Depois de um longo ano, é hora de pensar nas entregas de Natal e como de costume, será um período de muitas vendas e muito trabalho. Portanto, é preciso desenvolver uma estratégia que permita entregar os produtos dentro do prazo e sem avarias.
Neste artigo, você verá dicas de como preparar a logística no final do ano, os desafios logísticos que vêm com as entregas de Natal e dicas para desenvolver sua estratégia logística para o período. Confira.
Planejamento da logística no final de ano
A melhor maneira de garantir que suas entregas sejam concluídas a tempo é ter tudo pronto antecipadamente. Começando pela conferência do estoque, para que você não se esgote em um momento crucial, ou seja, vender mais do que sua equipe pode atender.
Contudo, considere a contratação de pessoal adicional, isso ajudará a garantir que não haja gargalos em seu processo de entrega, mas certifique-se de que eles possuem uma compreensão completa de quais serão suas necessidades.
Procure organizar todos os aspectos de suas operações — desde o acompanhamento dos níveis de estoque e o gerenciamento de pedidos até o processo de armazenagem e expedição — para que você possa gerenciar o fluxo de mercadorias nas instalações.
Lembre-se de que todos os funcionários devem conhecer suas funções no processo e tenham acesso a qualquer equipamento que possam precisar durante este tempo ocupado.
Garanta que a transportadora esteja equipada para que as entregas não sofram atrasos por avarias ou condições climáticas adversas, como chuva ou tempestades de neve.
Planejamento de rotas
Para não perder nenhuma entrega durante o final do ano, leve em consideração as condições de tráfego e planeje com antecedência para garantir que você faça entregas com eficiência. Além de estar atento a estas dicas:
- Otimize suas rotas a fim de evitar atrasos;
- Leve em consideração as condições climáticas;
- Considere as paradas de descanso para seus motoristas;
- Reformule a rota sempre que necessário.
Estas ações irão evitar viagens desnecessárias, oferecer entregas mais rápidas e garantir maior coeficiente de entrega por veículo.
Não se esqueça da estratégia de logística reversa
Não se trata apenas de levar os produtos aos clientes a tempo, você precisa ser capaz de gerenciar devoluções e trocas também. Portanto, certifique-se de ter um plano em vigor para que você possa lidar com qualquer reclamação do cliente de forma rápida e eficaz.
A loja responsável pela venda também deve organizar a coleta do pedido junto à transportadora, que envia o produto de volta à indústria, podendo aproveitar a rede de distribuição que já existe para fazer o caminho reverso.
Portanto, é aconselhável usar um armazém dedicado para armazenar produtos devolvidos até que sejam verificados e testados antes de serem enviados novamente para o seu destino final.
Um sistema de comunicação de transporte de cargas pode ajudar nas entregas de Natal
Por fim, para que nenhum imprevisto ocorra durante este período um software de gestão de transportes e logística é indispensável neste momento, por disponibilizar facilidades como:
- Compartilhamento de informações com a equipe;
- Agendamento de carga e descarga;
- Redução do tempo de espera nas docas;
- Redução de atrasos desnecessários entre as marcações;
- Rastreamento da frota;
- Notificações automáticas para clientes.
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