O mundo está em constante evolução. Em especial, com o surgimento de novas práticas e tecnologias que revolucionam a cadeia de suprimentos e trazem mais eficiência para os processos de entrega. Um ótimo exemplo é a logística 5.0, que substitui o antigo modelo — conhecido como 4.0.
O conceito foca na união entre máquinas e seres humanos para potencializar os resultados e criar um fluxo de trabalho mais sustentável e colaborativo. Quer entender como aplicá-los na sua transportadora?
Então, continue a leitura, pois, no artigo a seguir, explicamos o que é a logística 5.0, seus pilares, benefícios e principais tecnologias. Confira!
O que é a logística 5.0?
A logística 5.0 é um modelo no qual as empresas de transporte focam na integração entre tecnologia e pessoas. O objetivo é fazer humanos e máquinas trabalharem em conjunto para que os empreendimentos potencializem seus resultados. Para tanto, o conceito usa a cooperação entre os dois recursos.
A ideia é agilizar a execução das tarefas diárias com o suporte das evoluções tecnológicas e, ao mesmo tempo, otimizar a cultura organizacional da companhia, o que reduz a evasão de talentos e aumenta a produtividade.
Para ficar mais claro, na logística 5.0 a transportadora não apenas adota sistemas automáticos para controlar seus armazéns e frotas em tempo real, mas também entrega os dados dessas plataformas para os colaboradores.
Assim, as máquinas executam o “trabalho pesado” de processar as informações. Em seguida, os agentes analisam os relatórios com um olhar mais humano para identificar gargalos e tendências para você planejar o futuro do seu negócio com mais assertividade.
Quer entender melhor qual o papel da inovação no setor de transporte de cargas e mercadorias? Então, confira nosso artigo que fala sobre a importância e benefícios da tecnologia na logística!
Qual a diferença da logística 4.0 para a 5.0?
A principal diferença da logística 4.0 para a 5.0 é que o modelo anterior foca na automação para otimizar o dia a dia das transportadoras. Já o mais recente integra o setor tecnológico com o humano para melhorar os resultados, inclusive no quesito bem-estar da equipe e sustentabilidade.
Posto isto, tenha em mente que a logística 4.0 otimiza os processos operacionais com objetivos mensuráveis, específicos e mais inteligentes, com o apoio de tecnologias e sistemas automatizados a fim de alimentar a cadeia logística de maneira eficiente.
Você encontra tais tecnologias nos veículos, contêineres e em todo sistema de transportes e estoque de mercadorias. Assim, a empresa executa suas tarefas em grande escala, por meio da automação de processos.
Enquanto o modelo 5.0, além de contar com todas essas ferramentas, ainda depende diretamente da ação dos colaboradores para promover um ambiente de trabalho mais ágil e integrado.
Quais são os pilares do modelo 5.0?
Os pilares do modelo 5.0 na logística são:
- inovação a partir da adoção de novas tecnologias alinhadas às necessidades da sua transportadora para potencializar os resultados;
- colaboração ao focar na força de trabalho humana para otimizar a rotina dos colaboradores com as inovações tecnológicas em vez de substituí-los;
- sustentabilidade com a criação de processos mais eficientes, com menos desperdício de recursos e impactos sobre o meio ambiente.
Quais as vantagens da logística 5.0 para as transportadoras?
1. Mais satisfação para os clientes
A logística 5.0 otimiza os processos para agilizar as entregas que também ganham em qualidade, com menos erros e danos aos produtos. Assim, seus clientes ficam mais satisfeitos e você ganha mais credibilidade, o que ajuda na fidelização.
2. Redução de custos logísticos
Os softwares de apoio à logística 5.0 facilitam a gestão de ocorrências. Desse modo, você prevê melhores rotas de entregas e possíveis atrasos ou custos extras — como estradas em reforma e pedágios — e minimiza os riscos — como a quebra dos veículos. Como resultado, gasta menos em combustível.
Outra economia vem com o armazenamento em nuvem. Com o sistema, você não precisa pagar por um data center tradicional. Além disso, a infraestrutura em nuvem tem proteção contra falhas e acidentes e não usa um espaço físico, já que toda a operação é virtual.
3. às informações em tempo real
A visibilidade de todos os processos do transporte, por meio dos sistemas integrados à logística 5.0, reduz falhas humanas e facilita a resolução de problemas relacionados à entrega.
Ao acessar os dados sobre a transportadora em tempo real, você os incorpora à sua estratégia comercial para potencializar seus resultados.
4. Mais produtividade para as equipes
Por fim, com os sistemas especializados em logística e transportes integrados ao dia a dia do seu negócio, você organiza melhor sua equipe. Na prática, visualiza previamente o tempo de execução de cada atividade para uma distribuição mais eficaz das tarefas.
Ademais, a colaboração entre pessoas e softwares agiliza a rotina. Isso porque automatiza ações repetitivas e deixa os colaboradores livres para focar em demandas que dependem da atenção humana.
O resultado é que sua equipe trabalha de forma mais estratégica, o que resulta no aumento da produtividade.
Quais as principais tecnologias da logística 5.0?
1. Inteligência artificial
A inteligência artificial (IA) é bastante útil nos processos logísticos, pois os softwares monitoram uma grande quantidade de informações em tempo real para identificar padrões.
Na prática, os sistemas com IA analisam os dados de entregas anteriores para criar a melhor rota possível para as próximas cargas ou prever quando a frota precisa de revisão com base na quantidade de quilômetros percorridos a cada falha mecânica, por exemplo.
Em seguida, cabe a você fazer o planejamento com base nestes insights, como agendar revisões preventivas periódicas.
2. Internet das Coisas (IOT)
A Internet das Coisas (IOT) é a conexão de objetos à internet. Na logística, aplica-se o conceito na prevenção contra roubo de cargas — uma preocupação real das empresas de logística.
Aqui, é possível investir em sensores que rastreiam as encomendas para saber, em tempo real, onde a carga está e até mesmo as condições das mercadorias.
3. Big Data
O Big Data também faz parte do dia a dia das transportadoras na logística 5.0. O conceito, que se refere aos dados que você coleta, serve para processar uma quantidade imensa de informações sobre clientes e entregas mais rapidamente.
4. Automação de tarefas
Para finalizar, a automação de tarefas permite que você programe sistemas para executar tarefas repetitivas — como emitir determinados documentos obrigatórios ou preencher uma planilha — sem intervenção humana.
Ficou interessado em implementar a logística 5.0 na sua transportadora? Então, saiba que o primeiro passo é contar com um sistema de gestão integrado para controlar todas as operações de um só lugar, sem perder a conexão com o lado humano da sua empresa.
Um ótimo exemplo é o Emite Aí. Com a plataforma, você conecta todos os seus processos logísticos em segundos para:
- emitir documentos;
- liberar e acompanhar cargas;
- gerenciar pagamentos;
- controlar os custos e a força de trabalho.
Solicite uma demonstração gratuita e veja, na prática, como o software pode transformar sua empresa!