Burocracia na logística: como a tecnologia ajuda a agilizar

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Sumário

A burocracia na logística, especialmente a morosidade na emissão de documentos necessários para o transporte de cargas, gera impactos significativos na eficiência operacional.

Situações como longas esperas no pátio, atrasos, emissões demoradas de documentos e a falta de integração entre sistemas resultam em um tempo de inatividade dos veículos, aumento de custos e, por consequência, reduzem a satisfação do cliente.

Neste artigo, abordamos as questões mais burocráticas do transporte de cargas e mostramos como a implementação de soluções tecnológicas ajuda a mitigá-las, ao melhorar a eficiência e a agilidade nas operações.

Vamos para a leitura!

Quais são os documentos básicos necessários para o transporte de carga?

Os documentos básicos exigidos para o transporte de carga são:

Entenda melhor a função de cada um.

Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

A Nota Fiscal Eletrônica é um documento fiscal digital que serve para comprovar a origem e o valor das mercadorias enviadas. É essencial para o pagamento de impostos, e a distribuição de produtos sem essa nota configura crime de sonegação fiscal.

Junto à NF-e, a empresa deve transmitir o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE), versão mais simples da NF-e, que deve ser impressa e acompanhar a carga durante o transporte.

Quando o pedido chega ao destino, o destinatário deve assinar o canhoto do DANFE e comprovar que a entrega aconteceu corretamente.

Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e)

CT-e é um documento digital que documenta as prestações de serviço de transporte de cargas entre municípios ou estados do Brasil.

Desde o Ajuste SINIEF 09/07, substitui antigos documentos fiscais em papel, como os conhecimentos de transporte rodoviário, aquaviário, ferroviário e aéreo.

>>> Leia também: O que acontece se não emitir CT-e? Conheça os riscos!

Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e)

O Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais é um documento fiscal digital que reúne informações de várias Notas Fiscais Eletrônicas e Conhecimentos de Transporte Eletrônicos para facilitar a fiscalização e o controle das cargas durante o transporte.

O MDF-e autoriza a circulação da carga no território nacional, pois informa remetente, destinatário, tipo de carga e rota.

Assim como a NF-e, tem uma versão que deve ser impressa e levada durante o trajeto,chamada de Documento Auxiliar do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais, ou DAMFE.

Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV)

O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) confirma que o veículo empregado no transporte da mercadoria do remetente ao destinatário está legalizado para circulação.

A falta do certificado ou de atualização do mesmo pode acarretar em multas, acúmulo de pontos na carteira de habilitação e na apreensão do veículo ou da carga transportada.

Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Cargas (RCTR-C)

O RCTR-C é um seguro obrigatório para proteger o transportador e o proprietário da carga contra danos e prejuízos durante viagens rodoviárias.

A emissão ocorre antes do início do transporte da carga, e é necessário apresentar o documento à fiscalização quando solicitado.

Código Identificador de Operação de Transporte (CIOT)

O CIOT identifica a operação de transporte de cargas e rastreia todas as etapas do transporte, o que garante transparência e segurança nas transações comerciais. Foi criado em 2011 com o objetivo de combater a clandestinidade no setor

Dica: se você quer entender mais sobre como emitir documentos, recomendamos o nosso Guia de Transportadoras, um e-book gratuito com o passo a passo para montar e administrar uma transportadora de sucesso.

Agora que você já sabe quais são os documentos básicos necessários para o transporte de carga, lembre-se de que existem outros mais específicos, e que podem ser obrigatórios de acordo com o tipo de carga transportada, como produtos perigosos.

O cuidado necessário para lidar com tanta burocracia na logística faz com que este seja um processo cansativo, suscetível a erros e que exija muita atenção. A demora na emissão da documentação ainda pode gerar impactos na agilidade da cadeia logística.

Qual o resultado da morosidade na burocracia logística?

O efeito da morosidade na emissão dos documentos necessários para o transporte de cargas é negativo e impacta várias frentes. Veja algumas a seguir.

  • Atrasos nas entregas: você pode perder clientes se houver atrasos na entrega de produtos. Eles podem buscar fornecedores mais ágeis, o que causa uma perda de competitividade para a empresa.
  • Ineficiência: tarefas manuais repetitivas de coleta, análise e digitação de dados gastam tempo e recursos humanos, o que desvia o foco de atividades estratégicas.
  • custos extras: a necessidade de mão de obra adicional para lidar com a burocracia aumenta os custos operacionais da transportadora.
  • veículos parados: caminhões ociosos em pátios aguardando liberação geram custos com horas extras, depreciação do veículo e consumo de combustível, além de comprometer o cumprimento de prazos e a produtividade da frota.

A boa notícia é que você pode reduzir os veículos parados no pátio com a ajuda da tecnologia, assim como evitar atrasos, custos extras, e ainda melhorar a eficiência operacional.

Sim, todos esses problemas de burocracia na logística desaparecem (ou diminuem consideravelmente) com a ajuda de ferramentas inovadoras!

Leia a seguir para entender como a tecnologia pode ajudar.

Como a tecnologia pode ajudar com a burocracia na logística?

A tecnologia facilita a gestão e a emissão dos documentos citados, ao reduzir o tempo de processamento e minimizar a burocracia.

Sistemas de Gestão de Transporte (TMS), por exemplo, preenchem automaticamente os documentos com base em dados já cadastrados, o que evita erros e agiliza o tempo de processamento.

O TMS ainda é ótimo para resolver outros problemas, como reduzir os veículos parados no pátio. 

Com a ajuda da tecnologia, você faz a gestão de entregas e fretes com funções de monitoramento, que permitem acompanhar o status de cada veículo, identificar atrasos e tomar medidas corretivas rapidamente.

Além disso, com a burocracia logística resolvida de forma mais ágil, o fluxo de trabalho geral se torna mais eficiente.

Então, se você quer unificar seus processos e ter soluções 100% automatizadas, pode contar com a Emiteaí! 

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