A burocracia na logística, especialmente a morosidade na emissão de documentos necessários para o transporte de cargas, gera impactos significativos na eficiência operacional.
Situações como longas esperas no pátio, atrasos, emissões demoradas de documentos e a falta de integração entre sistemas resultam em um tempo de inatividade dos veículos, aumento de custos e, por consequência, reduzem a satisfação do cliente.
Neste artigo, abordamos as questões mais burocráticas do transporte de cargas e mostramos como a implementação de soluções tecnológicas ajuda a mitigá-las, ao melhorar a eficiência e a agilidade nas operações.
Vamos para a leitura!
Quais são os documentos básicos necessários para o transporte de carga?
Os documentos básicos exigidos para o transporte de carga são:
- Nota Fiscal Eletrônica (NF-e);
- Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e);
- Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e);
- Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV);
- Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Cargas (RCTR-C);
- Código Identificador de Operação de Transporte (CIOT).
Entenda melhor a função de cada um.
Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)
A Nota Fiscal Eletrônica é um documento fiscal digital que serve para comprovar a origem e o valor das mercadorias enviadas. É essencial para o pagamento de impostos, e a distribuição de produtos sem essa nota configura crime de sonegação fiscal.
Junto à NF-e, a empresa deve transmitir o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE), versão mais simples da NF-e, que deve ser impressa e acompanhar a carga durante o transporte.
Quando o pedido chega ao destino, o destinatário deve assinar o canhoto do DANFE e comprovar que a entrega aconteceu corretamente.
Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e)
CT-e é um documento digital que documenta as prestações de serviço de transporte de cargas entre municípios ou estados do Brasil.
Desde o Ajuste SINIEF 09/07, substitui antigos documentos fiscais em papel, como os conhecimentos de transporte rodoviário, aquaviário, ferroviário e aéreo.
>>> Leia também: O que acontece se não emitir CT-e? Conheça os riscos!
Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e)
O Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais é um documento fiscal digital que reúne informações de várias Notas Fiscais Eletrônicas e Conhecimentos de Transporte Eletrônicos para facilitar a fiscalização e o controle das cargas durante o transporte.
O MDF-e autoriza a circulação da carga no território nacional, pois informa remetente, destinatário, tipo de carga e rota.
Assim como a NF-e, tem uma versão que deve ser impressa e levada durante o trajeto,chamada de Documento Auxiliar do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais, ou DAMFE.
Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV)
O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) confirma que o veículo empregado no transporte da mercadoria do remetente ao destinatário está legalizado para circulação.
A falta do certificado ou de atualização do mesmo pode acarretar em multas, acúmulo de pontos na carteira de habilitação e na apreensão do veículo ou da carga transportada.
Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Cargas (RCTR-C)
O RCTR-C é um seguro obrigatório para proteger o transportador e o proprietário da carga contra danos e prejuízos durante viagens rodoviárias.
A emissão ocorre antes do início do transporte da carga, e é necessário apresentar o documento à fiscalização quando solicitado.
Código Identificador de Operação de Transporte (CIOT)
O CIOT identifica a operação de transporte de cargas e rastreia todas as etapas do transporte, o que garante transparência e segurança nas transações comerciais. Foi criado em 2011 com o objetivo de combater a clandestinidade no setor
Dica: se você quer entender mais sobre como emitir documentos, recomendamos o nosso Guia de Transportadoras, um e-book gratuito com o passo a passo para montar e administrar uma transportadora de sucesso.
Agora que você já sabe quais são os documentos básicos necessários para o transporte de carga, lembre-se de que existem outros mais específicos, e que podem ser obrigatórios de acordo com o tipo de carga transportada, como produtos perigosos.
O cuidado necessário para lidar com tanta burocracia na logística faz com que este seja um processo cansativo, suscetível a erros e que exija muita atenção. A demora na emissão da documentação ainda pode gerar impactos na agilidade da cadeia logística.
Qual o resultado da morosidade na burocracia logística?
O efeito da morosidade na emissão dos documentos necessários para o transporte de cargas é negativo e impacta várias frentes. Veja algumas a seguir.
- Atrasos nas entregas: você pode perder clientes se houver atrasos na entrega de produtos. Eles podem buscar fornecedores mais ágeis, o que causa uma perda de competitividade para a empresa.
- Ineficiência: tarefas manuais repetitivas de coleta, análise e digitação de dados gastam tempo e recursos humanos, o que desvia o foco de atividades estratégicas.
- custos extras: a necessidade de mão de obra adicional para lidar com a burocracia aumenta os custos operacionais da transportadora.
- veículos parados: caminhões ociosos em pátios aguardando liberação geram custos com horas extras, depreciação do veículo e consumo de combustível, além de comprometer o cumprimento de prazos e a produtividade da frota.
A boa notícia é que você pode reduzir os veículos parados no pátio com a ajuda da tecnologia, assim como evitar atrasos, custos extras, e ainda melhorar a eficiência operacional.
Sim, todos esses problemas de burocracia na logística desaparecem (ou diminuem consideravelmente) com a ajuda de ferramentas inovadoras!
Leia a seguir para entender como a tecnologia pode ajudar.
Como a tecnologia pode ajudar com a burocracia na logística?
A tecnologia facilita a gestão e a emissão dos documentos citados, ao reduzir o tempo de processamento e minimizar a burocracia.
Sistemas de Gestão de Transporte (TMS), por exemplo, preenchem automaticamente os documentos com base em dados já cadastrados, o que evita erros e agiliza o tempo de processamento.
O TMS ainda é ótimo para resolver outros problemas, como reduzir os veículos parados no pátio.
Com a ajuda da tecnologia, você faz a gestão de entregas e fretes com funções de monitoramento, que permitem acompanhar o status de cada veículo, identificar atrasos e tomar medidas corretivas rapidamente.
Além disso, com a burocracia logística resolvida de forma mais ágil, o fluxo de trabalho geral se torna mais eficiente.
Então, se você quer unificar seus processos e ter soluções 100% automatizadas, pode contar com a Emiteaí!
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