Gestão de qualidade logística: como aplicar na transportadora?
A logística é responsável por organizar e disponibilizar os recursos e processos necessários para a execução eficiente de uma atividade empresarial. Para otimizar esse fluxo de trabalho, a gestão de qualidade logística é fundamental .
Isso porque, por meio dela, além de planejar a realização de cada tarefa, a empresa consegue medir a eficiência de cada estágio, identificar pontos de melhoria, fazer correções e alavancar os resultados.
Quer explorar melhor o tema? Basta seguir com sua leitura!
Gestão de qualidade logística: o que é?
A gestão de qualidade logística é o conjunto de práticas utilizadas para organizar os processos que levam à conclusão de cada atividade exercida pela empresa e seus colaboradores. Isso inclui etapas, como: planejamento de trabalho, execução das tarefas, medição de resultados, identificação de falhas e melhoria contínua.
Como resultado, é esperado que haja um aumento na satisfação dos clientes, tendendo a gerar melhores indicadores de fidelização e faturamento.
Afinal, se um cliente gosta do trabalho que a companhia entrega e está satisfeito com ele, existem poucas razões para que ele interrompa essa relação, não é mesmo?
Nesse cenário, é imprescindível destacar a importância que a retenção de clientes tem para as organizações.
Segundo uma pesquisa realizada pela Bain & Company, aumentar a taxa de retenção de consumidores em apenas 5% eleva a lucratividade em até 95%. Ou seja, o impacto positivo da fidelização inquestionável.
Contudo, ampliar a satisfação nem sempre é um objetivo fácil de cumprir, não é mesmo? O que fazer?
Essa é uma dúvida muito comum, mas que pode ser solucionada com a criação de uma gestão de qualidade logística de alto padrão.
Afinal, um bom gerenciamento de todo o trabalho tende a minimizar erros e ampliar a eficiência operacional do negócio.
Como a gestão da qualidade pode auxiliar nos processos logísticos?
A gestão de qualidade logística apresenta resultados, como:
- padroniza processos;
- amplia a produtividade;
- aumenta a competitividade;
- diminui o desperdício;
- aumenta a disponibilidade das mercadorias em estoque;
- gera mais economia de espaço;
- diminui prazos de entrega;
- aumenta a satisfação do cliente;
- possibilita a certificação da companhia como ISO 9001.
Todos esses resultados são estratégicos para as empresas e podem ser alcançados pela gestão de qualidade logística, simplesmente pelo fato de que essa é uma área que afeta todo o negócio.
Principais elementos da logística
Vale a pena lembrar que os principais elementos da logística incluem:
- aquisição dos recursos necessários para a produção, como matérias-primas, componentes e equipamentos;
- armazenagem física de produtos em depósitos, centros de distribuição ou estoques;
- transporte das mercadorias ao longo da cadeia de suprimentos até que elas cheguem ao cliente final;
- processamento de pedidos, desde o recebimento até a entrega final;
- logística reversa, com a gestão do fluxo de produtos e materiais no sentido inverso, ou seja, desde o cliente até o ponto de origem. Ocorre majoritariamente em casos de devolução e trocas.
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Erros na gestão de qualidade logística
Devido à importância da logística nas empresas, especialmente para uma transportadora, a falta de um gerenciamento eficiente causa problemas que afetam o negócio todo, incluindo, resultados negativos relacionados à insatisfação dos clientes, à queda de produtividade e à redução de faturamento.
Em uma transportadora, por exemplo, uma sequência de erros, como o atraso na coleta de mercadorias ou no envio do produto ao cliente, pode gerar reclamações que colocam fim ao contrato de trabalho.
Além disso, falhas de logística tendem a elevar o custo de transporte, gerando prejuízo financeiro e redução da margem de lucro, ou mesmo a diminuição de competitividade de mercado.
Ela acontece quando a falta de eficiência logística amplia os custos. Nesse sentido, quando a empresa começa a ter prejuízos, é uma questão de tempo até que eles sejam repassados para os clientes, o que pode colocar o preço do serviço em disparidade com o praticado no mercado, pelos concorrentes.
Na prática, isso reduz as suas chances de atrair clientes e gerar mais negócios.
Porém, a boa notícia é que é possível otimizar e eliminar esses problemas a partir de uma gestão que considere, por exemplo, a roteirização inteligente, evitando rotas desnecessárias e reduzindo o tempo de entrega.
Nesse cenário, ao fazer o controle da logística, é essencial ficar atento aos de principais erros da gestão de qualidade logística, como:
- descuido com o planejamento e padronização do fluxo de trabalho;
- falta de acompanhamento de indicadores de desempenho (tempo de entrega, precisão de picking, custo de transporte, nível de serviço ao cliente e mais);
- falta de tecnologia especializada.
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Ferramentas da qualidade na logística
Na busca por otimizar a gestão de qualidade logística, existem várias ferramentas que estão à disposição das empresas, como:
- Diagrama de Pareto: usado para identificar e priorizar os problemas ou causas que mais impactam negativamente os processos logísticos;
- Diagrama de Ishikawa (espinha de peixe ou causa e efeito): capaz de identificar e analisar as possíveis causas de um problema logístico, organizando em categorias, como mão de obra, equipamentos, métodos e mais;
- 5W2H: planeja e documenta as ações necessárias para resolver uma falha a partir de respostas a perguntas como: o que, por que, quem, onde, quando, como e quanto custará;
- Método Kaizen na logística: é uma abordagem sistemática para aprimorar os processos logísticos por meio de pequenas mudanças, incentivando os membros da equipe a contribuírem com ideias de melhoria, promovendo uma cultura de melhoria contínua.
Essas são apenas algumas das ferramentas da qualidade comumente utilizadas na gestão logística.
A escolha das ferramentas mais adequadas dependerá do problema específico e dos objetivos de melhoria da organização.
Tecnologia na logística eficiente
Na logística 4.0 o uso de tecnologia é vital para ter bons resultados, mais eficiência, maior competitividade e redução de erros.
Com um sistema completo pode integrar e automatizar processos, como:
- emissão e controle de documentos necessários para expedição e controle do transporte;
- emissão de notas fiscais;
- módulos para o gerenciamento de frotas e motoristas;
- gestão de pedidos;
- rastreamento de cargas;
- controle financeiro;
- importação facilitada de XML, entre outros recursos.
Tudo isso, aumenta a produtividade e amplia o controle sobre todas as áreas do negócio, tornando a logística atual e condizente com as demandas do setor.
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