Como funciona o agregamento de caminhão? Guia completo!

Como funciona o agregamento de caminhão

Sumário

Você sabe como funciona o agregamento de caminhão? Essa estratégia pode ser usada para otimizar a logística e reduzir os custos operacionais.

Ao usar agregados, a empresa não precisa adquirir e manter uma frota própria, assim como contratar e gerenciar os motoristas. Por outro lado, saber como fazer uma boa gestão de transportes pode ser um desafio.

Neste guia, você entende o que é um agregado em uma transportadora, como funciona o agregamento de caminhão e as documentações exigidas para realizar o processo.

Acompanhe a leitura!

O que é um agregado em uma transportadora?

Em uma transportadora, o agregado é um motorista independente que realiza serviços de transporte de cargas para a empresa de forma recorrente e exclusiva, mas sem vínculo empregatício. Ou seja, ele é o dono do próprio caminhão e é responsável por sua manutenção, custos e gestão da rotina de trabalho.

A prática é comum entre autônomos que querem aumentar a renda. Também é válida para empresas que necessitam de veículos para suas entregas ampliarem sua capacidade de transporte de forma flexível e eficiente, sem a necessidade de adquirir e manter uma frota própria.

É importante mencionar que, apesar de ser comum chamar os agregados de carreteiros, são serviços diferentes. 

Ambos não têm vínculo empregatício, mas o profissional agregado tem contrato de prestação de serviços ou trabalha há mais de um ano com a empresa. Já o carreteiro apenas realiza os serviços de transporte esporadicamente.

>>> Leia também: Como analisar a viabilidade de uma frota própria? 5 passos!

Vamos entender melhor o agregamento de caminhão e como funciona?

Como funciona o agregamento de caminhão?

O agregamento de caminhão ocorre a partir de um contrato estabelecido entre a empresa e o motorista autônomo, que especifica as responsabilidades do condutor e as obrigações do empregador em relação aos fretes, entregas e outras demandas pertinentes ao serviço. Assim, o processo envolve negociação e documentação legal.

O contrato deve ter informações sobre remuneração, prazos de pagamento, condições de cancelamento, entre outros dados importantes.

Ao agregar um caminhão, é comum contratar um despachante ou um agenciador de cargas, que será responsável por facilitar a comunicação entre o dono do veículo e a empresa contratante.

Sendo assim, é importante que os envolvidos no agregamento tenham toda a documentação legal para evitar problemas com a legislação. Isso é importante para atestar a regularidade do veículo e do proprietário.

Documentações exigidas para agregar um caminhão

Veja a seguir os documentos exigidos para o caminhoneiro:

  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria adequada para a condução do caminhão;
  • curso MOPP (Movimentação e Operação de Produtos Perigosos) para o transporte de cargas perigosas (se for o caso);
  • ter em dia os exames médicos e psicológicos exigidos pelo Detran.

Se o caminhoneiro for pessoa jurídica, além da documentação pessoal, será necessário apresentar os documentos da empresa, incluindo o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) e a Inscrição Estadual. É fundamental estar em conformidade com as obrigações fiscais e tributárias, garantindo que todos os impostos e taxas pertinentes estejam em dia.

Já o caminhão deve estar regularizado e em conformidade com as normas de trânsito e de segurança, incluindo:

  • exigências do Código Nacional de Trânsito (CNT);
  • licenciamento;
  • inspeção veicular;
  • seguro obrigatório (DPVAT);
  • certificado de registro e licenciamento do veículo (CRLV) atualizado.

Está ficando mais claro como funciona o agregamento de caminhão?

>>> Leia também: Nota Fiscal Eletrônica: tudo o que você precisa saber sobre NFe [GUIA]

E o que é melhor para o motorista, agregar caminhão ou trabalhar como autônomo?

Agregamento de caminhão x trabalho autônomo

Decidir entre o agregamento de caminhões e o trabalho autônomo é importante para os motoristas que desejam maximizar seus ganhos. Para ajudá-lo nessa escolha, veja a seguir os prós e contras de cada tipo de serviço.

Agregamento de caminhão: prós e contras

No agregamento de caminhões, os motoristas são contratados por uma transportadora para realizar serviços de transporte utilizando seus próprios veículos. Essa modalidade oferece as vantagens e desvantagens listadas abaixo.

Prós:

  • renda estável devido ao recebimento fixo por viagem.
  • suporte da transportadora na busca de fretes, documentação, etc.
  • acesso a fretes mais lucrativos.
  • redução de custos: menos encargos e investimentos.

Contras:

  • menos flexibilidade na rotina.
  • valor fixo por viagem, limitando o potencial de ganhos.
  • menos controle sobre o trabalho.

Trabalho autônomo: prós e contras

No trabalho autônomo, os motoristas operam de forma independente, sem vínculo empregatício com uma empresa. Confira a seguir os pontos positivos e negativos desse tipo de serviço.

Prós:

  • mais flexibilidade, podendo definir seus horários e trabalhar quando quiser.
  • potencial ilimitado de ganhos, já que eles dependem totalmente de você, sem existir um teto para seus rendimentos.
  • mais independência, permitindo que você tome suas próprias decisões e tenha controle sobre sua vida profissional.

Contras:

  • renda variável, com risco de inadimplência e falta de benefícios trabalhistas.
  • necessidade de arcar com os custos, gerenciar o negócio e assumir todos os riscos.
  • necessidade de encarar o mercado competitivo sozinho, com incerteza sobre o futuro e dificuldade em se destacar.

Para decidir, avalie bem os prós e contras. Reflita sobre o que você busca em sua carreira como motorista, considerando pontos importantes como renda, estabilidade, autonomia e responsabilidade.

O agregamento é uma boa opção para quem busca mais estabilidade, renda previsível e suporte da transportadora, enquanto o trabalho autônomo é ideal para quem valoriza a liberdade, a flexibilidade e o potencial de ganhos.

>>> Leia também: O que você precisa saber sobre gestão de transportadoras + DICAS

Mas e a gestão de agregados para transportadoras? Como fazer?

Como fazer uma boa gestão de transportes?

Para fazer uma boa gestão em uma transportadora, é crucial adotar estratégias para melhorar o desempenho dos motoristas e garantir qualidade de serviço e segurança. Algumas das melhores estratégias são:

  • selecionar bem os motoristas;
  • oferecer treinamentos e capacitação;
  • ter uma comunicação transparente;
  • implementar sistemas de monitoramento e avaliação para acompanhar o desempenho.

A seleção dos motoristas agregados deve considerar as habilidades de condução, confiabilidade, histórico de segurança e capacidade de cumprir prazos.

Oferecer treinamentos e capacitações regulares aos motoristas agregados pode auxiliar a manter boas práticas de condução e manuseio de cargas, principalmente se houver qualquer mudança na legislação, bem como zelar pela segurança no trânsito.

Além disso, é ideal ter uma comunicação transparente e constante com os agregados, fornecendo informações claras sobre fretes, prazos, remuneração e expectativas da empresa. Considere seus feedbacks para identificar pontos de melhoria e fortalecer o relacionamento com os profissionais.

Por fim, utilizar ferramentas de gestão como sistemas de monitoramento e avaliação permite acompanhar o desempenho dos motoristas agregados em pontos como pontualidade, segurança, eficiência no consumo de combustível e satisfação do cliente.

Agora que você já sabe tudo sobre como funciona o agregamento de caminhões e a gestão de agregados para transportadoras, quer aprender ainda mais sobre as melhores práticas para administrar uma transportadora de sucesso?

O Guia de Transportadoras é pra você! Nele, você aprende o passo a passo para montar e gerenciar a sua transportadora. 

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