Transportadoras digitais ou tradicionais? O futuro da logística

Transportadoras digitais ou tradicionais

Sumário

A logística é uma área fundamental da gestão empresarial. Mas, qual o futuro da logística? As transportadoras digitais ou tradicionais?

As transportadoras digitais mudaram completamente a forma de gerenciar o transporte de cargas 

Com a tecnologia, os processos do setor de logística tornaram-se mais eficientes e a rotina mais ágil. Afinal, qual é a diferença entre essas transportadoras digitais e as tradicionais? Quais as vantagens e os desafios desse método?

Neste artigo, você vai entender o que é transportadora digital e outros termos que envolvem esse tópico.

O que é transportadora digital?

Transportadora digital é uma empresa de logística que integra, estrategicamente, tecnologias avançadas em seus processos, assim como otimiza a gestão de frotas, fretes e a experiência do cliente.

Por exemplo, o contato com esse tipo de prestador de serviço realiza-se por meio de plataformas digitais, como um aplicativo. Dessa forma, definimos a precificação e permitimos que o cliente apresente algumas informações. Assim, ele recebe a proposta automaticamente em poucos minutos.

Para uma transportadora digital, inovações como Sistemas de Gerenciamento de Transporte (TMS), frota virtual e frete virtual são fundamentais.

Entenda melhor o que significa cada uma dessas coisas.

Sistemas de Gerenciamento de Transporte (TMS)

O termo TMS vem do inglês Transportation Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Transporte. Trata-se de uma plataforma projetada para ajudar empresas a planejar, executar e otimizar o transporte de mercadorias.

A centralização de informações nessa ferramenta garante mais visibilidade e controle sobre todo o processo de transporte, o que permite decisões mais estratégicas e assertivas.

Frota virtual

As transportadoras digitais contam com o conceito de frota virtual. Essa é uma  estratégia que permite o acesso à uma rede de motoristas autônomos em tempo real, ao mesmo tempo em que otimiza o uso de recursos e atende demandas com mais agilidade.

Frete virtual

O frete virtual (frete 2.0) é um conceito de gestão de fretes que acontece totalmente por meio da internet. Esse método permite que as empresas conectem, em tempo real, sua carga com transportadoras e veículos disponíveis, e, assim, ofereçam uma experiência mais ágil e eficiente.

Nessa modalidade, você elimina intermediários e burocracias tradicionais, o que otimiza o processo e gera benefícios para todas as partes envolvidas.

>>> Leia também: 5 mentiras sobre a burocracia nos transportes de cargas

Se você está aqui para aprender as melhores práticas para gerenciar uma transportadora lucrativa, recomendamos o nosso Guia de Transportadoras, um material completo e gratuito sobre como começar a estruturar e planejar a sua frota.

Para ficar mais clara a definição do termo, veja um comparativo entre transportadoras digitais e tradicionais.

Transportadoras digitais ou tradicionais: qual a diferença?

Transportadoras digitais e tradicionais são diferentes em diversos pontos. Confira os três principais:

  • transportadoras tradicionais usam processos manuais, rastreamento básico e mantêm frotas próprias. As digitais usam tecnologia avançada como TMS, rastreamento em tempo real e frotas virtuais;
  • as tradicionais são mais lentas e caras, enquanto as digitais automatizam processos, aumentam eficiência e reduzem custos;
  • as digitais melhoram a experiência do cliente com portais on-line e aplicativos, ao contrário da comunicação por telefone e e-mail das tradicionais.

Ao observar essas características, já dá para ter uma ideia de que, em comparação com as tradicionais, transportadoras digitais são as maiores aliadas da tecnologia, não é?

Então, conheça as vantagens dessa nova abordagem de gestão.

5 vantagens das transportadoras digitais

As transportadoras digitais oferecem muitos benefícios tanto à gestão, quanto para a experiência dos clientes. Confira os principais a seguir.

