Você sabia que a gigante do comércio chinês, a Shopee, tem seis centros de distribuição no Brasil? Essa expansão aconteceu para que ela pudesse atender de maneira mais eficiente à crescente demanda de seus mais de 2 milhões de vendedores brasileiros, sendo o objetivo da marca otimizar os processos desde a coleta até a entrega. Mas, afinal, o que são esses centros e qual a diferença entre centro logístico e centro de armazenagem?
Por que esses locais são importantes dentro de uma logística que envolve vendedor, embarcador, transportadora e cliente?
Essas são algumas das perguntas que respondemos ao longo deste artigo, que vai te ajudar a compreender melhor as possibilidades do mercado que vieram para facilitar o processo logístico, trazendo mais segurança e economia para todos os envolvidos.
O que é centro logístico?
O centro logístico é um espaço responsável por receber, armazenar e distribuir produtos que atendam às demandas dos clientes, sejam consumidores finais ou outras empresas. Geralmente, ao escolher um centro logístico ou centro de distribuição, é preciso considerar a sua localização geográfica para otimizar o fluxo de mercadorias.
Afinal, o CD conecta os fornecedores de produtos, as transportadoras e os clientes.
Isso significa que se ele estiver muito longe do local em que empresas e compradores estão, a cadeia de suprimentos levará mais tempo para ser cumprida. Isso porque o tempo de deslocamento do transportador, do fornecedor ao centro de distribuição e deste para o cliente será maior.
Em outras palavras, se o centro logístico estiver longe da empresa ou do fornecedor que detém o produto, e/ou do cliente, o processo de deslocamento será mais demorado. Como consequência direta, os gastos (como os relacionados com combustível, por exemplo) serão maiores.
Logo, para criar uma logística de entregas eficiente, aspectos, como a localização geográfica do centro logístico, precisam ser considerados.
Quais são as funções de um centro logístico?
Para entender o funcionamento de um centro logístico, a dica é observar a sua lista de atribuições:
- gerenciar o estoque de forma eficiente, afinal, geralmente, a mercadoria permanece algum tempo em suas instalações. Em alguns casos, esse trabalho inclui monitorar o movimento e a disponibilidade dos itens;
- receber e verificar as remessas recebidas dos fornecedores;
- armazenar, organizar e alocar os produtos;
- separar o produto a partir do pedido do cliente;
- coletar os itens do pedido (picking);
- embalar para o envio;
- fazer a integração com transporte para enviar os produtos a seus destinos, de maneira eficiente e estratégica.
Para que tudo isso aconteça, é comum que os centros logísticos, em conjunto com as transportadoras, roteirizem as rotas dos caminhões, considerando elementos, como:
- tempo total de deslocamento;
- estratégia de distribuição da carga com a capacidade dos veículos;
- tipo de carga;
- restrição de horário da rota;
- priorização de entregas;
- controle de jornada dos motoristas e mais.
Tudo isso amplia a estratégica com a qual o fluxo de logística acontece, sendo essa também parte da função de um centro logístico.
Leia também:
O que é centro de armazenagem?
Um centro de armazenagem é um local projetado para guardar ou estocar mercadorias, garantindo que os produtos tenham acesso a todas as condições ideais para manterem sua qualidade. Em suma, é onde as empresas podem armazenar seus estoques de forma organizada e segura.
Dessa forma, um centro de armazenagem pode ser um galpão ou armazém capaz de receber e arrumar as mercadorias de fornecedores e vendedores, que optam por fazer a estocagem de produtos fora de sua estrutura principal.
Em outras palavras, o centro de armazenagem funciona como um espaço para estocagem terceirizada.
Ao fazer isso, alguns benefícios são alcançados pelas empresas que contratam esse tipo de solução, que está entre as principais tendências de logística, entre eles redução de custo e flexibilidade para escalar seu crescimento.
Afinal, ao terceirizar essa atividade, a empresa evita investimentos em infraestrutura, equipamentos, manutenção, segurança e mão de obra especializada.
Além disso, têm flexibilidade para ampliar ou reduzir a necessidade de armazenamento, conforme as vendas e seu crescimento.
Quais são as funções de um centro de armazenagem?
Na lista de atividades exercidas por um centro de armazenagem, estão:
- estocagem de produtos em condições adequadas;
- segurança e controle para proteger os itens armazenados, como sistemas de vigilância, controle de acesso e prevenção de incêndios;
- controle de estoque, como inventários periódicos;
- movimentação interna das mercadorias por meio de equipamentos, como empilhadeiras e mais.
Leia também:
Qual a diferença entre centro logístico e centro de armazenagem?
A principal diferença entre um centro logístico e um centro de armazenagem está no fato de que o primeiro realiza uma série de atividades relacionadas à gestão do fluxo de produtos e informações da cadeia de suprimentos, enquanto o segundo tem como foco guardar os produtos.
Ou seja, o centro logístico acumula mais funções do que o centro de armazenagem que tem como objetivo principal acondicionar as mercadorias das empresas e fornecedores que não possuem espaço ou preferem terceirizar essa etapa do trabalho.
Entretanto, ambos desempenham papéis importantes no suporte às operações comerciais, seja de movimentação das mercadorias do embarcador e fornecedor para outras empresas ou na logística de entrega de organizações como as lojas virtuais aos compradores finais.
Em todas essas situações, os embarcadores e as transportadoras são agentes centrais do processo que envolve todas as movimentações de mercadorias, por múltiplos agentes da cadeia de suprimentos.
Para ter o controle total de todas as informações sobre o fluxo de trabalho, é essencial que você tenha, ao seu lado, recursos de tecnologia que automatizem tarefas e agilizem processos.
A Emiteaí é essa ferramenta, um sistema completo que oferece ampla integração da cadeia de suprimentos, incluindo recursos como:
- emissão de todos os documentos do transporte de cargas;
- captura automática XML (Sefaz);
- conciliador de todos os documentos a pagar;
- dashboard com a visão gerencial da base conciliada;
- upload de Imagem comprovantes;
- API aberta para integração com outros APPs;
- cadastro e padronização de despesas complementares;
- definição de alçadas e fluxos de aprovação;
- relatório de pagamentos dos fornecedores;
- parametrizador de regras para pagamento automático;
- lançamento automático de documentos; e muito mais.
Para entender mais detalhadamente como o uso da Emiteai pode escalar seus resultados logísticos, visite nosso site.