mais movimentadas, como datas comemorativas.
Com estes insights, você se prepara para atender com mais eficiência, mediante a contratação de colaboradores temporários ou de outra empresa de transporte para dar conta de todas as entregas a tempo.
3. Manter seu estoque organizado
A logística para e-commerce também envolve a organização do seu estoque. Lembre-se: um inventário em ordem agiliza a busca pelas mercadorias e, consequentemente, o envio dos pedidos para os consumidores.
4. Contratar uma boa transportadora
Para finalizar, contrate uma boa transportadora. O ideal é que a empresa tenha boas avaliações de clientes, entregue em todo o território nacional — e até fora do país, caso precise — e um bom custo-benefício.
Além disso, verifique se o negócio oferece suporte contra avarias e roubo de cargas, logística reversa — para facilitar a troca e devolução de mercadorias — e rastreio de frota em tempo real.
Também é interessante contar com uma empresa de logística que se integre com a sua loja virtual. Assim, seus clientes verificam, antes da compra, o valor do frete e os prazos de entrega.
Como montar uma transportadora para e-commerce de sucesso?
Você não é um lojista virtual, mas, sim, um empresário do ramo de logística que deseja expandir suas atividades a fim de adentrar no setor de transporte para e-commerce?
Pois saiba que, para manter uma operação de sucesso, é importante administrar corretamente o seu negócio em um processo que envolve:
- estruturação da frota;
- emissão de documentos de transporte;
- monitoramento das entregas;
- definição das rotas;
- cálculo de frete.
Quer aprender como executar estas e outras tarefas sem dores de cabeça? Então, baixe agora mesmo o nosso guia com as melhores práticas para gerenciar uma transportadora lucrativa e receba as melhores dicas para adotá-las!