Entender o que é OTIF — um indicador para transportadoras que mede a qualidade das entregas — ajuda a entender a eficácia das ações da sua empresa para otimizar o transporte de cargas para trazer mais satisfação para os clientes.
Na prática, a métrica mostra a porcentagem de encomendas entregues conforme o esperado. Isto é, sem avarias — ou extravio — e no prazo estipulado no momento da compra, dois fatores essenciais para uma boa experiência do consumidor.
Continue a leitura e aprenda:
- o que é o indicador OTIF;
- qual a diferença entre OTIF e OTD;
- qual o valor ideal para a métrica;
- como calcular e as vantagens.
Confira!
O que é o indicador OTIF?
OTIF é a sigla para On Time In Full — ou, no prazo e completo, em tradução livre para o português. O termo representa um indicador-chave de logística que mede a eficiência das entregas. Isto é, se os itens chegaram a tempo e sem avarias às mãos dos clientes.
A métrica é essencial para o planejamento de transporte, pois permite entender se as estratégias do negócio dão os resultados previstos — satisfazem os clientes — ou se precisam de revisão.
O OTIF não é o único indicador-chave que você deve acompanhar para garantir o sucesso da sua operação. Confira outros igualmente importantes neste artigo: KPIs de logística — veja os principais e como aplicá-los!
Qual a diferença entre OTIF e OTD?
OTD significa On Time Delivery — entrega no prazo, em português — e é um indicador de desempenho que mede a quantidade de entregas que aconteceram dentro do período estipulado pela empresa. Logo, a diferença dessa métrica para o OTIF é que este também mede a qualidade dos envios.
Na prática, o OTIF fornece mais dados para que você avalie o processo de transporte de cargas em sua totalidade. Porém, não significa que seja mais importante e, inclusive, usa-se em conjunto com outros KPIs — indicadores-chave — para melhores resultados.
Como calcular o OTIF?
Para calcular o OTIF da sua transportadora, use a seguinte fórmula: percentual de entregas no prazo (on time) X percentual de entregas que completam as exigências do consumidor (in full).
Para ficar mais claro, veja um exemplo prático de como aplicar o cálculo.
Uma empresa de logística fez 100 entregas no último mês. Destas, 90% aconteceram dentro do prazo. Porém, durante o transporte, 5% das cargas sofreram avarias — ou seja, 95% chegaram como deveriam.
O cálculo para este cenário, portanto, é: 0,90 X 0,95 = 0,855. Ou seja, o OTIF desse negócio é de 85,5%.
Porém, será que esse valor corresponde a um bom desempenho de entregas? Descubra a seguir.
Qual o OTIF ideal para sua transportadora?
O ideal, para a maioria das empresas de logística, é que o OTIF seja acima de 90. Ou seja, que o percentual de entregas no prazo e com a qualidade esperada pelos clientes se mantenha acima dos 90%.
Desse modo, você garante que a maior parte dos pedidos atendam às expectativas dos clientes, o que evita dores de cabeça com reclamações e despesas extras por danos ou extravio de produtos.
Entende como calcular e qual o OTIF ideal para uma transportadora? Agora, fique atento, pois, a seguir, explicamos a importância deste indicador e apresentamos dicas de como implementá-lo no seu negócio. Vamos lá?
Qual a importância do OTIF para as transportadoras?
Confira por que é importante implementar o OTIF na sua transportadora.
1. Melhora a qualidade do serviço
Uma das principais vantagens de implementar — e monitorar com frequência — o OTIF da sua transportadora é a otimização do serviço que os seus clientes recebem.
Isso porque, ao medir a eficiência das entregas, o indicador fornece insights para visualizar gargalos na cadeia de transporte. Assim, você identifica pontos de melhoria para aperfeiçoar e tornar o fluxo de trabalho mais ágil.
2. Otimiza a experiência dos clientes
Outro benefício de implementar o OTIF é com relação à experiência dos seus clientes. Afinal, quando o processo logístico acontece no prazo e as mercadorias chegam sem danos às mãos dos consumidores, eles ficam mais satisfeitos, concorda?
Desse modo, você ganha a fidelidade do público, que volta a fazer negócios com sua empresa, o que é ótimo para elevar o ticket médio — gasto médio por cliente — e aumentar o rendimento do negócio.
3. Reduz os custos logísticos em longo prazo
Por último, acompanhar o OTIF reduz os custos logísticos. O que acontece é que, como explicamos, o indicador ajuda a identificar pontos de melhorias no processo, lembra?
Graças a esta característica, você otimiza o fluxo de entregas para reduzir erros durante a transferência, assim como danos e extravio de mercadorias. Como resultado, gasta menos com retrabalho e logística reversa, o que deixa as finanças sempre “no azul”.
Além de acompanhar o OTIF, você pode adotar outras medidas para diminuir as despesas da sua transportadora. Confira 5 dicas efetivas no nosso artigo: como reduzir os custos na operação logística?
Como implementar o OTIF na sua transportadora?
Agora que você já sabe o que é OTIF e quais as vantagens deste indicador-chave para o sucesso da sua operação logística, que tal aprender como implementá-lo na sua transportadora?
Spoiler: é bem fácil. Você precisa apenas:
- documentar todos os processos de entrega de mercadorias;
- envolver todos os colaboradores no monitoramento;
- analisar os dados (use a fórmula que apresentamos no início deste artigo).
Para facilitar ainda mais o acompanhamento do OTIF das suas entregas, adote uma boa plataforma de gestão para sua transportadora. Um bom exemplo é o sistema da Emite Aí, que centraliza as gestões operacional, financeira e de documentos em um só lugar.
Com a ferramenta, você não perde de vista nenhuma etapa do fluxo de transporte e, assim, garante a eficiência das suas ações. Solicite uma demonstração gratuita e entenda como a Emite Aí funciona!