Como reduzir os custos na operação? 5 medidas efetivas

como reduzir os custos na operação

Nos últimos anos, uma pergunta recorrente que os gestores de operações precisam responder a seus superiores é: como reduzir os custos na operação?

A resposta não vem pronta, afinal, o corte de custos não é uma decisão aleatória. Pelo contrário, as despesas que serão eliminadas passam por uma análise criteriosa para evitar que o corte gere prejuízos.

Se o seu negócio precisa diminuir os gastos, continue a leitura do artigo para entender a importância de planejar as reduções e conhecer estratégias para otimizar os custos, sem perder a eficiência operacional.

Qual a importância do planejamento da redução de custos?

O planejamento antes da redução de custos é importante porque a eliminação de uma despesa sem uma análise prévia e profunda pode resultar em prejuízos à cadeia produtiva. Assim, uma decisão tomada para reduzir demandas pode gerar ainda mais gastos financeiros para corrigi-la. 

Uma resolução mal planejada na gestão de custos ainda toma tempo da equipe na correção do problema gerado, diminuindo a produtividade do time. Dependendo do caso, até os lucros da empresa podem ser impactados.

Então, o primeiro passo para reduzir os custos na operação é analisar cada possibilidade de corte, repassando as etapas do processo e estudando o impacto da retirada no resultado. Assim, é possível descartar rapidamente uma proposta, antecipando os prejuízos que ela pode causar.

Porém, o planejamento do que não pode ser cortado ou reduzido é só a primeira etapa do trabalho. A segunda é listar o que realmente é possível enxugar nos processos para reduzir os custos em cada operação.

Para que o planejamento seja bem detalhado, elabore previsões com possíveis prós e contras que a redução pode ter no andamento das tarefas e como os setores envolvidos serão afetados. 

Pode parecer muita coisa para um objetivo tão simples quanto economizar, mas todo cuidado é pouco quando o assunto é saúde financeira. Afinal, um deslize pode ganhar proporções impensáveis. Então, aqui vale o ditado: prevenir é melhor do que remediar.

Como reduzir os custos na operação?

Para que a redução de custos na operação gere a economia esperada, é fundamental ter conhecimento profundo sobre as necessidades do negócio e o padrão de qualidade desejado para fazer adaptações estrategicamente. 

Listamos a seguir algumas dicas gerais que podem ser aplicadas nos negócios. A partir dessas ideias, você pode levantar outras soluções capazes de gerar economia e contribuir com o desenvolvimento da sua empresa. Confira!

1. Entenda o funcionamento de cada área da operação

A primeira dica para reduzir os custos na operação e ter resultados positivos é entender como funciona cada área da operação da empresa. Isso significa conhecer os processos, as equipes responsáveis, avaliar os indicadores de desempenho, etc. 

As informações levantadas nessa observação são fundamentais para o planejamento de reduções, deixando claro para a equipe de gestão de custos onde é possível agir. 

Assim, se houver mais de uma possibilidade de economia, o time pode definir prioridades de corte, criando planos de ação para cada um, sem afetar a continuidade do trabalho.

2. Melhore a eficiência energética

A conta de energia elétrica da sua empresa é bastante alta, certo? Porém, esse não é um custo eliminável. E, realmente, nem precisa de uma ação tão drástica para melhorar a eficiência energética do negócio.

A alternativa ideal é buscar um método de compra por meio do qual sua empresa consiga comprar energia para atender a demanda operacional por um preço mais competitivo.

No Brasil, existe o Mercado Livre de Energia, um ambiente de contratação no qual empresas podem negociar diretamente com fornecedores que geram energia de diferentes fontes, conseguindo contratos com valores muito vantajosos. 

Fazendo a migração do seu negócio corretamente, os custos energéticos podem reduzir até 35%.

3. Use a tecnologia para otimizar processos

Para reduzir os custos na operação, muitas vezes, é necessário investir para evitar desperdícios. A tecnologia é uma aliada forte para otimizar processos produtivos.

O maquinário antigo, que consome mais energia e gera altos custos com manutenção, pode ser substituído por um equipamento mais moderno e econômico, que agiliza a produção. 

Não precisa atualizar a estrutura inteira, priorize os itens mais antigos e, à medida que obtiver retorno do investimento, continue as substituições. Caso seja uma ação inviável financeiramente no momento, analise a possibilidade de alugar equipamentos.

Uma mudança bem planejada pode trazer resultados que possibilitam várias outras transformações positivas, além de desafogar o caixa. 

4. Otimize a gestão logística do negócio

A otimização da gestão de logística é outra iniciativa que ajuda a reduzir os custos na operação. A tecnologia pode ajudar bastante a alcançar esse objetivo. Afinal, à medida que o negócio cresce, o volume de dados e informações aumenta.

Por isso, implementar ferramentas de automação na área facilita o acompanhamento dos processos e agiliza a execução e conferência sobre os pedidos despachados, além de agilizar processos que, quando feitos manualmente, tomariam muito tempo das suas equipes, travando-as em processos burocráticos e repetitivos.

Outra vantagem da tecnologia na logística é que ela reduz erros que geram prejuízos financeiros, como rotas mais longas que o necessário e pedidos enviados para os clientes errados que provocam custos com logística reversa ou reentregas.

A necessidade de correção de rotas aumenta gastos com combustível, alimentação da equipe, atraso no andamento da frota e das entregas, entre outros problemas. Então, quanto melhor os processos caminharem, maior a economia.

5. Construa uma boa rede de fornecedores

A quinta dica para reduzir os custos na operação é construir uma boa rede de fornecedores. Ter bons parceiros de negócio abre portas para estreitar o relacionamento e negociar propostas de compra vantajosas.

Por isso, ter uma rede confiável é fundamental. Se a sua empresa tiver apenas um fornecedor da principal matéria-prima, ela ficará “presa” em um único orçamento. 

Tendo outras propostas em mãos, você aumenta o poder de barganha com o melhor fornecedor da categoria, negociando um preço mais baixo em troca do fechamento de mais ciclos de pedido com ele, por exemplo.

O gestor de compras e o de operações podem (e devem) trabalhar em conjunto para criar estratégias que favoreçam financeiramente a empresa.  

Agora que você tem cinco possibilidades em mãos, está pronto para começar as mudanças para reduzir os custos na operação e garantir a saúde financeira do seu negócio. Bom trabalho!

Este artigo foi escrito pela Esfera Energia, empresa referência nacional em oferecer a melhor energia para as indústrias, por meio do Mercado Livre, garantindo economia com simplicidade.

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