O que é supply chain na logística? Importância + principais funções 

o que é supply chain na logistica

Sumário

Entender o que é supply chain na logística permite que as transportadoras integrem os dois conceitos no seu dia a dia para um processo de distribuição de mercadorias ainda mais ágil e eficiente.

Porque, sim, logística e cadeia de suprimentos (a tradução literal de supply chain) não “andam” em caminhos separados. Na verdade, se entrelaçam no cotidiano das empresas de transporte, o que faz com que as pessoas, algumas vezes, se confundam com os termos.

Para entender melhor como essa colaboração funciona, continue a leitura. No artigo a seguir, você confere a definição de supply chain na logística (com um exemplo prático) e como os dois conceitos se juntam para otimizar as rotinas da sua transportadora!

O que é supply chain na logística?

Supply chain significa cadeia de suprimento, em português, e representa a jornada que os produtos seguem durante toda a sua vida, desde a coleta de matéria-prima para produção até a entrega ao consumidor final. Inclua neste meio, as atividades-chave da logística, como empacotamento, armazenamento e distribuição. 

Na realidade, o papel do supply chain na logística é garantir que todas as ações que compõem o setor funcionem de maneira integrada e fluida, para mais eficiência operacional.

Um dos exemplos de supply chain é o da fabricação de pão. Aqui, a cadeia de suprimentos começa na coleta da matéria-prima (o trigo), passa pela distribuição para os centros de processamento (transformar em farinha), entrega para os comércios e, em seguida, para as padarias, para, só depois, chegar às suas mãos. 

Ficou claro? Então, continue a leitura para descobrir qual a função básica do supply chain!

Mas antes, você talvez se interesse por este artigo: O que é first mile? Como funciona e importância na logística

Qual a função básica do supply chain?

Uma das principais funções do supply chain é estruturar um processo logístico ágil e eficiente para garantir a rápida distribuição dos produtos. Ademais, a cadeia de suprimentos melhora o planejamento das transportadoras, facilita o gerenciamento de inventário e otimiza o transporte e envio de cargas. 

Todos esses pontos são possíveis porque o supply chain determina as etapas (quase como um passo a passo) que as mercadorias percorrem até chegar ao cliente. Além disso, identifica as responsabilidades e responsáveis e, assim, permite um acompanhamento integrado das entregas.

No mais, vale ressaltar que o supply chain é bastante vantajoso para as empresas, já que proporciona:

Qual é a diferença entre logística e supply chain?

A principal diferença é que a logística aborda os processos internos das empresas de transporte, enquanto o supply chain, os internos e externos. A logística envolve os procedimentos de armazenamento e transporte de cargas. Já a cadeia de suprimentos lida também com fornecedores, distribuidores e consumidores em uma abordagem mais abrangente.

Para ficar mais claro, o supply chain abrange a rede de produtores e fornecedores de mercadorias (de trigo para fazer o pão, por exemplo). A logística, por outro lado, compreende a coleta do material na loja e a entrega à padaria. 

Entendeu qual é a diferença entre logística e supply chain? Vale reforçar que, mesmo que conceitos distintos, os dois caminham juntos para otimizar o dia a dia das transportadoras.

Isso porque as empresas que integram a logística à cadeia de suprimentos processam seus pedidos com mais agilidade e, no geral, lidam melhor com os desafios do setor, já que se planejam de forma mais assertiva.

Para compreender a ligação entre estes dois assuntos, confira o tópico a seguir, no qual explicamos quais as missões da logística no supply chain!

Quais as 3 principais missões da logística no supply chain?

As três principais missões da logística no supply chain são:

  1. disponibilidade; 
  2. economia; 
  3. eficiência.

Veja mais detalhes a seguir!

1. Disponibilidade

Uma das respostas para a questão “quais as 3 principais missões da logística no supply chain?” é disponibilidade. Ou seja, o arranjo da transportadora garante o acesso constante dos clientes aos produtos (ou matérias-primas).

Neste caso, a empresa de transporte mantém uma organização rígida dos seus processos e recursos para impedir quaisquer problemas no deslocamento dos insumos, como atrasos ou perda de carga. 

2. Economia 

Outra missão vital da logística no supply chain é a economia. Na prática, significa que os empreendimentos se asseguram de que o transporte das cargas tenha o melhor custo-benefício para os seus clientes.

Para isso, pense em rotas mais estratégicas para reduzir os gastos com combustível e/ou tempo gasto nas entregas ao otimizar a distribuição de mercadorias para cada consumidor. 

3. Eficiência 

Por último, a logística tem a missão de garantir a eficiência operacional da cadeia de suprimentos, ou seja, fazer com que as mercadorias cheguem às mãos dos clientes com rapidez, segurança e sem erros (como entregas equivocadas ou com produtos em falta). 

Ressaltamos que, aqui, a organização também é um fator essencial, já que o controle e a otimização dos processos (documentos em dia e rotas pensadas com antecedência, por exemplo) afetam diretamente a efetividade das entregas.

Como otimizar a gestão do supply chain na logística?

Agora que você sabe o que é supply chain na logística e qual as missões desse setor, que tal entender como otimizar a gestão da sua cadeia de suprimentos para ainda mais eficiência operacional?

Para isso, confira as melhores práticas no Guia de Transportadoras da Emite Aí? No material, você encontra o passo a passo de como montar e administrar um empreendimento de sucesso, o que inclui:

  • estruturação de frota; 
  • planejamento da operação; 
  • documentação; 
  • contratação de colaboradores; 
  • monitoramento de entregas. 

Aproveite para baixar agora mesmo, é gratuito!

  1. Home
  2. »
  3. Gestão
  4. »
  5. O que é supply chain na logística? Importância + principais funções 
Compartilhe:

Leia também