1. Melhor gestão de frotas

A gestão de frotas fica muito mais fácil com as transportadoras digitais. Com a tecnologia na logística, você pode obter:

  • visão geral da operação: ao monitorar a localização, o status e o desempenho de cada veículo da sua frota em tempo real, é possível centralizar as informações em um único local;
  • análise de dados avançada: ferramentas identificam oportunidades de otimização, como rotas mais eficientes, redução de consumo de combustíveis e comportamentos de direção inadequados;
  • mais flexibilidade nas frotas: com as frotas virtuais, é possível aumentar ou diminuir a quantidade de caminhões, de forma rápida e flexível, de acordo com a flutuação da demanda. Assim, atende-se às necessidades do negócio em qualquer momento.

2. Eficiência operacional

As operações das transportadoras digitais são mais eficientes devido à automação das tarefas manuais repetitivas, como roteamento, cotação e agendamento. Assim, a equipe direciona seu tempo para atividades mais estratégicas.

Além disso, os algoritmos das tecnologias otimizam rotas e distribuem cargas de maneira eficaz, o que garante que os caminhões estejam constantemente em movimento, sem períodos de ociosidade.

Por fim, a capacidade de monitorar, em tempo real, o status de cada entrega, desde a coleta até o destino final, proporciona uma visibilidade total da operação e simplifica o processo de tomada de decisões.

3. Redução de custos

A otimização de rotas e o acompanhamento em tempo real são estratégias úteis para a redução de custos. Com rotas bem calculadas, a transportadora gasta significativamente menos em combustíveis. Além disso, o rastreamento minimiza os riscos de multas por infrações e sinistros, o que economiza recursos.

Outros recursos também reduzem os desperdícios operacionais. As transportadoras digitais, por não dependerem de uma infraestrutura física extensa, conseguem ainda mais economia ao eliminar custos associados à manutenção e à operação de instalações e veículos próprios.

4. Melhor experiência ao cliente

A consequência de uma gestão de frotas mais eficiente são clientes mais satisfeitos.

A qualidade do atendimento começa desde o primeiro contato com a transportadora, já que a comunicação torna-se mais ágil por meio de portais e aplicativos. Dessa forma, a transportadora à frente da concorrência que ainda utiliza métodos tradicionais e demorados.

A tecnologia na logística oferece prazos de entrega mais precisos, pois o rastreio acompanha cada etapa da entrega, o que permite que o cliente se informe em tempo real sobre o status do seu pedido. Esse tipo de experiência gera mais confiança e  fidelização.

5. Sustentabilidade

Transportadoras digitais que se posicionam como sustentáveis, podem adotar a otimização de cargas para minimizar o impacto ambiental do transporte.

As rotas otimizadas consomem menos combustível, o que reduz a emissão de gases poluentes. Isso somado ao acompanhamento de consumo de combustíveis em tempo real, ajuda a identificar oportunidades para reduzir o impacto ambiental.

Quais os desafios das transportadoras digitais?

As transportadoras digitais oferecem várias vantagens por meio da tecnologia, ainda que enfrentem alguns desafios para remodelar o futuro do transporte de cargas.

A resistência à mudança é um obstáculo comum em qualquer transformação, e as transportadoras digitais não ficam de fora. Para superar esse desafio, as empresas investem em formação e desenvolvimento de habilidades de seus funcionários, a fim de garantir que eles estejam prontos para os avanços tecnológicos.

Além disso, as transportadoras digitais criam uma cultura de inovação e colaboração, com o objetivo de incentivar a contribuição de ideias e soluções.

Para fortalecer a confiança digital também é um desafio, é fundamental implementar medidas de segurança avançadas, como protocolos de autenticação e medidas de proteção contra ataques cibernéticos.

A cadeia logística tradicional é fragmentada, com diversos agentes e sistemas distintos que dificultam a integração com plataformas digitais. Portanto, é necessário buscar ferramentas que unam as soluções e centralizem todas em uma única plataforma.

Um sistema completo para o transporte de cargas, que serve como uma central de gestão, é o da Emiteaí. Na nossa plataforma, você unifica seus processos e automatiza atividades, o que gera mais agilidade e previsibilidade na operação.

Saiba mais sobre o nosso TMS e solicite a demonstração da plataforma que ajuda você a gerenciar todas as etapas da cadeia de transportes.

  1. Home
  2. »
  3. Gestão
  4. »
  5. Transportadoras digitais ou tradicionais? O futuro da logística
Compartilhe:

Leia também