No atual cenário, o processo de e-commerce vem exigindo cada vez mais qualidade quando se fala de logística no transporte dos produtos, pois há uma alta demanda de compras e consequentemente de entregas. Além disso, todo o processo precisa acontecer de forma rápida e com maior qualidade, pois o consumidor precisa recebê-las de acordo com os prazos prometidos.
Todavia, sabe-se que o processo de logística é complexo e exige muito planejamento para que nada saia do controle de quem está transportando. Por isso, resolvemos falar sobre como esse procedimento pode acontecer de forma eficiente e menos engessada.
Preparamos um guia para você entender como planejar seu processo logístico e quais aspectos são indispensáveis. Leia abaixo e entenda como a Emiteaí pode te ajudar nesse caso!
1º Passo: O envio do produto
Para que a entrega do produto aconteça, é necessário realizar o processo de despacho, que consiste em calcular o frete e emissão de todos os documentos legais para a movimentação de carga.
Essa etapa é extremamente importante, pois faz parte do custo logístico. Por isso, é necessário ter muita atenção e cuidado para que não seja feito de forma incorreta e que não gere prejuízos para a empresa.
É neste processo que acontece a emissão dos documentos que acompanharão a mercadoria durante o transporte.
Conheça os tipos de documentos emitidos:
- NF-e (Nota fiscal de Produto Eletrônica):
Documento fiscal eletrônico, emitido para formalizar vendas de produtos físicos. Para as transportadoras, é indispensável para a emissão do CTe e MDFe. Os dados contidos na NF-e devem ser inseridos, durante a emissão desses documentos. No Brasil, é o documento mais importante na transação entre clientes e consumidores e o mais utilizado neste processo;
- DANFe (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica):
Documento físico que representa a nota fiscal eletrônica (NF-e) no recebimento do pedido feito pelo destinatário e serve como comprovante da operação. Precisa ser impresso antes de acontecer o transporte da carga, já que os responsáveis pelo transporte são obrigados a transportarem com o DANFe;
É um documento digital emitido, que acompanha a transportadora prestadora de serviço de transporte, porém é utilizado apenas quando o transporte inicia e termina em municípios diferentes. Serve para prestar contas sobre serviços relacionados à movimentação de cargas e deve ser gerado antes que o serviço de frete aconteça. Caso uma carga seja transportada por mais de uma transportadora, existem dois tipos de processos que podem acontecer:
- Redespacho:
Acontece quando mais de uma transportadora realiza o transporte de uma carga. Nesse caso, a transportadora que foi contratada pelo e-commerce percorre apenas uma parte do trajeto e contrata outra transportadora para fazer o restante. Isso pode ocorrer no início, meio ou no fim do percurso, dependendo da necessidade da transportadora responsável;
- Redespacho intermediário:
O redespacho intermediário acontece quando uma terceira transportadora é envolvida no processo. Ou seja, quando mais de duas transportadoras realizam a entrega de uma carga, cada uma percorre um trecho do trajeto.
- DACTe (Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico):
Documento que resume o CT-e, de forma digital. O DACTe é impresso pela transportadora e deve estar impresso antes do transporte acontecer de fato;
- MDF-e (Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos):
É um dos principais documentos fiscais, é obrigatório mesmo sendo digital, No MDF-e constam todas as informações da NF-e e do CT-e. O MDF-e influencia nos registros dos produtos em trânsito que estão sendo transportados;
- NFS-e (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica):
Documento digital, gerado e armazenado eletronicamente em uma plataforma Nacional da Receita Federal do Brasil ou pela prefeitura municipal, documenta operações de prestação de serviço. É utilizado em situações onde o transporte inicia e finaliza no mesmo município;
Terceirização da emissão de documentos fiscais
Devido ao alto volume de mercadorias, o número de notas também acaba sendo expressivo. O que exige uma equipe específica para fazer este processo, criando uma demanda alta e repetitiva para os profissionais.
É por isso que terceirizar a emissão de documentos fiscais acaba sendo mais viável, já que é possível escalar esse processo sem grandes dificuldades. Outro ponto positivo é que sempre terá alguém para suporte à disposição e, a empresa não ficará na mão.
Para realizar esse processo, é fundamental ter uma equipe preparada. A Emiteaí possui dentre suas várias soluções, uma específica para a emissão em massa, sendo feita de forma simples e sem burocracias desnecessárias, integrando todos os documentos para seu transporte em uma única plataforma.
2° Passo: Planejamento Logístico
Para os clientes receberem seus produtos, é necessário que a empresa responsável defina como será o processo logístico de todas as etapas do processo, sem se esquecer do processo logístico da entrega. Assim como todos os procedimentos de uma empresa, o planejamento logístico deve ser feito de forma estratégica e organizada. Obtendo metas a serem cumpridas.
O planejamento logístico tem grande impacto no processo de faturamento dos pedidos. Caso o planejamento seja feito de forma fácil e eficiente, consequentemente impactará os clientes de forma positiva. Por isso, é tão importante que os valores, missão e negócio da empresa estejam alinhados com o planejamento estratégico, pois é o que diferencia a empresa das outras.
Tecnologia na otimização do transporte
Quando se fala de planejamento logístico, um dos pontos mais importantes é o monitoramento do transporte de produtos.
A empresa pode se deparar com o desafio de não conseguir monitorar as cargas, pois o processo ocorre fora da empresa. Nesse caso, é necessária a utilização de tecnologias que disponibilizam o acompanhamento do transporte em tempo real, facilitando o monitoramento, a comunicação e a automação dos processos.
Atualmente existem diversos tipos de softwares especializados em solucionar os desafios dessas operações.
Ao investir nestas soluções tecnológicas, você pode reduzir custos desnecessários, aumentando o planejamento estratégico e a produtividade dos profissionais envolvidos.
3° Passo: Entrega do Produto
Nesta etapa o entregador sai da transportadora com a rota pré-definida. Após a entrega, ele coleta informações pessoais do recebedor no canhoto da nota fiscal ou até mesmo no sistema.
Esse processo acontece em massa e simultaneamente. Para aplicar o controle operacional e tornar o processo das transportadoras mais eficaz, são utilizados alguns softwares de gerenciamento de transporte (TMS – Transportation Management System), roteirização de entregas e hardwares de movimentação das mercadorias.
Essa alternativa traz facilidade tanto para o vendedor como para o consumidor, pois os dois terão acesso à visualização do andamento da entrega e de possíveis atrasos que possam acontecer durante o transporte.
4º Passo: Fidelização dos clientes
Os preços dos produtos chamam muita atenção dos consumidores, porém não é só isso que fideliza um cliente. É necessário se atentar a todos os processos feitos na entrega, para que o consumidor tenha uma boa experiência e volte a consumir no mesmo e-commerce.
Outra questão importante é manter os canais de comunicação abertos para receber possíveis feedbacks dos clientes durante todas as etapas de entrega do produto.
A entrega é um dos pontos mais importantes quando se fala de e-commerce. Por isso é necessário ter um bom relacionamento com transportadoras qualificadas, que possuam alta tecnologia em gestão em todos os pontos. Dessa forma, é possível obter uma boa logística de entrega dos pedidos, sem afetar a satisfação dos clientes. Podendo caprichar nas opções de frentes, contendo informações sobre o trajeto e status das entregas.
Agora que você recebeu nossas dicas, é o momento de colocá-las em prática. Boa sorte e não se esqueça de seguir a Emiteaí nas redes sociais para ver conteúdos relevantes que possam lhe ajudar futuramente!