Saber o que é CIPP é essencial para motoristas de empresas de transporte rodoviário que lidam com produtos perigosos.
Chamado de Certificado de Inspeção para o Transporte de Produtos Perigosos, o CIPP é um documento cujo objetivo é garantir a segurança do transporte de substâncias que podem apresentar riscos à saúde humana e ao meio ambiente.
Sua obrigatoriedade foi definida pela Resolução ANTT 5.998, atualizada em junho de 2023.
Vamos explorar mais sobre o que é CIPP? E o CIV também, já que ambos são complementares?
O que é CIPP e CIV?
CIPP e CIV são dois certificados necessários que asseguram a integridade do transporte de mercadorias perigosas no Brasil. Enquanto o CIPP valida que o equipamento usado para o transporte está em boas condições e atende às normas de segurança, o CIV faz a mesma coisa, mas em relação ao veículo.
O CIPP analisa apenas as condições do equipamento, garantindo que está cumprindo a legislação para transporte de produtos perigosos. Essa fiscalização envolve a parte estrutural que acondiciona os produtos, como tanques, containers ou carroceria, sejam eles por reboque, semirreboque ou caminhão.
Assim, verifica-se aspectos como vazamentos no corpo do tanque, presença de trincas, bocas de saída e de visita, condições de válvulas, estrutura em geral, entre outros.
Já o CIV (Certificado de Inspeção Veicular) atesta somente a conformidade dos veículos. Ele é emitido após uma averiguação regular de toda a parte mecânica do transporte.
Esse certificado avalia o estado de diversos itens, como sistemas de freio e de suspensão, pneus, para-choque, tanque de combustível, sinalização, etc.
Leia também: Manutenção preventiva em caminhões: checklist completo!
Ambos os certificados são considerados de extrema importância, então são sujeitos a uma fiscalização rigorosa. Devem ser seguidos à risca não apenas a fim de cumprir as exigências legais para o transporte de produtos perigosos, evitando multas e a apreensão do veículo; mas também para garantir uma frota de veículos viáveis.
Afinal, dessa forma, a empresa demonstra compromisso com a responsabilidade e transmite mais confiança aos clientes.
Agora, mesmo entendendo o que é CIPP e CIV, falta saber em quais casos sua emissão é obrigatória, não é? Vamos lá!
Como saber se preciso emitir o CIPP e CIV?
CIPP e CIV são certificados obrigatórios apenas para o transporte de cargas a granel. Ou seja, quando o produto perigoso é transportado sem qualquer recipiente ou embalagem, sendo armazenado dentro do próprio tanque, vaso, caçamba, carroceria ou contêiner.
São exemplos:
- produtos químicos inflamáveis como gasolina, diesel e álcool etílico;
- gases inflamáveis e tóxicos, como gás natural liquefeito (GNL) e amônia;
- materiais tóxicos e corrosivos, como ácido sulfúrico e soda cáustica;
- radioativos como urânio enriquecido e materiais de reator nuclear;
- materiais biológicos perigosos, como culturas de microorganismos patogênicos;
- resíduos perigosos como químicos industriais e hospitalares;
- e muitos outros.
Assim, em situações em que a mercadoria perigosa seja fracionada, acondicionada e transportada em embalagens (como em tambores, bombonas, IBCs, etc.) esses documentos não são necessários.
Para acabar com suas dúvidas, considere a tabela de produtos perigosos:
Classificação | Tipo de Risco |
Classe 1 | Explosivos |
Classe 2 | 2.1. Gases Inflamáveis2.2. Gases Não-Inflamáveis2.3. Gases Tóxicos |
Classe 3 | Líquidos inflamáveis |
Classe 4 | 4.1. Sólidos Inflamáveis4.2. Sujeitas à combustão espontânea 4.3. Em contato com a água emitem gases inflamáveis |
Classe 5 | 5.1. Substâncias Oxidantes5.2. Peróxidos Orgânicos |
Classe 6 | 6.1. Substâncias Tóxicas6.2. Substâncias Infectantes |
Classe 7 | Material radioativo |
Classe 8 | Substâncias corrosivas |
Classe 9 | Substâncias e Artigos perigosos diversos |
Dentro dessa classificação, apenas cargas definidas como Classe 1 não podem ser transportadas a granel, devido à sua natureza instável e alto risco de detonação.
Por outro lado, nem todas as substâncias que se encaixam nas outras classes são necessariamente consideradas a granel. Então, antes de estruturar qualquer frota, é essencial fazer uma pesquisa específica de acordo com a mercadoria que será transportada, a fim de garantir a conformidade com a legislação e a segurança na estrada.
Inclusive, recomendamos o nosso Guia de Transportadoras para você ir do zero ao sucesso, aprendendo o passo a passo de como montar e administrar uma transportadora!
Então, se a sua empresa é uma das que precisa desses documentos, você deve estar querendo saber quem emite o CIPP!
Quem emite o CIPP?
O documento CIPP deve ser emitido diretamente por algum dos Organismos de Inspeção Acreditados (OIA) pelo Inmetro. Entre em contato com o OIA da sua preferência e solicite uma inspeção para o equipamento de transporte. A empresa fornecerá as orientações sobre o processo, incluindo os documentos exigidos.
Em geral, os documentos requeridos são:
- CNPJ da empresa
- Certificado de Registro de Veículo (CRV)
- Licenciamento do veículo
- Laudo de Vistoria de Segurança Veicular (LSV)
- Manual do fabricante do equipamento
- Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do responsável pela inspeção.
Além desses, o OIA pode solicitar outros documentos conforme necessário para a completa avaliação do equipamento.
É possível conferir a lista de OIA reconhecidos no próprio site do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), clicar no item Organismo de Inspeção Segurança Veicular e depois em Produtos Perigosos.
Os custos da inspeção e do CIPP variam de acordo com o OIA escolhido e o tipo de equipamento, mas o prazo para emissão é de, em média, 10 dias úteis.
Por fim, a validade do certificado geralmente é de 1 ano, mas também depende de qual o equipamento.
Saiba mais: Documentos de transporte de carga obrigatórios: LISTA
Mas cuidado para não confundir o que é CIPP com CTTPP, viu?
Qual a diferença entre CIPP e CTTPP?
Enquanto o CIPP refere-se à inspeção do equipamento utilizado no transporte de produtos perigosos, o CTTPP é um certificado que atesta que os profissionais envolvidos receberam o treinamento adequado para realizar as operações com proteção. Ele é emitido após a conclusão de um curso de treinamento reconhecido pelas autoridades reguladoras.
Ou seja, o CTTPP serve para garantir que os trabalhadores tenham conhecimento sobre riscos, precauções e procedimentos de emergência relacionados à transportação.
Ambas as certificações podem ser obrigatórias, dependendo do tipo de carga e da modalidade de transporte.
Agora que você já está sabendo de tudo sobre o que é CIPP e outros certificados importantes, o que acha de começar a emitir seus documentos com mais eficiência?
Nós podemos ajudar com isso! Com a Emiteaí, você gera e autoriza de forma automatizada e ágil os documentos necessários para suas viagens de transporte de cargas. Solicite uma demonstração!